Educação ambiental em uma escola ribeirinha do Município de Estância, Sergipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Camila Silva
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: dos Santos, Sindiany Suelen Caduda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9800
Resumo: A pesquisa objetivou identificar as concepções epráticas de professores e gestores no âmbito daEducação Ambiental, bem como as principaistendências trabalhadas, na Escola Municipal MariaIsabel situada na Área de Proteção Ambiental(APA) do Litoral Sul, no município de Estância,Sergipe. O estudo de caráter quali-quantitativo,realizado entre os meses de setembro e novembrode 2016, utilizou a observação assistemáticae questionários semi-abertos. Nos resultados sãoapresentadas as três concepções de meio ambientee as duas tendências de educação ambiental.A pesquisa revelou ainda que as práticas ocorremde modo pontual e raramente são contextualizadascom a APA, ambiente de vivência doseducandos, dentro e fora da escola. Ademais, foiverificado que a temática é trabalhada de formamultidisciplinar e que existe a necessidade de trabalhosde formação continuada junto à equipe daescola.
id UFS-11_4ab7b09f81834ac7f02780577a19305b
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9800
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Educação ambiental em uma escola ribeirinha do Município de Estância, SergipeConcepções e Práticas. Multidisciplinaridade. Área de Proteção Ambiental.A pesquisa objetivou identificar as concepções epráticas de professores e gestores no âmbito daEducação Ambiental, bem como as principaistendências trabalhadas, na Escola Municipal MariaIsabel situada na Área de Proteção Ambiental(APA) do Litoral Sul, no município de Estância,Sergipe. O estudo de caráter quali-quantitativo,realizado entre os meses de setembro e novembrode 2016, utilizou a observação assistemáticae questionários semi-abertos. Nos resultados sãoapresentadas as três concepções de meio ambientee as duas tendências de educação ambiental.A pesquisa revelou ainda que as práticas ocorremde modo pontual e raramente são contextualizadascom a APA, ambiente de vivência doseducandos, dentro e fora da escola. Ademais, foiverificado que a temática é trabalhada de formamultidisciplinar e que existe a necessidade de trabalhosde formação continuada junto à equipe daescola.Universidade Federal de Sergipe2018-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/980010.47401/revisea.v5i1.9800Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 5 n. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 55 - 63Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 55 - 63Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 Núm. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 55 - 63Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 55 - 632359-499310.47401/revisea.v5i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9800/7560Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRamos, Camila Silvados Santos, Sindiany Suelen Caduda2023-05-31T00:38:35Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9800Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2023-05-31T00:38:35Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação ambiental em uma escola ribeirinha do Município de Estância, Sergipe
title Educação ambiental em uma escola ribeirinha do Município de Estância, Sergipe
spellingShingle Educação ambiental em uma escola ribeirinha do Município de Estância, Sergipe
Ramos, Camila Silva
Concepções e Práticas. Multidisciplinaridade. Área de Proteção Ambiental.
title_short Educação ambiental em uma escola ribeirinha do Município de Estância, Sergipe
title_full Educação ambiental em uma escola ribeirinha do Município de Estância, Sergipe
title_fullStr Educação ambiental em uma escola ribeirinha do Município de Estância, Sergipe
title_full_unstemmed Educação ambiental em uma escola ribeirinha do Município de Estância, Sergipe
title_sort Educação ambiental em uma escola ribeirinha do Município de Estância, Sergipe
author Ramos, Camila Silva
author_facet Ramos, Camila Silva
dos Santos, Sindiany Suelen Caduda
author_role author
author2 dos Santos, Sindiany Suelen Caduda
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ramos, Camila Silva
dos Santos, Sindiany Suelen Caduda
dc.subject.por.fl_str_mv Concepções e Práticas. Multidisciplinaridade. Área de Proteção Ambiental.
topic Concepções e Práticas. Multidisciplinaridade. Área de Proteção Ambiental.
description A pesquisa objetivou identificar as concepções epráticas de professores e gestores no âmbito daEducação Ambiental, bem como as principaistendências trabalhadas, na Escola Municipal MariaIsabel situada na Área de Proteção Ambiental(APA) do Litoral Sul, no município de Estância,Sergipe. O estudo de caráter quali-quantitativo,realizado entre os meses de setembro e novembrode 2016, utilizou a observação assistemáticae questionários semi-abertos. Nos resultados sãoapresentadas as três concepções de meio ambientee as duas tendências de educação ambiental.A pesquisa revelou ainda que as práticas ocorremde modo pontual e raramente são contextualizadascom a APA, ambiente de vivência doseducandos, dentro e fora da escola. Ademais, foiverificado que a temática é trabalhada de formamultidisciplinar e que existe a necessidade de trabalhosde formação continuada junto à equipe daescola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9800
10.47401/revisea.v5i1.9800
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9800
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v5i1.9800
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/9800/7560
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 5 n. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 55 - 63
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 55 - 63
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 Núm. 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 55 - 63
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 5 No 1 (2018): Revista Sergipana de Educação Ambiental REVISEA; 55 - 63
2359-4993
10.47401/revisea.v5i1
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213176303616