LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2580 |
Resumo: | Este artigo procura discutir algumas questões referentes ao trabalho com textos literários na escola. Com base em Kleiman (2003), Colomer (2007), Chartier (2008), Santos (2010), dentre outros autores, tratamos das estratégias sociocognitivas acionadas na leitura e das dificuldades para motivar os alunos a ler. Além disso, sugerimos atividades para o livro A invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick, geralmente indicado para as séries finais do ensino fundamental. Pretendemos mostrar como a associação da leitura do livro à análise de materiais multimodais (como booktraillers, vídeos, filme etc) colabora para a formação do leitor crítico. |
id |
UFS-10_15cdd6175ee003ca7c065b6d2479a6f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2580 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLAEste artigo procura discutir algumas questões referentes ao trabalho com textos literários na escola. Com base em Kleiman (2003), Colomer (2007), Chartier (2008), Santos (2010), dentre outros autores, tratamos das estratégias sociocognitivas acionadas na leitura e das dificuldades para motivar os alunos a ler. Além disso, sugerimos atividades para o livro A invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick, geralmente indicado para as séries finais do ensino fundamental. Pretendemos mostrar como a associação da leitura do livro à análise de materiais multimodais (como booktraillers, vídeos, filme etc) colabora para a formação do leitor crítico.Carlos Magno Santos2014-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2580Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de LiteraturaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de LiteraturaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de Literatura1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2580/2205dos Santos, Leonor Werneckinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:14Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2580Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:14Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA |
title |
LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA |
spellingShingle |
LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA dos Santos, Leonor Werneck |
title_short |
LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA |
title_full |
LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA |
title_fullStr |
LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA |
title_full_unstemmed |
LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA |
title_sort |
LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA |
author |
dos Santos, Leonor Werneck |
author_facet |
dos Santos, Leonor Werneck |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Leonor Werneck |
description |
Este artigo procura discutir algumas questões referentes ao trabalho com textos literários na escola. Com base em Kleiman (2003), Colomer (2007), Chartier (2008), Santos (2010), dentre outros autores, tratamos das estratégias sociocognitivas acionadas na leitura e das dificuldades para motivar os alunos a ler. Além disso, sugerimos atividades para o livro A invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick, geralmente indicado para as séries finais do ensino fundamental. Pretendemos mostrar como a associação da leitura do livro à análise de materiais multimodais (como booktraillers, vídeos, filme etc) colabora para a formação do leitor crítico. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2580 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2580 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2580/2205 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de Literatura Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de Literatura Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de Literatura 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052876320669696 |