Percepção ambiental/afetividade de alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR/UFRR): : caminhos didáticos visando a Educação Ambiental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17260 |
Resumo: | Esta pesquisa desenvolvida com alunos ingressantes no vestibular de 2019 (calouros) no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) na disciplina Tópicos em Agricultura 1, para as habilitações Ciências Sociais e Humanas/CHS e Ciências da Natureza e Matemática/CNM. O trabalho busca a compreensão da percepção de alunos quanto ao local onde vivem e trabalham e a partir do estudo da afetividade tendo como foco questões ambientais como água e resíduos, balizar a estruturação do curso quanto a temática da educação ambiental e agroecologia. A pesquisa é dividida em 3 fases: 1) de levantamento do perfil social (uso de questões semiestruturadas; 2) desenhos/mapas mentais (topofilia) e, 3) de intervenção didática a partir dos resultados obtidos (fase em andamento). |
id |
UFS-11_5567456d9412daad4b608aa9e7970888 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17260 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepção ambiental/afetividade de alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR/UFRR): : caminhos didáticos visando a Educação AmbientalPercepção ambientalEducação ambientalEducação do campoEsta pesquisa desenvolvida com alunos ingressantes no vestibular de 2019 (calouros) no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) na disciplina Tópicos em Agricultura 1, para as habilitações Ciências Sociais e Humanas/CHS e Ciências da Natureza e Matemática/CNM. O trabalho busca a compreensão da percepção de alunos quanto ao local onde vivem e trabalham e a partir do estudo da afetividade tendo como foco questões ambientais como água e resíduos, balizar a estruturação do curso quanto a temática da educação ambiental e agroecologia. A pesquisa é dividida em 3 fases: 1) de levantamento do perfil social (uso de questões semiestruturadas; 2) desenhos/mapas mentais (topofilia) e, 3) de intervenção didática a partir dos resultados obtidos (fase em andamento).Universidade Federal de Sergipe2022-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1726010.47401/revisea.v8i2.17260Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-19Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-19Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-19Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-192359-499310.47401/revisea.v8i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17260/12836Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaulo Sérgio Maroti2022-06-27T23:57:09Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17260Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2022-06-27T23:57:09Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção ambiental/afetividade de alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR/UFRR): : caminhos didáticos visando a Educação Ambiental |
title |
Percepção ambiental/afetividade de alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR/UFRR): : caminhos didáticos visando a Educação Ambiental |
spellingShingle |
Percepção ambiental/afetividade de alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR/UFRR): : caminhos didáticos visando a Educação Ambiental Paulo Sérgio Maroti Percepção ambiental Educação ambiental Educação do campo |
title_short |
Percepção ambiental/afetividade de alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR/UFRR): : caminhos didáticos visando a Educação Ambiental |
title_full |
Percepção ambiental/afetividade de alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR/UFRR): : caminhos didáticos visando a Educação Ambiental |
title_fullStr |
Percepção ambiental/afetividade de alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR/UFRR): : caminhos didáticos visando a Educação Ambiental |
title_full_unstemmed |
Percepção ambiental/afetividade de alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR/UFRR): : caminhos didáticos visando a Educação Ambiental |
title_sort |
Percepção ambiental/afetividade de alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR/UFRR): : caminhos didáticos visando a Educação Ambiental |
author |
Paulo Sérgio Maroti |
author_facet |
Paulo Sérgio Maroti |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Paulo Sérgio Maroti |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Percepção ambiental Educação ambiental Educação do campo |
topic |
Percepção ambiental Educação ambiental Educação do campo |
description |
Esta pesquisa desenvolvida com alunos ingressantes no vestibular de 2019 (calouros) no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) na disciplina Tópicos em Agricultura 1, para as habilitações Ciências Sociais e Humanas/CHS e Ciências da Natureza e Matemática/CNM. O trabalho busca a compreensão da percepção de alunos quanto ao local onde vivem e trabalham e a partir do estudo da afetividade tendo como foco questões ambientais como água e resíduos, balizar a estruturação do curso quanto a temática da educação ambiental e agroecologia. A pesquisa é dividida em 3 fases: 1) de levantamento do perfil social (uso de questões semiestruturadas; 2) desenhos/mapas mentais (topofilia) e, 3) de intervenção didática a partir dos resultados obtidos (fase em andamento). |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17260 10.47401/revisea.v8i2.17260 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17260 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v8i2.17260 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17260/12836 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-19 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-19 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-19 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-19 2359-4993 10.47401/revisea.v8i2 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213771894784 |