READING EXPERIENCES OF A SUBJECTIVE LITERARY READING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Maria de Fátima Berenice da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Interdisciplinar
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/15693
Resumo: O presente texto demarca o espaço da experiência de um observatório de leitura para educação básica, composto por estudantes do curso de Letras que encontram-se em processo de formação inicial para docência. Os atores aqui envolvidos na experiência participaram do Componente curricular Literatura e Recepção entre os meses de outubro de 2019 a fevereiro de 2020. Foi utilizado como técnica de coleta as rodas de conversas (gravadas), as séries didáticas de leitura e a produção de relatos e diários de leitura. Esse material coletado foi analisado à luz do Método recepcional (ROUXEL), da produção de subjetividade (CANDAU, ECO, BARTHES) do conceito de Memória (RICOEUR, MANGUEL) para então chegarmos ao entendimento de como seria a educação literária de caráter emancipatório (COSSON, GOMES). PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Literatura. Leitor.
id UFS-10_8c26fefd13a4a0f473421c2abbce7d18
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15693
network_acronym_str UFS-10
network_name_str Interdisciplinar
repository_id_str
spelling READING EXPERIENCES OF A SUBJECTIVE LITERARY READINGEXPERIÊNCIAS LEITORAS DE UMA LEITURA LITERÁRIA SUBJETIVAO presente texto demarca o espaço da experiência de um observatório de leitura para educação básica, composto por estudantes do curso de Letras que encontram-se em processo de formação inicial para docência. Os atores aqui envolvidos na experiência participaram do Componente curricular Literatura e Recepção entre os meses de outubro de 2019 a fevereiro de 2020. Foi utilizado como técnica de coleta as rodas de conversas (gravadas), as séries didáticas de leitura e a produção de relatos e diários de leitura. Esse material coletado foi analisado à luz do Método recepcional (ROUXEL), da produção de subjetividade (CANDAU, ECO, BARTHES) do conceito de Memória (RICOEUR, MANGUEL) para então chegarmos ao entendimento de como seria a educação literária de caráter emancipatório (COSSON, GOMES). PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Literatura. Leitor.This text demarcaes the space of experience of a reading observatory for basic education, composed of students of the Course of Letters who are in the process of initial formation for teaching. The actors involved in the experiment participated in the Curriculum and Reception Curriculum Component between October 2019 and February 2020. It was used as a technique to collect the wheels of conversations (recorded), the didactic series of reading and the production of reports and reading journals. This collected material was analyzed in the light of the Reception Method (ROUXEL), the production of subjectivity (CANDAU, ECO, BARTHES) of the concept of Memory (RICOEUR, MANGUEL) and then we could come to understand what emancipatory literary education (COSSON, GOMES). KEYWORDS: Reading. Literature. Reader.Carlos Magno Santos2021-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1569310.47250/intrell.v35i1.15693Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 35: Ano XVI - jan-jun de 2021 | Leituras temáticas: da ficção contemporânea à lírica feminina; 121-139Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 35: Ano XVI - jan-jun de 2021 | Leituras temáticas: da ficção contemporânea à lírica feminina; 121-139Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 35: Ano XVI - jan-jun de 2021 | Leituras temáticas: da ficção contemporânea à lírica feminina; 121-1391980-887910.47250/intrell.v35i1reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/15693/11739Copyright (c) 2021 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Maria de Fátima Berenice da 2021-05-21T22:52:41Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15693Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2021-05-21T22:52:41Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv READING EXPERIENCES OF A SUBJECTIVE LITERARY READING
EXPERIÊNCIAS LEITORAS DE UMA LEITURA LITERÁRIA SUBJETIVA
title READING EXPERIENCES OF A SUBJECTIVE LITERARY READING
spellingShingle READING EXPERIENCES OF A SUBJECTIVE LITERARY READING
Cruz, Maria de Fátima Berenice da
title_short READING EXPERIENCES OF A SUBJECTIVE LITERARY READING
title_full READING EXPERIENCES OF A SUBJECTIVE LITERARY READING
title_fullStr READING EXPERIENCES OF A SUBJECTIVE LITERARY READING
title_full_unstemmed READING EXPERIENCES OF A SUBJECTIVE LITERARY READING
title_sort READING EXPERIENCES OF A SUBJECTIVE LITERARY READING
author Cruz, Maria de Fátima Berenice da
author_facet Cruz, Maria de Fátima Berenice da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz, Maria de Fátima Berenice da
description O presente texto demarca o espaço da experiência de um observatório de leitura para educação básica, composto por estudantes do curso de Letras que encontram-se em processo de formação inicial para docência. Os atores aqui envolvidos na experiência participaram do Componente curricular Literatura e Recepção entre os meses de outubro de 2019 a fevereiro de 2020. Foi utilizado como técnica de coleta as rodas de conversas (gravadas), as séries didáticas de leitura e a produção de relatos e diários de leitura. Esse material coletado foi analisado à luz do Método recepcional (ROUXEL), da produção de subjetividade (CANDAU, ECO, BARTHES) do conceito de Memória (RICOEUR, MANGUEL) para então chegarmos ao entendimento de como seria a educação literária de caráter emancipatório (COSSON, GOMES). PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Literatura. Leitor.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/15693
10.47250/intrell.v35i1.15693
url https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/15693
identifier_str_mv 10.47250/intrell.v35i1.15693
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/15693/11739
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
publisher.none.fl_str_mv Carlos Magno Santos
dc.source.none.fl_str_mv Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 35: Ano XVI - jan-jun de 2021 | Leituras temáticas: da ficção contemporânea à lírica feminina; 121-139
Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 35: Ano XVI - jan-jun de 2021 | Leituras temáticas: da ficção contemporânea à lírica feminina; 121-139
Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 35: Ano XVI - jan-jun de 2021 | Leituras temáticas: da ficção contemporânea à lírica feminina; 121-139
1980-8879
10.47250/intrell.v35i1
reponame:Interdisciplinar
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Interdisciplinar
collection Interdisciplinar
repository.name.fl_str_mv Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv calmag@bol.com.br
_version_ 1797052877313671168