A Hidrovia Tietê-Paraná e as redes intermodais: o caso do Porto de Pederneiras-SP
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/870 |
Resumo: | A mundialização do capital se caracteriza pela existência de espaços em transformação, decorrentes da própria lógica do sistema capitalista. Dessa maneira, é notório que o crescimento da produção da natureza, das paisagens materiais e dos meios de produção conduz a um aumento progressivo da divisão do trabalho e das contradições sociais, diante de uma dialética intrínseca aos diferentes espaços geográficos. A acumulação de capitais no limiar do século XXI se baseia em processos de re-ordenamentos, como os de caráter técnico-científico-informacional e público-privado, resultando num desenvolvimento desigual entre os diferentes territórios. As ações, articulações e investimentos do capital privado são fatores que possibilitam a existência desses antagonismos. Assim, o Porto Intermodal de Pederneiras-SP, que integra o sistema de circulação e transportes Tietê-Paraná, representa a utilização da intermodalidade visando não somente a otimização do transporte de mercadorias, mas também a integração de diferentes territórios. _________________________________________________________________________________________ RESUMÉN: La mundialización del capital se caracteriza pela existencia de espacios en transformación, resultantes de la propia lógica del sistema capitalista. Así, es notorio que el crecimiento de la producción de la naturaleza, de las paisajes materiales y del medios de producción resulta en el aumento progresivo de la división del trabajo y de las contradicciones sociales, mediante una dialéctica intrínseca a los diferentes espacios geográficos. La acumulación de capitales en el liminar del siglo XXI se organiza en procesos de reordenamientos, como el técnico-científico-informacional e público-privado, resultando en el desenvolvimiento desiguale en los diferentes territorios. Las acciones, articulaciones y aplicaciones del capital privado son factores que posibilitan la existencia de los antagonismos. Así, el Puerto Intermodal de Pederneiras-SP, que integra el sistema de circulación y transportes Tietê-Paraná, representa la utilización de la intermodalidad visando no apenas la optimización del transporte de mercancías, pero también la integración de los diferentes territorios. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The mundialization of capital is characterized by the existence of spaces in transformation resulted from the logic of the capitalistic system. Thus, it’s notorious that the growth of nature production, material landscapes and productive forces lead to a progressive increase of the work division and social antagonisms, in front of a dialectic common to different geographic spaces. The capital accumulation in the beginning of the 21st century is based on the reorganization of technical, scientific, informative and public private proceedings, resulting in an unequal development among the different territories. The actions, articulations and investments on private capital are factors that enable the existence of these contradictions. Thus, the Intermodal Harbor of Pederneiras-SP, which links the Tietê-Paraná circulation and transportation systems, represents the use of the intermodality aiming not only the improvement on merchandises transportation, but also the integration of different territories. |
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Felipe Junior, Nelson FernandesSilveira, Márcio Rogério2014-02-03T23:17:53Z2014-02-03T23:17:53Z2008FELIPE JUNIOR, N. F.; SILVEIRA, M. R. A Hidrovia Tietê-Paraná e as redes intermodais: o caso do Porto de Pederneiras-SP. Formação Online, v. 1, n. 15, 2008. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/formacao/article/view/738>. Acesso em: 3 fev. 2014.2178-7298https://ri.ufs.br/handle/riufs/870Todos os direitos reservados à publicação. A reprodução integral e/ou parcial da revista é permitida somente se citada a fonte.A mundialização do capital se caracteriza pela existência de espaços em transformação, decorrentes da própria lógica do sistema capitalista. Dessa maneira, é notório que o crescimento da produção da natureza, das paisagens materiais e dos meios de produção conduz a um aumento progressivo da divisão do trabalho e das contradições sociais, diante de uma dialética intrínseca aos diferentes espaços geográficos. A acumulação de capitais no limiar do século XXI se baseia em processos de re-ordenamentos, como os de caráter técnico-científico-informacional e público-privado, resultando num desenvolvimento desigual entre os diferentes territórios. As ações, articulações e investimentos do capital privado são fatores que possibilitam a existência desses antagonismos. Assim, o Porto Intermodal de Pederneiras-SP, que integra o sistema de circulação e transportes Tietê-Paraná, representa a utilização da intermodalidade visando não somente a otimização do transporte de mercadorias, mas também a integração de diferentes territórios. _________________________________________________________________________________________ RESUMÉN: La mundialización del capital se caracteriza pela existencia de espacios en transformación, resultantes de la propia lógica del sistema capitalista. Así, es notorio que el crecimiento de la producción de la naturaleza, de las paisajes materiales y del medios de producción resulta en el aumento progresivo de la división del trabajo y de las contradicciones sociales, mediante una dialéctica intrínseca a los diferentes espacios geográficos. La acumulación de capitales en el liminar del siglo XXI se organiza en procesos de reordenamientos, como el técnico-científico-informacional e público-privado, resultando en el desenvolvimiento desiguale en los diferentes territorios. Las acciones, articulaciones y aplicaciones del capital privado son factores que posibilitan la existencia de los antagonismos. Así, el Puerto Intermodal de Pederneiras-SP, que integra el sistema de circulación y transportes Tietê-Paraná, representa la utilización de la intermodalidad visando no apenas la optimización del transporte de mercancías, pero también la integración de los diferentes territorios. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The mundialization of capital is characterized by the existence of spaces in transformation resulted from the logic of the capitalistic system. Thus, it’s notorious that the growth of nature production, material landscapes and productive forces lead to a progressive increase of the work division and social antagonisms, in front of a dialectic common to different geographic spaces. The capital accumulation in the beginning of the 21st century is based on the reorganization of technical, scientific, informative and public private proceedings, resulting in an unequal development among the different territories. 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Thus, the Intermodal Harbor of Pederneiras-SP, which links the Tietê-Paraná circulation and transportation systems, represents the use of the intermodality aiming not only the improvement on merchandises transportation, but also the integration of different territories.Programa de Pós-Graduação em Geografia da FCT/UNESPTransporte fluvialMercadoriasCapitalInfra-estruturaLogísticaPorto Intermodal de PederneirasA Hidrovia Tietê-Paraná e as redes intermodais: o caso do Porto de Pederneiras-SPLa Hidrovia Tietê-Paraná y las reds intermodales: el caso del Puerto de Pederneiras-SPThe Tietê-Paraná waterway and intermodal nets: the case of Pederneiras-SP Harborinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILHidroviaTiete-Parana.pdf.jpgHidroviaTiete-Parana.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1753https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/870/4/HidroviaTiete-Parana.pdf.jpgca9357e797915b600aa516b7c2f258ccMD54ORIGINALHidroviaTiete-Parana.pdfHidroviaTiete-Parana.pdfapplication/pdf162909https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/870/1/HidroviaTiete-Parana.pdf0a13cc43034c9ed80f6ea3c9b25cf9c7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/870/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTHidroviaTiete-Parana.pdf.txtHidroviaTiete-Parana.pdf.txtExtracted texttext/plain41291https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/870/3/HidroviaTiete-Parana.pdf.txta639c6a01ea52580bac1588ec13979a3MD53riufs/8702014-02-04 02:00:15.295oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2014-02-04T05:00:15Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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