A Educação Ambiental Crítico-transformadora e o que fazer dos educadores ambientais do IFSC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Educação Ambiental |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18107 |
Resumo: | O presente estudo compreende parte da tese de doutorado da primeira autora e teve como objetivo identificar e analisar o quefazer dos docentes de disciplinas de educação ambiental dos cursos do Instituto Federal de Santa Catarina identificando os condicionantes e as potencialidades para o desenvolvimento da Educação Ambiental Crítico-transformadora via temas geradores.Para isso, foi realizada uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos oferecidos e dos planos de ensino de disciplinas de educação ambiental. Além da análise documental, buscamos uma aproximação com os educadores ambientais através de um questionário. Os resultados indicam que muito embora o quefazer desses professores, tenha um potencial emancipatório, por estar voltado para um processo educativo comprometido com o processo de transformações da realidade, como não está fundamentado no quefazer em Educação Ambiental Crítico-transformadora, isto é, no desenvolvimento da dinâmica de Investigação Temática, acaba por se distanciar dessa concepção de Educação Ambiental. |
id |
UFS-11_ea88ca7e9d9bd8b9ad6e0395d9da9045 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18107 |
network_acronym_str |
UFS-11 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository_id_str |
|
spelling |
A Educação Ambiental Crítico-transformadora e o que fazer dos educadores ambientais do IFSCEducação Ambiental Crítico-transformadoraEducação Profissional e TecnológicaInvestigação temáticaTemas geradoresO presente estudo compreende parte da tese de doutorado da primeira autora e teve como objetivo identificar e analisar o quefazer dos docentes de disciplinas de educação ambiental dos cursos do Instituto Federal de Santa Catarina identificando os condicionantes e as potencialidades para o desenvolvimento da Educação Ambiental Crítico-transformadora via temas geradores.Para isso, foi realizada uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos oferecidos e dos planos de ensino de disciplinas de educação ambiental. Além da análise documental, buscamos uma aproximação com os educadores ambientais através de um questionário. Os resultados indicam que muito embora o quefazer desses professores, tenha um potencial emancipatório, por estar voltado para um processo educativo comprometido com o processo de transformações da realidade, como não está fundamentado no quefazer em Educação Ambiental Crítico-transformadora, isto é, no desenvolvimento da dinâmica de Investigação Temática, acaba por se distanciar dessa concepção de Educação Ambiental.Universidade Federal de Sergipe2022-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1810710.47401/revisea.v9i1.18107Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-21Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-21Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-21Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-212359-499310.47401/revisea.v9i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18107/13055Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGladis Teresinha SlonskiJuliana Rezende Torres2022-09-29T14:46:36Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18107Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2022-09-29T14:46:36Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Educação Ambiental Crítico-transformadora e o que fazer dos educadores ambientais do IFSC |
title |
A Educação Ambiental Crítico-transformadora e o que fazer dos educadores ambientais do IFSC |
spellingShingle |
A Educação Ambiental Crítico-transformadora e o que fazer dos educadores ambientais do IFSC Gladis Teresinha Slonski Educação Ambiental Crítico-transformadora Educação Profissional e Tecnológica Investigação temática Temas geradores |
title_short |
A Educação Ambiental Crítico-transformadora e o que fazer dos educadores ambientais do IFSC |
title_full |
A Educação Ambiental Crítico-transformadora e o que fazer dos educadores ambientais do IFSC |
title_fullStr |
A Educação Ambiental Crítico-transformadora e o que fazer dos educadores ambientais do IFSC |
title_full_unstemmed |
A Educação Ambiental Crítico-transformadora e o que fazer dos educadores ambientais do IFSC |
title_sort |
A Educação Ambiental Crítico-transformadora e o que fazer dos educadores ambientais do IFSC |
author |
Gladis Teresinha Slonski |
author_facet |
Gladis Teresinha Slonski Juliana Rezende Torres |
author_role |
author |
author2 |
Juliana Rezende Torres |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gladis Teresinha Slonski Juliana Rezende Torres |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Ambiental Crítico-transformadora Educação Profissional e Tecnológica Investigação temática Temas geradores |
topic |
Educação Ambiental Crítico-transformadora Educação Profissional e Tecnológica Investigação temática Temas geradores |
description |
O presente estudo compreende parte da tese de doutorado da primeira autora e teve como objetivo identificar e analisar o quefazer dos docentes de disciplinas de educação ambiental dos cursos do Instituto Federal de Santa Catarina identificando os condicionantes e as potencialidades para o desenvolvimento da Educação Ambiental Crítico-transformadora via temas geradores.Para isso, foi realizada uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos oferecidos e dos planos de ensino de disciplinas de educação ambiental. Além da análise documental, buscamos uma aproximação com os educadores ambientais através de um questionário. Os resultados indicam que muito embora o quefazer desses professores, tenha um potencial emancipatório, por estar voltado para um processo educativo comprometido com o processo de transformações da realidade, como não está fundamentado no quefazer em Educação Ambiental Crítico-transformadora, isto é, no desenvolvimento da dinâmica de Investigação Temática, acaba por se distanciar dessa concepção de Educação Ambiental. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18107 10.47401/revisea.v9i1.18107 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18107 |
identifier_str_mv |
10.47401/revisea.v9i1.18107 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18107/13055 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-21 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-21 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-21 Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-21 2359-4993 10.47401/revisea.v9i1 reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
collection |
Revista Sergipana de Educação Ambiental |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revisea.se@gmail.com |
_version_ |
1803388213819080704 |