A intermodalidade na Europa e no Brasil: o Porto de Pederneiras-SP como ponto nodal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felipe Junior, Nelson Fernandes
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Silveira, Márcio Rogério
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/871
Resumo: A globalização se caracteriza pela existência de espaços mutantes, que são decorrentes da própria lógica do sistema capitalista. Partindo dessa premissa, a produção do espaço e da paisagem, a partir das forças produtivas, conduz a um aumento da divisão do trabalho e das contradições sociais, diante de uma dialética intrínseca aos diferentes espaços geográficos. A acumulação de capitais no limiar do século XXI se baseia em processos de re-ordenamentos, como os de caráter técnico-científico-informacional e público-privado, resultando num desenvolvimento desigual entre os diferentes territórios, sendo que as ações, articulações e investimentos públicos e privados são fatores que possibilitam a existência desses antagonismos. Tal fato caracteriza as diferentes realidades brasileira e européia no que tange à integração dos diferentes modais de transporte de cargas e passageiros, bem como as políticas do setor. Assim, o Porto Intermodal de Pederneiras-SP, que integra o sistema de circulação e transportes Tietê-Paraná, representa a utilização da intermodalidade visando a otimização do transporte de mercadorias e a integração de diferentes territórios. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: Globalization is characterized by the existence of changeable spaces, resulting from the own capitalist system. The production of the space and landscape from productive forces leads to an increase of the work division and the social contradictions, facing the dialectic of different geographic spaces. The capital accumulation on the beginning of the 21st century is based on reordering procedures, such as the technical-scientific-informational and public-private ones, resulting in an unequal development among the territories, and the actions, articulations and public investments are factors that enable the existence of these antagonisms. It characterizes the Brazilian and European different realities regarding the integration of different modals of load and passenger, such as the politics of the sector. Thus, the Intermodal Harbor of Pederneiras, which integrates the system of circulation and transportation Tietê-Paraná, represents the use of intermodality to the optimization of commodities transportation and the integration of different territories.
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A acumulação de capitais no limiar do século XXI se baseia em processos de re-ordenamentos, como os de caráter técnico-científico-informacional e público-privado, resultando num desenvolvimento desigual entre os diferentes territórios, sendo que as ações, articulações e investimentos públicos e privados são fatores que possibilitam a existência desses antagonismos. Tal fato caracteriza as diferentes realidades brasileira e européia no que tange à integração dos diferentes modais de transporte de cargas e passageiros, bem como as políticas do setor. Assim, o Porto Intermodal de Pederneiras-SP, que integra o sistema de circulação e transportes Tietê-Paraná, representa a utilização da intermodalidade visando a otimização do transporte de mercadorias e a integração de diferentes territórios. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: Globalization is characterized by the existence of changeable spaces, resulting from the own capitalist system. The production of the space and landscape from productive forces leads to an increase of the work division and the social contradictions, facing the dialectic of different geographic spaces. The capital accumulation on the beginning of the 21st century is based on reordering procedures, such as the technical-scientific-informational and public-private ones, resulting in an unequal development among the territories, and the actions, articulations and public investments are factors that enable the existence of these antagonisms. 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