Etnomatemática e Educação Ambiental no Ensino de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17623 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo discutir a viabilidade do ensino de Matemática do curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe (IFS), a partir da Etnomatemática, na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, subsidiada pela proposta pedagógica de Paulo Freire. Para isso, lançamos mão dessa pesquisa de cunho qualitativo, na qual apresentamos uma proposta pedagógica de ensino de matemática a partir da Etnomatemática, sob a visão da Educação Ambiental Crítica com o intuito de discutir sobre novas possibilidades metodológicas do ensino de Matemática, opção que se fundamenta a partir da proposta pedagógica de Paulo Freire. Os resultados nos levam a entender que devemos trabalhar a Etnomatemática na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, uma vez que esta propicia uma prática pedagógica problematizadora, a partir do diálogo com os educandos. |
id |
UFS-11_c432f64e4bde9a40cf8287882fa1bb88 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17623 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
Etnomatemática e Educação Ambiental no Ensino de MatemáticaEducação Ambiental CríticaEnsino de MatemáticaEtnomatemáticaO presente estudo tem como objetivo discutir a viabilidade do ensino de Matemática do curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe (IFS), a partir da Etnomatemática, na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, subsidiada pela proposta pedagógica de Paulo Freire. Para isso, lançamos mão dessa pesquisa de cunho qualitativo, na qual apresentamos uma proposta pedagógica de ensino de matemática a partir da Etnomatemática, sob a visão da Educação Ambiental Crítica com o intuito de discutir sobre novas possibilidades metodológicas do ensino de Matemática, opção que se fundamenta a partir da proposta pedagógica de Paulo Freire. Os resultados nos levam a entender que devemos trabalhar a Etnomatemática na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, uma vez que esta propicia uma prática pedagógica problematizadora, a partir do diálogo com os educandos.Universidade Federal de Sergipe2022-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1762310.47401/revisea.v8i2.17623Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-112359-499310.47401/revisea.v8i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17623/12845Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigo Bozi Ferrete2022-06-27T23:56:42Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17623Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2022-06-27T23:56:42Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Etnomatemática e Educação Ambiental no Ensino de Matemática |
title |
Etnomatemática e Educação Ambiental no Ensino de Matemática |
spellingShingle |
Etnomatemática e Educação Ambiental no Ensino de Matemática Rodrigo Bozi Ferrete Educação Ambiental Crítica Ensino de Matemática Etnomatemática |
title_short |
Etnomatemática e Educação Ambiental no Ensino de Matemática |
title_full |
Etnomatemática e Educação Ambiental no Ensino de Matemática |
title_fullStr |
Etnomatemática e Educação Ambiental no Ensino de Matemática |
title_full_unstemmed |
Etnomatemática e Educação Ambiental no Ensino de Matemática |
title_sort |
Etnomatemática e Educação Ambiental no Ensino de Matemática |
author |
Rodrigo Bozi Ferrete |
author_facet |
Rodrigo Bozi Ferrete |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigo Bozi Ferrete |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Crítica Ensino de Matemática Etnomatemática |
topic |
Educação Ambiental Crítica Ensino de Matemática Etnomatemática |
description |
O presente estudo tem como objetivo discutir a viabilidade do ensino de Matemática do curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe (IFS), a partir da Etnomatemática, na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, subsidiada pela proposta pedagógica de Paulo Freire. Para isso, lançamos mão dessa pesquisa de cunho qualitativo, na qual apresentamos uma proposta pedagógica de ensino de matemática a partir da Etnomatemática, sob a visão da Educação Ambiental Crítica com o intuito de discutir sobre novas possibilidades metodológicas do ensino de Matemática, opção que se fundamenta a partir da proposta pedagógica de Paulo Freire. Os resultados nos levam a entender que devemos trabalhar a Etnomatemática na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, uma vez que esta propicia uma prática pedagógica problematizadora, a partir do diálogo com os educandos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17623 10.47401/revisea.v8i2.17623 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17623 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v8i2.17623 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17623/12845 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11 2359-4993 10.47401/revisea.v8i2 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213786574848 |