Compreensões sobre Educação no Campo no âmbito da Educação Inclusiva e da Educação Matemática: o contexto de duas pesquisas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Thiago Donda
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rosa, Fernanda Malinosky Coelho da, Dias, Nilcéia Hellen Lacerda, Cassimiro, Fernando Helder
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim GEPEM (Online)
Texto Completo: https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/519
Resumo: O presente artigo visa trazer algumas compreensões a respeito da Educação no Campo no contexto da Educação Inclusiva e da Educação Matemática. Nessa perspectiva, o texto começa com uma introdução ao conceito de Educação Inclusiva com um olhar para as singularidades e um desprendimento às categorizações, além de fazer uma relação entre a inclusão, em seu sentido mais amplo, e a Educação no Campo. Em um segundo momento, apresenta-se ideias centrais sobre Educação no Campo e apresentamos duas pesquisas que estão sendo realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Como considerações, há um convite à reflexão com a apresentação de excertos de narrativas, aproximações e intersecções entre a Educação Inclusiva e a Educação Matemática.
id UFRRJ-5_c974019f34de6c67644e8b67ce0f2b9b
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/519
network_acronym_str UFRRJ-5
network_name_str Boletim GEPEM (Online)
repository_id_str
spelling Compreensões sobre Educação no Campo no âmbito da Educação Inclusiva e da Educação Matemática: o contexto de duas pesquisasO presente artigo visa trazer algumas compreensões a respeito da Educação no Campo no contexto da Educação Inclusiva e da Educação Matemática. Nessa perspectiva, o texto começa com uma introdução ao conceito de Educação Inclusiva com um olhar para as singularidades e um desprendimento às categorizações, além de fazer uma relação entre a inclusão, em seu sentido mais amplo, e a Educação no Campo. Em um segundo momento, apresenta-se ideias centrais sobre Educação no Campo e apresentamos duas pesquisas que estão sendo realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Como considerações, há um convite à reflexão com a apresentação de excertos de narrativas, aproximações e intersecções entre a Educação Inclusiva e a Educação Matemática.Gepem/EDUR2020-06-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/519Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 170-1832176-29880104-9739reponame:Boletim GEPEM (Online)instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)instacron:UFRRJporhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/519/890Copyright (c) 2020 Boletim Gepeminfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Thiago DondaRosa, Fernanda Malinosky Coelho daDias, Nilcéia Hellen LacerdaCassimiro, Fernando Helder2020-09-17T03:33:26Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/519Revistahttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/PUBhttps://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/oaimbairral@ufrrj.com2176-29880104-9739opendoar:2020-09-17T03:33:26Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)false
dc.title.none.fl_str_mv Compreensões sobre Educação no Campo no âmbito da Educação Inclusiva e da Educação Matemática: o contexto de duas pesquisas
title Compreensões sobre Educação no Campo no âmbito da Educação Inclusiva e da Educação Matemática: o contexto de duas pesquisas
spellingShingle Compreensões sobre Educação no Campo no âmbito da Educação Inclusiva e da Educação Matemática: o contexto de duas pesquisas
Rodrigues, Thiago Donda
title_short Compreensões sobre Educação no Campo no âmbito da Educação Inclusiva e da Educação Matemática: o contexto de duas pesquisas
title_full Compreensões sobre Educação no Campo no âmbito da Educação Inclusiva e da Educação Matemática: o contexto de duas pesquisas
title_fullStr Compreensões sobre Educação no Campo no âmbito da Educação Inclusiva e da Educação Matemática: o contexto de duas pesquisas
title_full_unstemmed Compreensões sobre Educação no Campo no âmbito da Educação Inclusiva e da Educação Matemática: o contexto de duas pesquisas
title_sort Compreensões sobre Educação no Campo no âmbito da Educação Inclusiva e da Educação Matemática: o contexto de duas pesquisas
author Rodrigues, Thiago Donda
author_facet Rodrigues, Thiago Donda
Rosa, Fernanda Malinosky Coelho da
Dias, Nilcéia Hellen Lacerda
Cassimiro, Fernando Helder
author_role author
author2 Rosa, Fernanda Malinosky Coelho da
Dias, Nilcéia Hellen Lacerda
Cassimiro, Fernando Helder
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Thiago Donda
Rosa, Fernanda Malinosky Coelho da
Dias, Nilcéia Hellen Lacerda
Cassimiro, Fernando Helder
description O presente artigo visa trazer algumas compreensões a respeito da Educação no Campo no contexto da Educação Inclusiva e da Educação Matemática. Nessa perspectiva, o texto começa com uma introdução ao conceito de Educação Inclusiva com um olhar para as singularidades e um desprendimento às categorizações, além de fazer uma relação entre a inclusão, em seu sentido mais amplo, e a Educação no Campo. Em um segundo momento, apresenta-se ideias centrais sobre Educação no Campo e apresentamos duas pesquisas que estão sendo realizadas no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Como considerações, há um convite à reflexão com a apresentação de excertos de narrativas, aproximações e intersecções entre a Educação Inclusiva e a Educação Matemática.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/519
url https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://costalima.ufrrj.br/index.php/gepem/article/view/519/890
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Gepem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Boletim Gepem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
publisher.none.fl_str_mv Gepem/EDUR
dc.source.none.fl_str_mv Boletim GEPEM; n. 76 (2020): Boletim Gepem 76 - Inclusão e Educação Matemática; 170-183
2176-2988
0104-9739
reponame:Boletim GEPEM (Online)
instname:Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron:UFRRJ
instname_str Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
instacron_str UFRRJ
institution UFRRJ
reponame_str Boletim GEPEM (Online)
collection Boletim GEPEM (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim GEPEM (Online) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)
repository.mail.fl_str_mv mbairral@ufrrj.com
_version_ 1803387600184016896