READING EXPERIENCES OF A SUBJECTIVE LITERARY READING
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Interdisciplinar |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/15693 |
Resumo: | O presente texto demarca o espaço da experiência de um observatório de leitura para educação básica, composto por estudantes do curso de Letras que encontram-se em processo de formação inicial para docência. Os atores aqui envolvidos na experiência participaram do Componente curricular Literatura e Recepção entre os meses de outubro de 2019 a fevereiro de 2020. Foi utilizado como técnica de coleta as rodas de conversas (gravadas), as séries didáticas de leitura e a produção de relatos e diários de leitura. Esse material coletado foi analisado à luz do Método recepcional (ROUXEL), da produção de subjetividade (CANDAU, ECO, BARTHES) do conceito de Memória (RICOEUR, MANGUEL) para então chegarmos ao entendimento de como seria a educação literária de caráter emancipatório (COSSON, GOMES). PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Literatura. Leitor. |
id |
UFS-10_8c26fefd13a4a0f473421c2abbce7d18 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15693 |
network_acronym_str |
UFS-10 |
network_name_str |
Interdisciplinar |
repository_id_str |
|
spelling |
READING EXPERIENCES OF A SUBJECTIVE LITERARY READINGEXPERIÊNCIAS LEITORAS DE UMA LEITURA LITERÁRIA SUBJETIVAO presente texto demarca o espaço da experiência de um observatório de leitura para educação básica, composto por estudantes do curso de Letras que encontram-se em processo de formação inicial para docência. Os atores aqui envolvidos na experiência participaram do Componente curricular Literatura e Recepção entre os meses de outubro de 2019 a fevereiro de 2020. Foi utilizado como técnica de coleta as rodas de conversas (gravadas), as séries didáticas de leitura e a produção de relatos e diários de leitura. Esse material coletado foi analisado à luz do Método recepcional (ROUXEL), da produção de subjetividade (CANDAU, ECO, BARTHES) do conceito de Memória (RICOEUR, MANGUEL) para então chegarmos ao entendimento de como seria a educação literária de caráter emancipatório (COSSON, GOMES). PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Literatura. Leitor.This text demarcaes the space of experience of a reading observatory for basic education, composed of students of the Course of Letters who are in the process of initial formation for teaching. The actors involved in the experiment participated in the Curriculum and Reception Curriculum Component between October 2019 and February 2020. It was used as a technique to collect the wheels of conversations (recorded), the didactic series of reading and the production of reports and reading journals. This collected material was analyzed in the light of the Reception Method (ROUXEL), the production of subjectivity (CANDAU, ECO, BARTHES) of the concept of Memory (RICOEUR, MANGUEL) and then we could come to understand what emancipatory literary education (COSSON, GOMES). KEYWORDS: Reading. Literature. Reader.Carlos Magno Santos2021-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/1569310.47250/intrell.v35i1.15693Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 35: Ano XVI - jan-jun de 2021 | Leituras temáticas: da ficção contemporânea à lírica feminina; 121-139Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 35: Ano XVI - jan-jun de 2021 | Leituras temáticas: da ficção contemporânea à lírica feminina; 121-139Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 35: Ano XVI - jan-jun de 2021 | Leituras temáticas: da ficção contemporânea à lírica feminina; 121-1391980-887910.47250/intrell.v35i1reponame:Interdisciplinarinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/15693/11739Copyright (c) 2021 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literaturainfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz, Maria de Fátima Berenice da 2021-05-21T22:52:41Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/15693Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/interdisciplinar/oaicalmag@bol.com.br1980-88791980-8879opendoar:2021-05-21T22:52:41Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
READING EXPERIENCES OF A SUBJECTIVE LITERARY READING EXPERIÊNCIAS LEITORAS DE UMA LEITURA LITERÁRIA SUBJETIVA |
title |
READING EXPERIENCES OF A SUBJECTIVE LITERARY READING |
spellingShingle |
READING EXPERIENCES OF A SUBJECTIVE LITERARY READING Cruz, Maria de Fátima Berenice da |
title_short |
READING EXPERIENCES OF A SUBJECTIVE LITERARY READING |
title_full |
READING EXPERIENCES OF A SUBJECTIVE LITERARY READING |
title_fullStr |
READING EXPERIENCES OF A SUBJECTIVE LITERARY READING |
title_full_unstemmed |
READING EXPERIENCES OF A SUBJECTIVE LITERARY READING |
title_sort |
READING EXPERIENCES OF A SUBJECTIVE LITERARY READING |
author |
Cruz, Maria de Fátima Berenice da |
author_facet |
Cruz, Maria de Fátima Berenice da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Maria de Fátima Berenice da |
description |
O presente texto demarca o espaço da experiência de um observatório de leitura para educação básica, composto por estudantes do curso de Letras que encontram-se em processo de formação inicial para docência. Os atores aqui envolvidos na experiência participaram do Componente curricular Literatura e Recepção entre os meses de outubro de 2019 a fevereiro de 2020. Foi utilizado como técnica de coleta as rodas de conversas (gravadas), as séries didáticas de leitura e a produção de relatos e diários de leitura. Esse material coletado foi analisado à luz do Método recepcional (ROUXEL), da produção de subjetividade (CANDAU, ECO, BARTHES) do conceito de Memória (RICOEUR, MANGUEL) para então chegarmos ao entendimento de como seria a educação literária de caráter emancipatório (COSSON, GOMES). PALAVRAS-CHAVE: Leitura. Literatura. Leitor. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/15693 10.47250/intrell.v35i1.15693 |
url |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/15693 |
identifier_str_mv |
10.47250/intrell.v35i1.15693 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/interdisciplinar/article/view/15693/11739 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
Carlos Magno Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Revista de Estudos em Língua e Literatura; v. 35: Ano XVI - jan-jun de 2021 | Leituras temáticas: da ficção contemporânea à lírica feminina; 121-139 Interdisciplinar - Journal of Studies in Language and Literature; Vol. 35: Ano XVI - jan-jun de 2021 | Leituras temáticas: da ficção contemporânea à lírica feminina; 121-139 Interdisciplinar - Revista de Estudios en Lengua y Literatura; Vol. 35: Ano XVI - jan-jun de 2021 | Leituras temáticas: da ficção contemporânea à lírica feminina; 121-139 1980-8879 10.47250/intrell.v35i1 reponame:Interdisciplinar instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Interdisciplinar |
collection |
Interdisciplinar |
repository.name.fl_str_mv |
Interdisciplinar - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
calmag@bol.com.br |
_version_ |
1797052877313671168 |