A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5125 |
Resumo: | This research emphasized the didactic engineering methodology developed by Michele Artigue to try to identify the difficulties students, who are in the sixth grade of the elementary school of a public school in Aracaju, have regarding the interpretation of arithmetic problems. We applied a didactic sequence composed by six activities based on Dante´s book (Problem formulation and solving) and inspired by Brousseau´s didactic situations theory. The sequence was analysed according to the Polya schemes. At the end of this analysis we were able to answer the questions of our research. Based on the results, we concluded that, to solve an arithmetic problem situation, it is necessary that the students understand not only the questions proposed, but the students also have to understand the concepts, and they have to be able to develop appropriate algorithms according to each situation and also to want to solve the proposed problem. |
id |
UFS-2_4b2f441b532d633b1c70dcfa37592e78 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/5125 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Melo, Suzana Gama dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/2177713463189438Silva, Veleida Anahí dahttp://lattes.cnpq.br/78552128365170152017-09-26T18:15:05Z2017-09-26T18:15:05Z2015-03-06MELO, Suzana Gama dos Santos. A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju. 2015. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015.https://ri.ufs.br/handle/riufs/5125This research emphasized the didactic engineering methodology developed by Michele Artigue to try to identify the difficulties students, who are in the sixth grade of the elementary school of a public school in Aracaju, have regarding the interpretation of arithmetic problems. We applied a didactic sequence composed by six activities based on Dante´s book (Problem formulation and solving) and inspired by Brousseau´s didactic situations theory. The sequence was analysed according to the Polya schemes. At the end of this analysis we were able to answer the questions of our research. Based on the results, we concluded that, to solve an arithmetic problem situation, it is necessary that the students understand not only the questions proposed, but the students also have to understand the concepts, and they have to be able to develop appropriate algorithms according to each situation and also to want to solve the proposed problem.A presente pesquisa enfatizou a metodologia da engenharia didática difundida por Michele Artigue, procurando fazer um estudo das dificuldades apresentadas em relação à interpretação de problemas de aritmética em uma turma de sexto ano do ensino fundamental de uma escola pública de Aracaju. Para isto, aplicamos uma sequência didática, seguida por seis atividades baseadas na formulação e resolução de problemas no livro de Dante (2010), e inspirada na teoria das situações didáticas de Brousseau. Para análise da sequência, foram utilizados os esquemas de Polya (2007) para responder os questionamentos ao final dessa análise. Os resultados encontrados refletem que no universo da resolução de uma situação problema envolvendo aritmética, além da compreensão do enunciado das questões, faz-se necessário entender conceitos e possuir habilidades capazes de desenvolver os algoritmos apropriados para cada tipo de situação, como também possuir disposição e aspiração para resolver o problema proposto.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFSBREngenharia didáticaTeoria das situações didáticasSequência didáticaResolução de problemasDidactic engineeringDidactic situations theoryTeaching sequenceTroubleshootingCNPQ::OUTROS::CIENCIASA interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracajuinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALSUZANA_GAMA_SANTOS_MELO.pdfapplication/pdf928450https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5125/1/SUZANA_GAMA_SANTOS_MELO.pdf2c8ffd31375b3724a8732b6e5f2b6020MD51TEXTSUZANA_GAMA_SANTOS_MELO.pdf.txtSUZANA_GAMA_SANTOS_MELO.pdf.txtExtracted texttext/plain111392https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5125/2/SUZANA_GAMA_SANTOS_MELO.pdf.txt5d52079dafab38291eb8c19d25f5d233MD52THUMBNAILSUZANA_GAMA_SANTOS_MELO.pdf.jpgSUZANA_GAMA_SANTOS_MELO.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1310https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5125/3/SUZANA_GAMA_SANTOS_MELO.pdf.jpg4361eeed144ad7d87ee87ee2317277cbMD53riufs/51252017-11-28 17:17:47.401oai:ufs.br:riufs/5125Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-28T20:17:47Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju |
title |
A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju |
spellingShingle |
A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju Melo, Suzana Gama dos Santos Engenharia didática Teoria das situações didáticas Sequência didática Resolução de problemas Didactic engineering Didactic situations theory Teaching sequence Troubleshooting CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
title_short |
A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju |
title_full |
A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju |
title_fullStr |
A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju |
title_full_unstemmed |
A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju |
title_sort |
A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju |
author |
Melo, Suzana Gama dos Santos |
author_facet |
Melo, Suzana Gama dos Santos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo, Suzana Gama dos Santos |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2177713463189438 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Veleida Anahí da |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7855212836517015 |
contributor_str_mv |
Silva, Veleida Anahí da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia didática Teoria das situações didáticas Sequência didática Resolução de problemas |
topic |
Engenharia didática Teoria das situações didáticas Sequência didática Resolução de problemas Didactic engineering Didactic situations theory Teaching sequence Troubleshooting CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Didactic engineering Didactic situations theory Teaching sequence Troubleshooting |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::OUTROS::CIENCIAS |
description |
This research emphasized the didactic engineering methodology developed by Michele Artigue to try to identify the difficulties students, who are in the sixth grade of the elementary school of a public school in Aracaju, have regarding the interpretation of arithmetic problems. We applied a didactic sequence composed by six activities based on Dante´s book (Problem formulation and solving) and inspired by Brousseau´s didactic situations theory. The sequence was analysed according to the Polya schemes. At the end of this analysis we were able to answer the questions of our research. Based on the results, we concluded that, to solve an arithmetic problem situation, it is necessary that the students understand not only the questions proposed, but the students also have to understand the concepts, and they have to be able to develop appropriate algorithms according to each situation and also to want to solve the proposed problem. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-03-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-26T18:15:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-26T18:15:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
MELO, Suzana Gama dos Santos. A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju. 2015. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/5125 |
identifier_str_mv |
MELO, Suzana Gama dos Santos. A interpretação de enunciados em problemas de aritmética : um estudo das dificuldades dos alunos dos sextos anos do ensino fundamental em uma escola estadual de Aracaju. 2015. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2015. |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/5125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5125/1/SUZANA_GAMA_SANTOS_MELO.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5125/2/SUZANA_GAMA_SANTOS_MELO.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5125/3/SUZANA_GAMA_SANTOS_MELO.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2c8ffd31375b3724a8732b6e5f2b6020 5d52079dafab38291eb8c19d25f5d233 4361eeed144ad7d87ee87ee2317277cb |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110822020808704 |