A LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Digital Unicesumar |
Texto Completo: | http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6288 |
Resumo: | É sabido que o ato de ler está diretamente relacionado ao desenvolvimento da consciência do ser humano como cidadão participante de uma sociedade, e que o influencia na maneira de pensar e agir. O ser humano, ao fazer uso constante da leitura, passa, com o tempo de prática, a desenvolver em si virtudes e aptidões anteriormente “apagadas”, ou não existentes. Isto se dá pelo fato de que, ao adotar a leitura como atividade de prática constante em sua vida, o ser humano passa a melhor conhecer-se e a compreender-se, assim como a compreender o mundo e o que realmente quer significar esse ato de ler. A leitura do texto literário justifica sua importância no contexto escolar por proporcionar ao sujeito-leitor esse desenvolvimento crítico referenciado acima. A pesquisa “A leitura literária no espaço escolar” apresenta como hipótese o trabalho com Círculos de Leitura para propiciar a reconstrução do olhar do aluno sobre o texto literário devido a sistematização de leituras do gênero. O objetivo geral da pesquisa é despertar a sensibilidade crítica do aluno de Ensino Médio para a multiplicidade de sentidos do texto literário, focando diferentes formas de leitura e posteriormente a produção de um memorial pelos alunos envolvidos no projeto, pois a leitura só fará sentido a partir das experiências de vida, conscientes e inconscientes, atribuindo ao lido marcas da memória, intelectual e emocional. Assim, a presente pesquisa se justifica pela necessidade de ampliar o espaço da leitura do texto literário no contexto escolar, porque as obras literárias, sendo arte, constituem-se como ferramentas para a formação ética e social ao proporcionar ao sujeito-leitor a possibilidade de reavaliar visões de mundo. |
id |
UNICESU-1_6bc92ac1ae619c9dd17c5c06c646ca02 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6288 |
network_acronym_str |
UNICESU-1 |
network_name_str |
Repositório Digital Unicesumar |
repository_id_str |
|
spelling |
A LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAREscolaLeituraLiteraturaÉ sabido que o ato de ler está diretamente relacionado ao desenvolvimento da consciência do ser humano como cidadão participante de uma sociedade, e que o influencia na maneira de pensar e agir. O ser humano, ao fazer uso constante da leitura, passa, com o tempo de prática, a desenvolver em si virtudes e aptidões anteriormente “apagadas”, ou não existentes. Isto se dá pelo fato de que, ao adotar a leitura como atividade de prática constante em sua vida, o ser humano passa a melhor conhecer-se e a compreender-se, assim como a compreender o mundo e o que realmente quer significar esse ato de ler. A leitura do texto literário justifica sua importância no contexto escolar por proporcionar ao sujeito-leitor esse desenvolvimento crítico referenciado acima. A pesquisa “A leitura literária no espaço escolar” apresenta como hipótese o trabalho com Círculos de Leitura para propiciar a reconstrução do olhar do aluno sobre o texto literário devido a sistematização de leituras do gênero. O objetivo geral da pesquisa é despertar a sensibilidade crítica do aluno de Ensino Médio para a multiplicidade de sentidos do texto literário, focando diferentes formas de leitura e posteriormente a produção de um memorial pelos alunos envolvidos no projeto, pois a leitura só fará sentido a partir das experiências de vida, conscientes e inconscientes, atribuindo ao lido marcas da memória, intelectual e emocional. Assim, a presente pesquisa se justifica pela necessidade de ampliar o espaço da leitura do texto literário no contexto escolar, porque as obras literárias, sendo arte, constituem-se como ferramentas para a formação ética e social ao proporcionar ao sujeito-leitor a possibilidade de reavaliar visões de mundo.UNIVERSIDADE CESUMARBrasilUNICESUMAR2020-10-06T20:20:26Z2020-10-06T20:20:26Z2009-10-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf9788561091057http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6288porPUCCINI, Ítaloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital Unicesumarinstname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)instacron:UniCesumar2020-10-07T06:02:05Zoai:rdu.unicesumar.edu.br:123456789/6288Repositório InstitucionalPRIhttp://rdu.unicesumar.edu.br/oai/requestopendoar:2020-10-07T06:02:05Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR |
title |
A LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR |
spellingShingle |
A LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR PUCCINI, Ítalo Escola Leitura Literatura |
title_short |
A LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR |
title_full |
A LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR |
title_fullStr |
A LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR |
title_full_unstemmed |
A LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR |
title_sort |
A LEITURA LITERÁRIA NO ESPAÇO ESCOLAR |
author |
PUCCINI, Ítalo |
author_facet |
PUCCINI, Ítalo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PUCCINI, Ítalo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Leitura Literatura |
topic |
Escola Leitura Literatura |
description |
É sabido que o ato de ler está diretamente relacionado ao desenvolvimento da consciência do ser humano como cidadão participante de uma sociedade, e que o influencia na maneira de pensar e agir. O ser humano, ao fazer uso constante da leitura, passa, com o tempo de prática, a desenvolver em si virtudes e aptidões anteriormente “apagadas”, ou não existentes. Isto se dá pelo fato de que, ao adotar a leitura como atividade de prática constante em sua vida, o ser humano passa a melhor conhecer-se e a compreender-se, assim como a compreender o mundo e o que realmente quer significar esse ato de ler. A leitura do texto literário justifica sua importância no contexto escolar por proporcionar ao sujeito-leitor esse desenvolvimento crítico referenciado acima. A pesquisa “A leitura literária no espaço escolar” apresenta como hipótese o trabalho com Círculos de Leitura para propiciar a reconstrução do olhar do aluno sobre o texto literário devido a sistematização de leituras do gênero. O objetivo geral da pesquisa é despertar a sensibilidade crítica do aluno de Ensino Médio para a multiplicidade de sentidos do texto literário, focando diferentes formas de leitura e posteriormente a produção de um memorial pelos alunos envolvidos no projeto, pois a leitura só fará sentido a partir das experiências de vida, conscientes e inconscientes, atribuindo ao lido marcas da memória, intelectual e emocional. Assim, a presente pesquisa se justifica pela necessidade de ampliar o espaço da leitura do texto literário no contexto escolar, porque as obras literárias, sendo arte, constituem-se como ferramentas para a formação ética e social ao proporcionar ao sujeito-leitor a possibilidade de reavaliar visões de mundo. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-27 2020-10-06T20:20:26Z 2020-10-06T20:20:26Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
9788561091057 http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6288 |
identifier_str_mv |
9788561091057 |
url |
http://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/6288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
publisher.none.fl_str_mv |
UNIVERSIDADE CESUMAR Brasil UNICESUMAR |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital Unicesumar instname:Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) instacron:UniCesumar |
instname_str |
Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
instacron_str |
UniCesumar |
institution |
UniCesumar |
reponame_str |
Repositório Digital Unicesumar |
collection |
Repositório Digital Unicesumar |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital Unicesumar - Centro Universitário de Maringá (UNICESUMAR) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1813098704251387904 |