Educação ambiental em uma escola ribeirinha do Município de Estância, Sergipe
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9800 |
Resumo: | A pesquisa objetivou identificar as concepções epráticas de professores e gestores no âmbito daEducação Ambiental, bem como as principaistendências trabalhadas, na Escola Municipal MariaIsabel situada na Área de Proteção Ambiental(APA) do Litoral Sul, no município de Estância,Sergipe. O estudo de caráter quali-quantitativo,realizado entre os meses de setembro e novembrode 2016, utilizou a observação assistemáticae questionários semi-abertos. Nos resultados sãoapresentadas as três concepções de meio ambientee as duas tendências de educação ambiental.A pesquisa revelou ainda que as práticas ocorremde modo pontual e raramente são contextualizadascom a APA, ambiente de vivência doseducandos, dentro e fora da escola. Ademais, foiverificado que a temática é trabalhada de formamultidisciplinar e que existe a necessidade de trabalhosde formação continuada junto à equipe daescola. |
id |
UFS-11_4ab7b09f81834ac7f02780577a19305b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9800 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação ambiental em uma escola ribeirinha do Município de Estância, SergipeConcepções e Práticas. Multidisciplinaridade. Área de Proteção Ambiental.A pesquisa objetivou identificar as concepções epráticas de professores e gestores no âmbito daEducação Ambiental, bem como as principaistendências trabalhadas, na Escola Municipal MariaIsabel situada na Área de Proteção Ambiental(APA) do Litoral Sul, no município de Estância,Sergipe. O estudo de caráter quali-quantitativo,realizado entre os meses de setembro e novembrode 2016, utilizou a observação assistemáticae questionários semi-abertos. Nos resultados sãoapresentadas as três concepções de meio ambientee as duas tendências de educação ambiental.A pesquisa revelou ainda que as práticas ocorremde modo pontual e raramente são contextualizadascom a APA, ambiente de vivência doseducandos, dentro e fora da escola. Ademais, foiverificado que a temática é trabalhada de formamultidisciplinar e que existe a necessidade de trabalhosde formação continuada junto à equipe daescola.Universidade Federal de Sergipe2018-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/980010.47401/revisea.v5i1.9800Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 5 n. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 55 - 63Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 55 - 63Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 Núm. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 55 - 63Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 55 - 632359-499310.47401/revisea.v5i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9800/7560Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Camila Silvados Santos, Sindiany Suelen Caduda2023-05-31T00:38:35Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9800Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-31T00:38:35Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação ambiental em uma escola ribeirinha do Município de Estância, Sergipe |
title |
Educação ambiental em uma escola ribeirinha do Município de Estância, Sergipe |
spellingShingle |
Educação ambiental em uma escola ribeirinha do Município de Estância, Sergipe Ramos, Camila Silva Concepções e Práticas. Multidisciplinaridade. Área de Proteção Ambiental. |
title_short |
Educação ambiental em uma escola ribeirinha do Município de Estância, Sergipe |
title_full |
Educação ambiental em uma escola ribeirinha do Município de Estância, Sergipe |
title_fullStr |
Educação ambiental em uma escola ribeirinha do Município de Estância, Sergipe |
title_full_unstemmed |
Educação ambiental em uma escola ribeirinha do Município de Estância, Sergipe |
title_sort |
Educação ambiental em uma escola ribeirinha do Município de Estância, Sergipe |
author |
Ramos, Camila Silva |
author_facet |
Ramos, Camila Silva dos Santos, Sindiany Suelen Caduda |
author_role |
author |
author2 |
dos Santos, Sindiany Suelen Caduda |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ramos, Camila Silva dos Santos, Sindiany Suelen Caduda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Concepções e Práticas. Multidisciplinaridade. Área de Proteção Ambiental. |
topic |
Concepções e Práticas. Multidisciplinaridade. Área de Proteção Ambiental. |
description |
A pesquisa objetivou identificar as concepções epráticas de professores e gestores no âmbito daEducação Ambiental, bem como as principaistendências trabalhadas, na Escola Municipal MariaIsabel situada na Área de Proteção Ambiental(APA) do Litoral Sul, no município de Estância,Sergipe. O estudo de caráter quali-quantitativo,realizado entre os meses de setembro e novembrode 2016, utilizou a observação assistemáticae questionários semi-abertos. Nos resultados sãoapresentadas as três concepções de meio ambientee as duas tendências de educação ambiental.A pesquisa revelou ainda que as práticas ocorremde modo pontual e raramente são contextualizadascom a APA, ambiente de vivência doseducandos, dentro e fora da escola. Ademais, foiverificado que a temática é trabalhada de formamultidisciplinar e que existe a necessidade de trabalhosde formação continuada junto à equipe daescola. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9800 10.47401/revisea.v5i1.9800 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9800 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v5i1.9800 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9800/7560 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 5 n. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 55 - 63 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 55 - 63 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 Núm. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 55 - 63 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 55 - 63 2359-4993 10.47401/revisea.v5i1 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213176303616 |