Etnomatemática e Educação Ambiental no Ensino de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigo Bozi Ferrete
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17623
Resumo: O presente estudo tem como objetivo discutir a viabilidade do ensino de Matemática do curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe (IFS), a partir da Etnomatemática, na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, subsidiada pela proposta pedagógica de Paulo Freire. Para isso, lançamos mão dessa pesquisa de cunho qualitativo, na qual apresentamos uma proposta pedagógica de ensino de matemática a partir da Etnomatemática, sob a visão da Educação Ambiental Crítica com o intuito de discutir sobre novas possibilidades metodológicas do ensino de Matemática, opção que se fundamenta a partir da proposta pedagógica de Paulo Freire. Os resultados nos levam a entender que devemos trabalhar a Etnomatemática na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, uma vez que esta propicia uma prática pedagógica problematizadora, a partir do diálogo com os educandos.
id UFS-11_c432f64e4bde9a40cf8287882fa1bb88
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17623
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling Etnomatemática e Educação Ambiental no Ensino de MatemáticaEducação Ambiental CríticaEnsino de MatemáticaEtnomatemáticaO presente estudo tem como objetivo discutir a viabilidade do ensino de Matemática do curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe (IFS), a partir da Etnomatemática, na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, subsidiada pela proposta pedagógica de Paulo Freire. Para isso, lançamos mão dessa pesquisa de cunho qualitativo, na qual apresentamos uma proposta pedagógica de ensino de matemática a partir da Etnomatemática, sob a visão da Educação Ambiental Crítica com o intuito de discutir sobre novas possibilidades metodológicas do ensino de Matemática, opção que se fundamenta a partir da proposta pedagógica de Paulo Freire. Os resultados nos levam a entender que devemos trabalhar a Etnomatemática na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, uma vez que esta propicia uma prática pedagógica problematizadora, a partir do diálogo com os educandos.Universidade Federal de Sergipe2022-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1762310.47401/revisea.v8i2.17623Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-112359-499310.47401/revisea.v8i2reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17623/12845Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigo Bozi Ferrete2022-06-27T23:56:42Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17623Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2022-06-27T23:56:42Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Etnomatemática e Educação Ambiental no Ensino de Matemática
title Etnomatemática e Educação Ambiental no Ensino de Matemática
spellingShingle Etnomatemática e Educação Ambiental no Ensino de Matemática
Rodrigo Bozi Ferrete
Educação Ambiental Crítica
Ensino de Matemática
Etnomatemática
title_short Etnomatemática e Educação Ambiental no Ensino de Matemática
title_full Etnomatemática e Educação Ambiental no Ensino de Matemática
title_fullStr Etnomatemática e Educação Ambiental no Ensino de Matemática
title_full_unstemmed Etnomatemática e Educação Ambiental no Ensino de Matemática
title_sort Etnomatemática e Educação Ambiental no Ensino de Matemática
author Rodrigo Bozi Ferrete
author_facet Rodrigo Bozi Ferrete
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigo Bozi Ferrete
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental Crítica
Ensino de Matemática
Etnomatemática
topic Educação Ambiental Crítica
Ensino de Matemática
Etnomatemática
description O presente estudo tem como objetivo discutir a viabilidade do ensino de Matemática do curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe (IFS), a partir da Etnomatemática, na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, subsidiada pela proposta pedagógica de Paulo Freire. Para isso, lançamos mão dessa pesquisa de cunho qualitativo, na qual apresentamos uma proposta pedagógica de ensino de matemática a partir da Etnomatemática, sob a visão da Educação Ambiental Crítica com o intuito de discutir sobre novas possibilidades metodológicas do ensino de Matemática, opção que se fundamenta a partir da proposta pedagógica de Paulo Freire. Os resultados nos levam a entender que devemos trabalhar a Etnomatemática na perspectiva da Educação Ambiental Crítica, uma vez que esta propicia uma prática pedagógica problematizadora, a partir do diálogo com os educandos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17623
10.47401/revisea.v8i2.17623
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17623
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v8i2.17623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/17623/12845
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 8 n. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 Núm. 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 8 No 2 (2021): Revista Sergipana de Educação Ambiental; 1-11
2359-4993
10.47401/revisea.v8i2
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213786574848