LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Leonor Werneck
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2580
Resumo: Este artigo procura discutir algumas questões referentes ao trabalho com textos literários na escola. Com base em Kleiman (2003), Colomer (2007), Chartier (2008), Santos (2010), dentre outros autores, tratamos das estratégias sociocognitivas acionadas na leitura e das dificuldades para motivar os alunos a ler. Além disso, sugerimos atividades para o livro A invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick, geralmente indicado para as séries finais do ensino fundamental. Pretendemos mostrar como a associação da leitura do livro à análise de materiais multimodais (como booktraillers, vídeos, filme etc) colabora para a formação do leitor crítico.
id UFS-10_15cdd6175ee003ca7c065b6d2479a6f6
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2580
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLAEste artigo procura discutir algumas questões referentes ao trabalho com textos literários na escola. Com base em Kleiman (2003), Colomer (2007), Chartier (2008), Santos (2010), dentre outros autores, tratamos das estratégias sociocognitivas acionadas na leitura e das dificuldades para motivar os alunos a ler. Além disso, sugerimos atividades para o livro A invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick, geralmente indicado para as séries finais do ensino fundamental. Pretendemos mostrar como a associação da leitura do livro à análise de materiais multimodais (como booktraillers, vídeos, filme etc) colabora para a formação do leitor crítico.Carlos Magno Santos2014-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2580Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de LiteraturaInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de LiteraturaInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de Literatura1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2580/2205dos Santos, Leonor Werneckinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-03-11T02:55:14Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2580Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2017-03-11T02:55:14Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA
title LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA
spellingShingle LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA
dos Santos, Leonor Werneck
title_short LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA
title_full LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA
title_fullStr LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA
title_full_unstemmed LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA
title_sort LEITURA LITERÁRIA NA ESCOLA
author dos Santos, Leonor Werneck
author_facet dos Santos, Leonor Werneck
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Leonor Werneck
description Este artigo procura discutir algumas questões referentes ao trabalho com textos literários na escola. Com base em Kleiman (2003), Colomer (2007), Chartier (2008), Santos (2010), dentre outros autores, tratamos das estratégias sociocognitivas acionadas na leitura e das dificuldades para motivar os alunos a ler. Além disso, sugerimos atividades para o livro A invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick, geralmente indicado para as séries finais do ensino fundamental. Pretendemos mostrar como a associação da leitura do livro à análise de materiais multimodais (como booktraillers, vídeos, filme etc) colabora para a formação do leitor crítico.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2580
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/2580/2205
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de Literatura
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de Literatura
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 21: Ano IX - jul-dez de 2014 | DOSSIÊ: Ensino de Literatura
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052876320669696