PERSPECTIVA INTERACIONISTA DA LEITURA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA E COMO SEGUNDA LÍNGUA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Laura Camila Braz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1336
Resumo: O presente artigo apresenta resultados de um estudo qualitativo sobre a Perspectiva Interacionista da Leitura (KLEIMAN, 2008) no processo de ensino de língua portuguesa. Esse estudo é uma das etapas de execução do projeto de pesquisa chamado Aprimoramento do Processo de Ensino de Português como Língua Materna (PLM) e como Segunda Língua(PL2), desenvolvido na Universidade Federal de Sergipe. Baseando-se na análise de gêneros discursivos apresentados por Bakhtin (2010) e no estudo sobre a leitura como uma atividade de construção do sentido com a interação autor-texto-leitor (KOCH; ELIAS, 2007), pretende-se analisar o processo de formação de professores de língua portuguesa como língua materna (PLM) e como segunda língua (PL2). Nesse estudo, são analisadas as atividades de leitura e de escrita e a construção textual-interativa, elaboradas pelo grupo de pesquisa composto por alunos da graduação para serem usadas no ensino de português. Essas tarefas têm como objetivo apresentar características da leitura, como interlocução entre o leitor e o autor, sujeitos sociais, e da escrita como instrumento de referência para a construção do sentido da leitura (ORLANDI, 1982). O resultado esperado dessa pesquisa é a contribuição para a formação de alunos da graduação do curso de Letras da UFS por desenvolver a aplicação das teorias propostas nesse projeto nas aulas de PLE e PLM.
id UFS-10_26e26122fd3e58f531a941780651a46a
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1336
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling PERSPECTIVA INTERACIONISTA DA LEITURA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA E COMO SEGUNDA LÍNGUA O presente artigo apresenta resultados de um estudo qualitativo sobre a Perspectiva Interacionista da Leitura (KLEIMAN, 2008) no processo de ensino de língua portuguesa. Esse estudo é uma das etapas de execução do projeto de pesquisa chamado Aprimoramento do Processo de Ensino de Português como Língua Materna (PLM) e como Segunda Língua(PL2), desenvolvido na Universidade Federal de Sergipe. Baseando-se na análise de gêneros discursivos apresentados por Bakhtin (2010) e no estudo sobre a leitura como uma atividade de construção do sentido com a interação autor-texto-leitor (KOCH; ELIAS, 2007), pretende-se analisar o processo de formação de professores de língua portuguesa como língua materna (PLM) e como segunda língua (PL2). Nesse estudo, são analisadas as atividades de leitura e de escrita e a construção textual-interativa, elaboradas pelo grupo de pesquisa composto por alunos da graduação para serem usadas no ensino de português. Essas tarefas têm como objetivo apresentar características da leitura, como interlocução entre o leitor e o autor, sujeitos sociais, e da escrita como instrumento de referência para a construção do sentido da leitura (ORLANDI, 1982). O resultado esperado dessa pesquisa é a contribuição para a formação de alunos da graduação do curso de Letras da UFS por desenvolver a aplicação das teorias propostas nesse projeto nas aulas de PLE e PLM. Carlos Magno Santos2013-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1336Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 17: Ano VIII - jan-jun de 2013 | Edição Especial: ABRALIN SergipeInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 17: Ano VIII - jan-jun de 2013 | Edição Especial: ABRALIN SergipeInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 17: Ano VIII - jan-jun de 2013 | Edição Especial: ABRALIN Sergipe1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1336/1185de Almeida, Laura Camila Brazinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-25T17:32:08Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1336Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2013-08-25T17:32:08Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv PERSPECTIVA INTERACIONISTA DA LEITURA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA E COMO SEGUNDA LÍNGUA
title PERSPECTIVA INTERACIONISTA DA LEITURA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA E COMO SEGUNDA LÍNGUA
spellingShingle PERSPECTIVA INTERACIONISTA DA LEITURA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA E COMO SEGUNDA LÍNGUA
de Almeida, Laura Camila Braz
title_short PERSPECTIVA INTERACIONISTA DA LEITURA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA E COMO SEGUNDA LÍNGUA
title_full PERSPECTIVA INTERACIONISTA DA LEITURA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA E COMO SEGUNDA LÍNGUA
title_fullStr PERSPECTIVA INTERACIONISTA DA LEITURA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA E COMO SEGUNDA LÍNGUA
title_full_unstemmed PERSPECTIVA INTERACIONISTA DA LEITURA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA E COMO SEGUNDA LÍNGUA
title_sort PERSPECTIVA INTERACIONISTA DA LEITURA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA E COMO SEGUNDA LÍNGUA
author de Almeida, Laura Camila Braz
author_facet de Almeida, Laura Camila Braz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Almeida, Laura Camila Braz
description O presente artigo apresenta resultados de um estudo qualitativo sobre a Perspectiva Interacionista da Leitura (KLEIMAN, 2008) no processo de ensino de língua portuguesa. Esse estudo é uma das etapas de execução do projeto de pesquisa chamado Aprimoramento do Processo de Ensino de Português como Língua Materna (PLM) e como Segunda Língua(PL2), desenvolvido na Universidade Federal de Sergipe. Baseando-se na análise de gêneros discursivos apresentados por Bakhtin (2010) e no estudo sobre a leitura como uma atividade de construção do sentido com a interação autor-texto-leitor (KOCH; ELIAS, 2007), pretende-se analisar o processo de formação de professores de língua portuguesa como língua materna (PLM) e como segunda língua (PL2). Nesse estudo, são analisadas as atividades de leitura e de escrita e a construção textual-interativa, elaboradas pelo grupo de pesquisa composto por alunos da graduação para serem usadas no ensino de português. Essas tarefas têm como objetivo apresentar características da leitura, como interlocução entre o leitor e o autor, sujeitos sociais, e da escrita como instrumento de referência para a construção do sentido da leitura (ORLANDI, 1982). O resultado esperado dessa pesquisa é a contribuição para a formação de alunos da graduação do curso de Letras da UFS por desenvolver a aplicação das teorias propostas nesse projeto nas aulas de PLE e PLM.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1336
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1336
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1336/1185
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 17: Ano VIII - jan-jun de 2013 | Edição Especial: ABRALIN Sergipe
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 17: Ano VIII - jan-jun de 2013 | Edição Especial: ABRALIN Sergipe
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 17: Ano VIII - jan-jun de 2013 | Edição Especial: ABRALIN Sergipe
1980-8879
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052875955765248