Concepções de estudantes de pedagogia acerca do ambiente quando em relação com ciência e tecnologia
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/3218 |
Resumo: | A ideia de que ciência e tecnologia afetam a humanidade inteira, presente no discurso Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente, produziria a necessidade de um constante debate em torno dos malefícios e benefícios socioambientais advindos da enunciação de que haveria um progresso utilitário pela ciência. Atentos/ as a tais indicativos, realizamos uma pesquisa com estudantes que cursam graduação em pedagogia na Universidade Federal de Sergipe para entender como percebem a dimensão ambiental quando se discutem os métodos e as descobertas científicas, bem como os produtos das inovações tecnológicas. Ao todo, participaram 76 alunos/as, respondendo questionários em dupla – com um total de 38 questionários respondidos – e argumentando seus posicionamentos em grupo. A partir dos dados coletados, pudemos observar a necessidade de uma intensificação em torno da problematização das relações entre ciências, tecnologia e ambiente. Afinal, para a maioria dos/as graduandos/as pesquisados/as, o trabalho dos cientistas consiste em uma prática neutra e autorizada a dizer “a verdade” sobre aquilo que descrevem. Além disso, há uma perspectiva de salvacionismo em relação às descobertas científicas e às inovações tecnológicas. Por conseguinte, não há, efetivamente, uma crítica direta aos impactos causados por ambas no meio socioambiental. Nos momentos em que há algum nível de criticidade, os/as estudantes pesquisados/as concebem a natureza separada do humano. A educação científica, seja ela nos anos iniciais do ensino fundamental ou no ensino superior, vem recebendo atenção das políticas públicas brasileiras. Tal investimento deve-se também às fortes pressões atuais de se construir uma consciência global voltada ao cuidado com o ambiente. Por isso, novas pesquisas e práticas de intervenção devem continuar a surgir nos próximos anos de modo a formar profissionais que problematizam as relações existentes entre os conhecimentos científicos produzidos, as inovações tecnológicas e as questões socioambientais. |
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