Concepções de estudantes de pedagogia acerca do currículo escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/242042 |
Resumo: | Este trabalho investiga as concepções que estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) constroem acerca do tema do currículo escolar. Este é um estudo qualitativo que tem como lente teórico-metodológica a análise relacional (APPLE, 2006). Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os trabalhos de Goodson (2018), Apple (1989; 2000) e Sacristán (2007; 2020) sobre currículo embasaram a construção do referencial teórico do trabalho. Os resultados apontam para concepções construídas pelas estudantes da Pedagogia que entendem o currículo como o que é ensinado e aprendido nas escolas. Também conclui-se que as estudantes associam as concepções de currículo com as concepções de educação e, principalmente, com o trabalho docente. Ainda assim, o trabalho docente é compreendido por elas como distante do currículo e da natureza do conhecimento. Tendo um caráter predominantemente metodológico, o trabalho docente, na visão das estudantes, é responsável por planejar como transpor o currículo para sala de aula. |
id |
UFRGS-2_84242871537429fc733a69f971140d75 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242042 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pereira, Fernanda GarciaGandin, Luis Armando2022-07-08T04:49:33Z2021http://hdl.handle.net/10183/242042001144483Este trabalho investiga as concepções que estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) constroem acerca do tema do currículo escolar. Este é um estudo qualitativo que tem como lente teórico-metodológica a análise relacional (APPLE, 2006). Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os trabalhos de Goodson (2018), Apple (1989; 2000) e Sacristán (2007; 2020) sobre currículo embasaram a construção do referencial teórico do trabalho. Os resultados apontam para concepções construídas pelas estudantes da Pedagogia que entendem o currículo como o que é ensinado e aprendido nas escolas. Também conclui-se que as estudantes associam as concepções de currículo com as concepções de educação e, principalmente, com o trabalho docente. Ainda assim, o trabalho docente é compreendido por elas como distante do currículo e da natureza do conhecimento. Tendo um caráter predominantemente metodológico, o trabalho docente, na visão das estudantes, é responsável por planejar como transpor o currículo para sala de aula.application/pdfporCurrículoCurso de PedagogiaFormação de professoresConcepções de estudantes de pedagogia acerca do currículo escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2021Pedagogia: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001144483.pdf.txt001144483.pdf.txtExtracted Texttext/plain115260http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242042/2/001144483.pdf.txt3f8ec2780380da5237be3fb7e3c7918eMD52ORIGINAL001144483.pdfTexto completoapplication/pdf492827http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242042/1/001144483.pdf5fc35dad1863f7189d58f6c19684eec2MD5110183/2420422022-07-09 05:05:11.767234oai:www.lume.ufrgs.br:10183/242042Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2022-07-09T08:05:11Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Concepções de estudantes de pedagogia acerca do currículo escolar |
title |
Concepções de estudantes de pedagogia acerca do currículo escolar |
spellingShingle |
Concepções de estudantes de pedagogia acerca do currículo escolar Pereira, Fernanda Garcia Currículo Curso de Pedagogia Formação de professores |
title_short |
Concepções de estudantes de pedagogia acerca do currículo escolar |
title_full |
Concepções de estudantes de pedagogia acerca do currículo escolar |
title_fullStr |
Concepções de estudantes de pedagogia acerca do currículo escolar |
title_full_unstemmed |
Concepções de estudantes de pedagogia acerca do currículo escolar |
title_sort |
Concepções de estudantes de pedagogia acerca do currículo escolar |
author |
Pereira, Fernanda Garcia |
author_facet |
Pereira, Fernanda Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira, Fernanda Garcia |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gandin, Luis Armando |
contributor_str_mv |
Gandin, Luis Armando |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Curso de Pedagogia Formação de professores |
topic |
Currículo Curso de Pedagogia Formação de professores |
description |
Este trabalho investiga as concepções que estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) constroem acerca do tema do currículo escolar. Este é um estudo qualitativo que tem como lente teórico-metodológica a análise relacional (APPLE, 2006). Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os trabalhos de Goodson (2018), Apple (1989; 2000) e Sacristán (2007; 2020) sobre currículo embasaram a construção do referencial teórico do trabalho. Os resultados apontam para concepções construídas pelas estudantes da Pedagogia que entendem o currículo como o que é ensinado e aprendido nas escolas. Também conclui-se que as estudantes associam as concepções de currículo com as concepções de educação e, principalmente, com o trabalho docente. Ainda assim, o trabalho docente é compreendido por elas como distante do currículo e da natureza do conhecimento. Tendo um caráter predominantemente metodológico, o trabalho docente, na visão das estudantes, é responsável por planejar como transpor o currículo para sala de aula. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-07-08T04:49:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/242042 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
001144483 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/242042 |
identifier_str_mv |
001144483 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242042/2/001144483.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/242042/1/001144483.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
3f8ec2780380da5237be3fb7e3c7918e 5fc35dad1863f7189d58f6c19684eec2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447315021824000 |