Percepção ambiental/afetividade de alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR/UFRR): : caminhos didáticos visando a Educação Ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paulo Sérgio Maroti
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17260
Resumo: Esta pesquisa desenvolvida com alunos ingressantes no vestibular de 2019 (calouros) no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) na disciplina Tópicos em Agricultura 1, para as habilitações Ciências Sociais e Humanas/CHS e Ciências da Natureza e Matemática/CNM. O trabalho busca a compreensão da percepção de alunos quanto ao local onde vivem e trabalham e a partir do estudo da afetividade tendo como foco questões ambientais como água e resíduos, balizar a estruturação do curso quanto a temática da educação ambiental e agroecologia. A pesquisa é dividida em 3 fases: 1) de levantamento do perfil social (uso de questões semiestruturadas; 2) desenhos/mapas mentais (topofilia) e, 3) de intervenção didática a partir dos resultados obtidos (fase em andamento).
id UFS-11_5567456d9412daad4b608aa9e7970888
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17260
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Percepção ambiental/afetividade de alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR/UFRR): : caminhos didáticos visando a Educação AmbientalPercepção ambientalEducação ambientalEducação do campoEsta pesquisa desenvolvida com alunos ingressantes no vestibular de 2019 (calouros) no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) na disciplina Tópicos em Agricultura 1, para as habilitações Ciências Sociais e Humanas/CHS e Ciências da Natureza e Matemática/CNM. O trabalho busca a compreensão da percepção de alunos quanto ao local onde vivem e trabalham e a partir do estudo da afetividade tendo como foco questões ambientais como água e resíduos, balizar a estruturação do curso quanto a temática da educação ambiental e agroecologia. A pesquisa é dividida em 3 fases: 1) de levantamento do perfil social (uso de questões semiestruturadas; 2) desenhos/mapas mentais (topofilia) e, 3) de intervenção didática a partir dos resultados obtidos (fase em andamento).Universidade Federal de Sergipe2022-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1726010.47401/revisea.v8i2.17260Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-19Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-19Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-19Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-192359-499310.47401/revisea.v8i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17260/12836Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPaulo Sérgio Maroti2022-06-27T23:57:09Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17260Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2022-06-27T23:57:09Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Percepção ambiental/afetividade de alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR/UFRR): : caminhos didáticos visando a Educação Ambiental
title Percepção ambiental/afetividade de alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR/UFRR): : caminhos didáticos visando a Educação Ambiental
spellingShingle Percepção ambiental/afetividade de alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR/UFRR): : caminhos didáticos visando a Educação Ambiental
Paulo Sérgio Maroti
Percepção ambiental
Educação ambiental
Educação do campo
title_short Percepção ambiental/afetividade de alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR/UFRR): : caminhos didáticos visando a Educação Ambiental
title_full Percepção ambiental/afetividade de alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR/UFRR): : caminhos didáticos visando a Educação Ambiental
title_fullStr Percepção ambiental/afetividade de alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR/UFRR): : caminhos didáticos visando a Educação Ambiental
title_full_unstemmed Percepção ambiental/afetividade de alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR/UFRR): : caminhos didáticos visando a Educação Ambiental
title_sort Percepção ambiental/afetividade de alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR/UFRR): : caminhos didáticos visando a Educação Ambiental
author Paulo Sérgio Maroti
author_facet Paulo Sérgio Maroti
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Paulo Sérgio Maroti
dc.subject.por.fl_str_mv Percepção ambiental
Educação ambiental
Educação do campo
topic Percepção ambiental
Educação ambiental
Educação do campo
description Esta pesquisa desenvolvida com alunos ingressantes no vestibular de 2019 (calouros) no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LEDUCARR) da Universidade Federal de Roraima (UFRR) na disciplina Tópicos em Agricultura 1, para as habilitações Ciências Sociais e Humanas/CHS e Ciências da Natureza e Matemática/CNM. O trabalho busca a compreensão da percepção de alunos quanto ao local onde vivem e trabalham e a partir do estudo da afetividade tendo como foco questões ambientais como água e resíduos, balizar a estruturação do curso quanto a temática da educação ambiental e agroecologia. A pesquisa é dividida em 3 fases: 1) de levantamento do perfil social (uso de questões semiestruturadas; 2) desenhos/mapas mentais (topofilia) e, 3) de intervenção didática a partir dos resultados obtidos (fase em andamento).
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17260
10.47401/revisea.v8i2.17260
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17260
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v8i2.17260
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17260/12836
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-19
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-19
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-19
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-19
2359-4993
10.47401/revisea.v8i2
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213771894784