Concepções de estudantes de pedagogia acerca do currículo escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Fernanda Garcia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/242042
Resumo: Este trabalho investiga as concepções que estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) constroem acerca do tema do currículo escolar. Este é um estudo qualitativo que tem como lente teórico-metodológica a análise relacional (APPLE, 2006). Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os trabalhos de Goodson (2018), Apple (1989; 2000) e Sacristán (2007; 2020) sobre currículo embasaram a construção do referencial teórico do trabalho. Os resultados apontam para concepções construídas pelas estudantes da Pedagogia que entendem o currículo como o que é ensinado e aprendido nas escolas. Também conclui-se que as estudantes associam as concepções de currículo com as concepções de educação e, principalmente, com o trabalho docente. Ainda assim, o trabalho docente é compreendido por elas como distante do currículo e da natureza do conhecimento. Tendo um caráter predominantemente metodológico, o trabalho docente, na visão das estudantes, é responsável por planejar como transpor o currículo para sala de aula.
id UFRGS-2_84242871537429fc733a69f971140d75
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242042
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Pereira, Fernanda GarciaGandin, Luis Armando2022-07-08T04:49:33Z2021http://hdl.handle.net/10183/242042001144483Este trabalho investiga as concepções que estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) constroem acerca do tema do currículo escolar. Este é um estudo qualitativo que tem como lente teórico-metodológica a análise relacional (APPLE, 2006). Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os trabalhos de Goodson (2018), Apple (1989; 2000) e Sacristán (2007; 2020) sobre currículo embasaram a construção do referencial teórico do trabalho. Os resultados apontam para concepções construídas pelas estudantes da Pedagogia que entendem o currículo como o que é ensinado e aprendido nas escolas. Também conclui-se que as estudantes associam as concepções de currículo com as concepções de educação e, principalmente, com o trabalho docente. Ainda assim, o trabalho docente é compreendido por elas como distante do currículo e da natureza do conhecimento. Tendo um caráter predominantemente metodológico, o trabalho docente, na visão das estudantes, é responsável por planejar como transpor o currículo para sala de aula.application/pdfporCurrículoCurso de PedagogiaFormação de professoresConcepções de estudantes de pedagogia acerca do currículo escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144483.pdf.txt001144483.pdf.txtExtracted Texttext/plain115260http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242042/2/001144483.pdf.txt3f8ec2780380da5237be3fb7e3c7918eMD52ORIGINAL001144483.pdfTexto completoapplication/pdf492827http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242042/1/001144483.pdf5fc35dad1863f7189d58f6c19684eec2MD5110183/2420422022-07-09 05:05:11.767234oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242042Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-09T08:05:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Concepções de estudantes de pedagogia acerca do currículo escolar
title Concepções de estudantes de pedagogia acerca do currículo escolar
spellingShingle Concepções de estudantes de pedagogia acerca do currículo escolar
Pereira, Fernanda Garcia
Currículo
Curso de Pedagogia
Formação de professores
title_short Concepções de estudantes de pedagogia acerca do currículo escolar
title_full Concepções de estudantes de pedagogia acerca do currículo escolar
title_fullStr Concepções de estudantes de pedagogia acerca do currículo escolar
title_full_unstemmed Concepções de estudantes de pedagogia acerca do currículo escolar
title_sort Concepções de estudantes de pedagogia acerca do currículo escolar
author Pereira, Fernanda Garcia
author_facet Pereira, Fernanda Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Fernanda Garcia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gandin, Luis Armando
contributor_str_mv Gandin, Luis Armando
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Curso de Pedagogia
Formação de professores
topic Currículo
Curso de Pedagogia
Formação de professores
description Este trabalho investiga as concepções que estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) constroem acerca do tema do currículo escolar. Este é um estudo qualitativo que tem como lente teórico-metodológica a análise relacional (APPLE, 2006). Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os trabalhos de Goodson (2018), Apple (1989; 2000) e Sacristán (2007; 2020) sobre currículo embasaram a construção do referencial teórico do trabalho. Os resultados apontam para concepções construídas pelas estudantes da Pedagogia que entendem o currículo como o que é ensinado e aprendido nas escolas. Também conclui-se que as estudantes associam as concepções de currículo com as concepções de educação e, principalmente, com o trabalho docente. Ainda assim, o trabalho docente é compreendido por elas como distante do currículo e da natureza do conhecimento. Tendo um caráter predominantemente metodológico, o trabalho docente, na visão das estudantes, é responsável por planejar como transpor o currículo para sala de aula.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-07-08T04:49:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/242042
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001144483
url http://hdl.handle.net/10183/242042
identifier_str_mv 001144483
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242042/2/001144483.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242042/1/001144483.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3f8ec2780380da5237be3fb7e3c7918e
5fc35dad1863f7189d58f6c19684eec2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447315021824000