Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Jamison Luiz Barros
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/5129
Resumo: The present study had as main objective to analyze the potentialities of the Multiple Intelligences recognized by Gardner to help mobilize the learning of the notions of Trigonometry through a Didactic Sequence. Data collection focused on 14 (9th grade) students from a school in the city of Gararu / SE / Brazil. The theoretical arguments draw on Gardner's findings (1983, 1995, 1998, 2010), focusing his contributions to learning through the development of Multiple Intelligences Theory and Fonseca (2002, 2010, 2012, 2015) in his arguments that contribute to the Mathematics Education, in focus, the learning of Trigonometry. With the intention of answering the restlessness, that guides this study of - how to mobilize the learning of the notions of Trigonometry (trigonometric reasons in the triangle rectangle - sine, cosine and tangent) in the 9th year of Basic Education according to the Theory of Multiple Intelligences? - Artigue's Didactic Engineering (1988) was chosen as a research methodology based on a sequence of reflexive activities, based on the development stages of this methodology. At the end of this experiment, students' learning about the trigonometric ratios in the right triangle culminated significantly in the interrelationship with the Multiple Intelligences theory, and the results detected presuppose the permanence of expanding the search for understanding And approach of the contents directed to the learning of the notions of Trigonometry.
id UFS-2_b350015c7bed452a371643930e984476
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/5129
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Santos, Jamison Luiz BarrosFonseca, Laerte Silva daSouza, Divanízia de Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/58669108306474012017-09-26T18:15:07Z2017-09-26T18:15:07Z2017-02-16SANTOS, Jamison Luiz Barros. Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas. 2017. 138 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.https://ri.ufs.br/handle/riufs/5129The present study had as main objective to analyze the potentialities of the Multiple Intelligences recognized by Gardner to help mobilize the learning of the notions of Trigonometry through a Didactic Sequence. Data collection focused on 14 (9th grade) students from a school in the city of Gararu / SE / Brazil. The theoretical arguments draw on Gardner's findings (1983, 1995, 1998, 2010), focusing his contributions to learning through the development of Multiple Intelligences Theory and Fonseca (2002, 2010, 2012, 2015) in his arguments that contribute to the Mathematics Education, in focus, the learning of Trigonometry. With the intention of answering the restlessness, that guides this study of - how to mobilize the learning of the notions of Trigonometry (trigonometric reasons in the triangle rectangle - sine, cosine and tangent) in the 9th year of Basic Education according to the Theory of Multiple Intelligences? - Artigue's Didactic Engineering (1988) was chosen as a research methodology based on a sequence of reflexive activities, based on the development stages of this methodology. At the end of this experiment, students' learning about the trigonometric ratios in the right triangle culminated significantly in the interrelationship with the Multiple Intelligences theory, and the results detected presuppose the permanence of expanding the search for understanding And approach of the contents directed to the learning of the notions of Trigonometry.O presente estudo teve como objetivo principal analisar as potencialidades das Inteligências Múltiplas reconhecidas por Gardner, para auxiliar a mobilização da aprendizagem das noções de Trigonometria através de uma Sequência Didática. O levantamento de dados focalizou 14 alunos do (9º ano) de uma escola no município de Gararu/SE/ Brasil. Os argumentos teóricos discorreram dos achados de Gardner (1983, 1995, 1998, 2010), focando suas contribuições para a aprendizagem através do desenvolvimento da Teoria das Inteligências Múltiplas e Fonseca (2002, 2010, 2012, 2015) em seus argumentos que contribuem para a Educação Matemática, em foco, a aprendizagem da Trigonometria. Com o intento de responder a inquietação que norteia este estudo de - como mobilizar a aprendizagem das noções de Trigonometria (razões trigonométricas no triângulo retângulo – seno, cosseno e tangente) no 9º ano do Ensino Fundamental segundo a Teoria das Inteligências Múltiplas? – optou-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática de Artigue (1988) fundamentada em uma sequência de atividades reflexivas, baseadas nas etapas de desenvolvimento desta metodologia. Ao final desta experiência, percebeu-se que a aprendizagem dos alunos no tocante, as razões trigonométricas no triângulo retângulo, culminou de maneira significativa ao interrelacionar com a Teoria das Inteligências Múltiplas, outrossim, os resultados detectados pressupõem a permanência de ampliar a busca pela compreensão e abordagem dos conteúdos direcionados a aprendizagem das noções de Trigonometria.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFSBrasilMatemáticaMatemática (estudo e ensino)Trigonometria (estudo e ensino)Inteligências múltiplasEnsino fundamentalDidáticaNoções trigonométricasEngenharia didáticaMultiple intelligencesTrig notionsDidactic engineeringElementary educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALJAMISON_LUIZ_BARROS_SANTOS.pdfapplication/pdf4693824https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5129/1/JAMISON_LUIZ_BARROS_SANTOS.pdf8b0312a2a1891ae2f1c3adf5c8b36966MD51TEXTJAMISON_LUIZ_BARROS_SANTOS.pdf.txtJAMISON_LUIZ_BARROS_SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain212112https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5129/2/JAMISON_LUIZ_BARROS_SANTOS.pdf.txt728319b187d06b700486269e5ab21b93MD52THUMBNAILJAMISON_LUIZ_BARROS_SANTOS.pdf.jpgJAMISON_LUIZ_BARROS_SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1282https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5129/3/JAMISON_LUIZ_BARROS_SANTOS.pdf.jpgc1aa8cefc5f592fedbd245405a079101MD53riufs/51292017-11-28 17:25:18.982oai:ufs.br:riufs/5129Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-28T20:25:18Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas
title Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas
spellingShingle Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas
Santos, Jamison Luiz Barros
Matemática
Matemática (estudo e ensino)
Trigonometria (estudo e ensino)
Inteligências múltiplas
Ensino fundamental
Didática
Noções trigonométricas
Engenharia didática
Multiple intelligences
Trig notions
Didactic engineering
Elementary education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas
title_full Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas
title_fullStr Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas
title_full_unstemmed Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas
title_sort Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas
author Santos, Jamison Luiz Barros
author_facet Santos, Jamison Luiz Barros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Jamison Luiz Barros
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fonseca, Laerte Silva da
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Souza, Divanízia de Nascimento
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5866910830647401
contributor_str_mv Fonseca, Laerte Silva da
Souza, Divanízia de Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Matemática
Matemática (estudo e ensino)
Trigonometria (estudo e ensino)
Inteligências múltiplas
Ensino fundamental
Didática
Noções trigonométricas
Engenharia didática
topic Matemática
Matemática (estudo e ensino)
Trigonometria (estudo e ensino)
Inteligências múltiplas
Ensino fundamental
Didática
Noções trigonométricas
Engenharia didática
Multiple intelligences
Trig notions
Didactic engineering
Elementary education
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv Multiple intelligences
Trig notions
Didactic engineering
Elementary education
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description The present study had as main objective to analyze the potentialities of the Multiple Intelligences recognized by Gardner to help mobilize the learning of the notions of Trigonometry through a Didactic Sequence. Data collection focused on 14 (9th grade) students from a school in the city of Gararu / SE / Brazil. The theoretical arguments draw on Gardner's findings (1983, 1995, 1998, 2010), focusing his contributions to learning through the development of Multiple Intelligences Theory and Fonseca (2002, 2010, 2012, 2015) in his arguments that contribute to the Mathematics Education, in focus, the learning of Trigonometry. With the intention of answering the restlessness, that guides this study of - how to mobilize the learning of the notions of Trigonometry (trigonometric reasons in the triangle rectangle - sine, cosine and tangent) in the 9th year of Basic Education according to the Theory of Multiple Intelligences? - Artigue's Didactic Engineering (1988) was chosen as a research methodology based on a sequence of reflexive activities, based on the development stages of this methodology. At the end of this experiment, students' learning about the trigonometric ratios in the right triangle culminated significantly in the interrelationship with the Multiple Intelligences theory, and the results detected presuppose the permanence of expanding the search for understanding And approach of the contents directed to the learning of the notions of Trigonometry.
publishDate 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-26T18:15:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-16
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SANTOS, Jamison Luiz Barros. Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas. 2017. 138 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/5129
identifier_str_mv SANTOS, Jamison Luiz Barros. Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas. 2017. 138 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/5129
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5129/1/JAMISON_LUIZ_BARROS_SANTOS.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5129/2/JAMISON_LUIZ_BARROS_SANTOS.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5129/3/JAMISON_LUIZ_BARROS_SANTOS.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8b0312a2a1891ae2f1c3adf5c8b36966
728319b187d06b700486269e5ab21b93
c1aa8cefc5f592fedbd245405a079101
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110688475217920