A Educação Ambiental Crítico-transformadora e o que fazer dos educadores ambientais do IFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gladis Teresinha Slonski
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Juliana Rezende Torres
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Educação Ambiental
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18107
Resumo: O presente estudo compreende parte da tese de doutorado da primeira autora e teve como objetivo identificar e analisar o quefazer dos docentes de disciplinas de educação ambiental dos cursos do Instituto Federal de Santa Catarina identificando os condicionantes e as potencialidades para o desenvolvimento da Educação Ambiental Crítico-transformadora via temas geradores.Para isso, foi realizada uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos oferecidos e dos planos de ensino de disciplinas de educação ambiental. Além da análise documental, buscamos uma aproximação com os educadores ambientais através de um questionário. Os resultados indicam que muito embora o quefazer desses professores, tenha um potencial emancipatório, por estar voltado para um processo educativo comprometido com o processo de transformações da realidade, como não está fundamentado no quefazer em Educação Ambiental Crítico-transformadora, isto é, no desenvolvimento da dinâmica de Investigação Temática, acaba por se distanciar dessa concepção de Educação Ambiental.
id UFS-11_ea88ca7e9d9bd8b9ad6e0395d9da9045
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18107
network_acronym_str UFS-11
network_name_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository_id_str
spelling A Educação Ambiental Crítico-transformadora e o que fazer dos educadores ambientais do IFSCEducação Ambiental Crítico-transformadoraEducação Profissional e TecnológicaInvestigação temáticaTemas geradoresO presente estudo compreende parte da tese de doutorado da primeira autora e teve como objetivo identificar e analisar o quefazer dos docentes de disciplinas de educação ambiental dos cursos do Instituto Federal de Santa Catarina identificando os condicionantes e as potencialidades para o desenvolvimento da Educação Ambiental Crítico-transformadora via temas geradores.Para isso, foi realizada uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos oferecidos e dos planos de ensino de disciplinas de educação ambiental. Além da análise documental, buscamos uma aproximação com os educadores ambientais através de um questionário. Os resultados indicam que muito embora o quefazer desses professores, tenha um potencial emancipatório, por estar voltado para um processo educativo comprometido com o processo de transformações da realidade, como não está fundamentado no quefazer em Educação Ambiental Crítico-transformadora, isto é, no desenvolvimento da dinâmica de Investigação Temática, acaba por se distanciar dessa concepção de Educação Ambiental.Universidade Federal de Sergipe2022-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/1810710.47401/revisea.v9i1.18107Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-21Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-21Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-21Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-212359-499310.47401/revisea.v9i1reponame:Revista Sergipana de Educação Ambientalinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18107/13055Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambientalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGladis Teresinha SlonskiJuliana Rezende Torres2022-09-29T14:46:36Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18107Revistahttps://periodicos.ufs.br/revisea/PUBhttps://periodicos.ufs.br/revisea/oairevisea.se@gmail.com2359-49932359-4993opendoar:2022-09-29T14:46:36Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv A Educação Ambiental Crítico-transformadora e o que fazer dos educadores ambientais do IFSC
title A Educação Ambiental Crítico-transformadora e o que fazer dos educadores ambientais do IFSC
spellingShingle A Educação Ambiental Crítico-transformadora e o que fazer dos educadores ambientais do IFSC
Gladis Teresinha Slonski
Educação Ambiental Crítico-transformadora
Educação Profissional e Tecnológica
Investigação temática
Temas geradores
title_short A Educação Ambiental Crítico-transformadora e o que fazer dos educadores ambientais do IFSC
title_full A Educação Ambiental Crítico-transformadora e o que fazer dos educadores ambientais do IFSC
title_fullStr A Educação Ambiental Crítico-transformadora e o que fazer dos educadores ambientais do IFSC
title_full_unstemmed A Educação Ambiental Crítico-transformadora e o que fazer dos educadores ambientais do IFSC
title_sort A Educação Ambiental Crítico-transformadora e o que fazer dos educadores ambientais do IFSC
author Gladis Teresinha Slonski
author_facet Gladis Teresinha Slonski
Juliana Rezende Torres
author_role author
author2 Juliana Rezende Torres
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gladis Teresinha Slonski
Juliana Rezende Torres
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Ambiental Crítico-transformadora
Educação Profissional e Tecnológica
Investigação temática
Temas geradores
topic Educação Ambiental Crítico-transformadora
Educação Profissional e Tecnológica
Investigação temática
Temas geradores
description O presente estudo compreende parte da tese de doutorado da primeira autora e teve como objetivo identificar e analisar o quefazer dos docentes de disciplinas de educação ambiental dos cursos do Instituto Federal de Santa Catarina identificando os condicionantes e as potencialidades para o desenvolvimento da Educação Ambiental Crítico-transformadora via temas geradores.Para isso, foi realizada uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos oferecidos e dos planos de ensino de disciplinas de educação ambiental. Além da análise documental, buscamos uma aproximação com os educadores ambientais através de um questionário. Os resultados indicam que muito embora o quefazer desses professores, tenha um potencial emancipatório, por estar voltado para um processo educativo comprometido com o processo de transformações da realidade, como não está fundamentado no quefazer em Educação Ambiental Crítico-transformadora, isto é, no desenvolvimento da dinâmica de Investigação Temática, acaba por se distanciar dessa concepção de Educação Ambiental.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18107
10.47401/revisea.v9i1.18107
url https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18107
identifier_str_mv 10.47401/revisea.v9i1.18107
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revisea/article/view/18107/13055
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Sergipana de Educação Ambiental
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental; v. 9 n. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-21
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-21
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 Núm. 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-21
Revista Sergipana de Educação Ambiental; Vol. 9 No 1 (2022): Paulo Freire e Educação Ambiental ; 1-21
2359-4993
10.47401/revisea.v9i1
reponame:Revista Sergipana de Educação Ambiental
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Educação Ambiental
collection Revista Sergipana de Educação Ambiental
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Educação Ambiental - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revisea.se@gmail.com
_version_ 1803388213819080704