PERSPECTIVA INTERACIONISTA DA LEITURA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA E COMO SEGUNDA LÍNGUA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1336 |
Resumo: | O presente artigo apresenta resultados de um estudo qualitativo sobre a Perspectiva Interacionista da Leitura (KLEIMAN, 2008) no processo de ensino de língua portuguesa. Esse estudo é uma das etapas de execução do projeto de pesquisa chamado Aprimoramento do Processo de Ensino de Português como Língua Materna (PLM) e como Segunda Língua(PL2), desenvolvido na Universidade Federal de Sergipe. Baseando-se na análise de gêneros discursivos apresentados por Bakhtin (2010) e no estudo sobre a leitura como uma atividade de construção do sentido com a interação autor-texto-leitor (KOCH; ELIAS, 2007), pretende-se analisar o processo de formação de professores de língua portuguesa como língua materna (PLM) e como segunda língua (PL2). Nesse estudo, são analisadas as atividades de leitura e de escrita e a construção textual-interativa, elaboradas pelo grupo de pesquisa composto por alunos da graduação para serem usadas no ensino de português. Essas tarefas têm como objetivo apresentar características da leitura, como interlocução entre o leitor e o autor, sujeitos sociais, e da escrita como instrumento de referência para a construção do sentido da leitura (ORLANDI, 1982). O resultado esperado dessa pesquisa é a contribuição para a formação de alunos da graduação do curso de Letras da UFS por desenvolver a aplicação das teorias propostas nesse projeto nas aulas de PLE e PLM. |
id |
UFS-10_26e26122fd3e58f531a941780651a46a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1336 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
PERSPECTIVA INTERACIONISTA DA LEITURA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA E COMO SEGUNDA LÍNGUA O presente artigo apresenta resultados de um estudo qualitativo sobre a Perspectiva Interacionista da Leitura (KLEIMAN, 2008) no processo de ensino de língua portuguesa. Esse estudo é uma das etapas de execução do projeto de pesquisa chamado Aprimoramento do Processo de Ensino de Português como Língua Materna (PLM) e como Segunda Língua(PL2), desenvolvido na Universidade Federal de Sergipe. Baseando-se na análise de gêneros discursivos apresentados por Bakhtin (2010) e no estudo sobre a leitura como uma atividade de construção do sentido com a interação autor-texto-leitor (KOCH; ELIAS, 2007), pretende-se analisar o processo de formação de professores de língua portuguesa como língua materna (PLM) e como segunda língua (PL2). Nesse estudo, são analisadas as atividades de leitura e de escrita e a construção textual-interativa, elaboradas pelo grupo de pesquisa composto por alunos da graduação para serem usadas no ensino de português. Essas tarefas têm como objetivo apresentar características da leitura, como interlocução entre o leitor e o autor, sujeitos sociais, e da escrita como instrumento de referência para a construção do sentido da leitura (ORLANDI, 1982). O resultado esperado dessa pesquisa é a contribuição para a formação de alunos da graduação do curso de Letras da UFS por desenvolver a aplicação das teorias propostas nesse projeto nas aulas de PLE e PLM. Carlos Magno Santos2013-08-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1336Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 17: Ano VIII - jan-jun de 2013 | Edição Especial: ABRALIN SergipeInterdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 17: Ano VIII - jan-jun de 2013 | Edição Especial: ABRALIN SergipeInterdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 17: Ano VIII - jan-jun de 2013 | Edição Especial: ABRALIN Sergipe1980-8879reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1336/1185de Almeida, Laura Camila Brazinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-25T17:32:08Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/1336Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2013-08-25T17:32:08Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PERSPECTIVA INTERACIONISTA DA LEITURA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA E COMO SEGUNDA LÍNGUA |
title |
PERSPECTIVA INTERACIONISTA DA LEITURA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA E COMO SEGUNDA LÍNGUA |
spellingShingle |
PERSPECTIVA INTERACIONISTA DA LEITURA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA E COMO SEGUNDA LÍNGUA de Almeida, Laura Camila Braz |
title_short |
PERSPECTIVA INTERACIONISTA DA LEITURA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA E COMO SEGUNDA LÍNGUA |
title_full |
PERSPECTIVA INTERACIONISTA DA LEITURA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA E COMO SEGUNDA LÍNGUA |
title_fullStr |
PERSPECTIVA INTERACIONISTA DA LEITURA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA E COMO SEGUNDA LÍNGUA |
title_full_unstemmed |
PERSPECTIVA INTERACIONISTA DA LEITURA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA E COMO SEGUNDA LÍNGUA |
title_sort |
PERSPECTIVA INTERACIONISTA DA LEITURA E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO LÍNGUA MATERNA E COMO SEGUNDA LÍNGUA |
author |
de Almeida, Laura Camila Braz |
author_facet |
de Almeida, Laura Camila Braz |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Almeida, Laura Camila Braz |
description |
O presente artigo apresenta resultados de um estudo qualitativo sobre a Perspectiva Interacionista da Leitura (KLEIMAN, 2008) no processo de ensino de língua portuguesa. Esse estudo é uma das etapas de execução do projeto de pesquisa chamado Aprimoramento do Processo de Ensino de Português como Língua Materna (PLM) e como Segunda Língua(PL2), desenvolvido na Universidade Federal de Sergipe. Baseando-se na análise de gêneros discursivos apresentados por Bakhtin (2010) e no estudo sobre a leitura como uma atividade de construção do sentido com a interação autor-texto-leitor (KOCH; ELIAS, 2007), pretende-se analisar o processo de formação de professores de língua portuguesa como língua materna (PLM) e como segunda língua (PL2). Nesse estudo, são analisadas as atividades de leitura e de escrita e a construção textual-interativa, elaboradas pelo grupo de pesquisa composto por alunos da graduação para serem usadas no ensino de português. Essas tarefas têm como objetivo apresentar características da leitura, como interlocução entre o leitor e o autor, sujeitos sociais, e da escrita como instrumento de referência para a construção do sentido da leitura (ORLANDI, 1982). O resultado esperado dessa pesquisa é a contribuição para a formação de alunos da graduação do curso de Letras da UFS por desenvolver a aplicação das teorias propostas nesse projeto nas aulas de PLE e PLM. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-08-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1336 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1336 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1336/1185 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 17: Ano VIII - jan-jun de 2013 | Edição Especial: ABRALIN Sergipe Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 17: Ano VIII - jan-jun de 2013 | Edição Especial: ABRALIN Sergipe Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 17: Ano VIII - jan-jun de 2013 | Edição Especial: ABRALIN Sergipe 1980-8879 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052875955765248 |