Ambiente competitivo e obtenção de vantagens competitivas a partir de uma abordagem integradora: estudo de caso no setor hoteleiro em Curitiba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Rivanda Meira
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Hocayen-da-Silva, Antônio João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/420
Resumo: Os hotéis em Curitiba estão mudando suas estratégias para enfrentar a concorrência das redes hoteleiras nacionais e internacionais que se instalaram na cidade. A pressão decorrente da mudança ambiental tem exigido dos empreendimentos hoteleiros locais a busca da obtenção de vantagens competitivas para garantir sua sobrevivência. O objetivo deste estudo foi analisar o ambiente competitivo e a obtenção de vantagens competitivas em um hotel de Curitiba a partir do modelo da Abordagem Integradora proposto por Kim e Oh em 2004, que, além de considerar os aspectos internos e externos, por meio da Abordagem das Cinco Forças de Porter e da Abordagem Baseada em Recursos, considera ainda a Abordagem Relacional, a qual defende a obtenção de vantagens competitivas a partir dos relacionamentos interorganizacionais. Um estudo de caso foi realizado com seis entrevistas pessoais semiestruturadas com proprietário, diretores e gerentes, em uma empresa do setor hoteleiro de Curitiba. Foi verificado que em termos de recursos internos, as mudanças estratégicas se caracterizam como reativas em relação às pressões ambientais. Sobressaíram-se reformas nas instalações e modificações na estrutura organizacional, visando tornar a gestão mais eficiente. No que diz respeito às forças competitivas externas, ressalta-se o poder de negociação dos clientes institucionais, buscando conquistar elevado padrão de qualidade com preço baixo. Foi possível constatar também, que os gestores do hotel, apesar de acreditarem que sempre é positiva a formação de alianças e parcerias, não possuem uma visão estratégica a respeito dos relacionamentos interorganizacionais, capaz de identificar e explorar os benefícios oriundos dessa cooperação. _____________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: Curitiba’s hotels are changing their strategies to face competition of national and international chains that are settling in the city. The pressure that is resulting of these environmental changes has demanded from local enterprises to search for competitive advantages for its survival. This study has as objective to analyze the competitive environment and the pursuit for competitive advantages in a hotel located in Curitiba, from the point of view of the Integrated Approach of Kim and Oh from 2004, that besides considering internal aspects and external, from the Porter’s five-forces approach, the resources-based approach, adds the Relational-approach, which claims the gain of competitive advantages from interfirm relationships. A case study was developed and six personal semistructured interviews had been carried with out with the owner, directors and managers in one hospitality firm in Curitiba. It was observed out that in terms of internal resources the strategic changes were characterized as a reaction in relation to external pressures. It can be pointed the physical renovation and changes on the organization structure that aim to make the management more efficient. Regarding external competitive forces it can be highlighted the negotiation power of institutional clients that were looking for high quality standards with low price. It was also possible to observe that hotel mangers, despite saying that it is always positive to cultivate networks and relations, do not have a strategic vision regarding interfirm relationships and are not able to identify and explore the benefits from these cooperation.
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