Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/5129 |
Resumo: | The present study had as main objective to analyze the potentialities of the Multiple Intelligences recognized by Gardner to help mobilize the learning of the notions of Trigonometry through a Didactic Sequence. Data collection focused on 14 (9th grade) students from a school in the city of Gararu / SE / Brazil. The theoretical arguments draw on Gardner's findings (1983, 1995, 1998, 2010), focusing his contributions to learning through the development of Multiple Intelligences Theory and Fonseca (2002, 2010, 2012, 2015) in his arguments that contribute to the Mathematics Education, in focus, the learning of Trigonometry. With the intention of answering the restlessness, that guides this study of - how to mobilize the learning of the notions of Trigonometry (trigonometric reasons in the triangle rectangle - sine, cosine and tangent) in the 9th year of Basic Education according to the Theory of Multiple Intelligences? - Artigue's Didactic Engineering (1988) was chosen as a research methodology based on a sequence of reflexive activities, based on the development stages of this methodology. At the end of this experiment, students' learning about the trigonometric ratios in the right triangle culminated significantly in the interrelationship with the Multiple Intelligences theory, and the results detected presuppose the permanence of expanding the search for understanding And approach of the contents directed to the learning of the notions of Trigonometry. |
id |
UFS-2_b350015c7bed452a371643930e984476 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/5129 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Jamison Luiz BarrosFonseca, Laerte Silva daSouza, Divanízia de Nascimentohttp://lattes.cnpq.br/58669108306474012017-09-26T18:15:07Z2017-09-26T18:15:07Z2017-02-16SANTOS, Jamison Luiz Barros. Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas. 2017. 138 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017.https://ri.ufs.br/handle/riufs/5129The present study had as main objective to analyze the potentialities of the Multiple Intelligences recognized by Gardner to help mobilize the learning of the notions of Trigonometry through a Didactic Sequence. Data collection focused on 14 (9th grade) students from a school in the city of Gararu / SE / Brazil. The theoretical arguments draw on Gardner's findings (1983, 1995, 1998, 2010), focusing his contributions to learning through the development of Multiple Intelligences Theory and Fonseca (2002, 2010, 2012, 2015) in his arguments that contribute to the Mathematics Education, in focus, the learning of Trigonometry. With the intention of answering the restlessness, that guides this study of - how to mobilize the learning of the notions of Trigonometry (trigonometric reasons in the triangle rectangle - sine, cosine and tangent) in the 9th year of Basic Education according to the Theory of Multiple Intelligences? - Artigue's Didactic Engineering (1988) was chosen as a research methodology based on a sequence of reflexive activities, based on the development stages of this methodology. At the end of this experiment, students' learning about the trigonometric ratios in the right triangle culminated significantly in the interrelationship with the Multiple Intelligences theory, and the results detected presuppose the permanence of expanding the search for understanding And approach of the contents directed to the learning of the notions of Trigonometry.O presente estudo teve como objetivo principal analisar as potencialidades das Inteligências Múltiplas reconhecidas por Gardner, para auxiliar a mobilização da aprendizagem das noções de Trigonometria através de uma Sequência Didática. O levantamento de dados focalizou 14 alunos do (9º ano) de uma escola no município de Gararu/SE/ Brasil. Os argumentos teóricos discorreram dos achados de Gardner (1983, 1995, 1998, 2010), focando suas contribuições para a aprendizagem através do desenvolvimento da Teoria das Inteligências Múltiplas e Fonseca (2002, 2010, 2012, 2015) em seus argumentos que contribuem para a Educação Matemática, em foco, a aprendizagem da Trigonometria. Com o intento de responder a inquietação que norteia este estudo de - como mobilizar a aprendizagem das noções de Trigonometria (razões trigonométricas no triângulo retângulo – seno, cosseno e tangente) no 9º ano do Ensino Fundamental segundo a Teoria das Inteligências Múltiplas? – optou-se como metodologia de pesquisa a Engenharia Didática de Artigue (1988) fundamentada em uma sequência de atividades reflexivas, baseadas nas etapas de desenvolvimento desta metodologia. Ao final desta experiência, percebeu-se que a aprendizagem dos alunos no tocante, as razões trigonométricas no triângulo retângulo, culminou de maneira significativa ao interrelacionar com a Teoria das Inteligências Múltiplas, outrossim, os resultados detectados pressupõem a permanência de ampliar a busca pela compreensão e abordagem dos conteúdos direcionados a aprendizagem das noções de Trigonometria.application/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação em Ensino de Ciências e MatemáticaUFSBrasilMatemáticaMatemática (estudo e ensino)Trigonometria (estudo e ensino)Inteligências múltiplasEnsino fundamentalDidáticaNoções trigonométricasEngenharia didáticaMultiple intelligencesTrig notionsDidactic engineeringElementary educationCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOUma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALJAMISON_LUIZ_BARROS_SANTOS.pdfapplication/pdf4693824https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5129/1/JAMISON_LUIZ_BARROS_SANTOS.pdf8b0312a2a1891ae2f1c3adf5c8b36966MD51TEXTJAMISON_LUIZ_BARROS_SANTOS.pdf.txtJAMISON_LUIZ_BARROS_SANTOS.pdf.txtExtracted texttext/plain212112https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5129/2/JAMISON_LUIZ_BARROS_SANTOS.pdf.txt728319b187d06b700486269e5ab21b93MD52THUMBNAILJAMISON_LUIZ_BARROS_SANTOS.pdf.jpgJAMISON_LUIZ_BARROS_SANTOS.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1282https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5129/3/JAMISON_LUIZ_BARROS_SANTOS.pdf.jpgc1aa8cefc5f592fedbd245405a079101MD53riufs/51292017-11-28 17:25:18.982oai:ufs.br:riufs/5129Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2017-11-28T20:25:18Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas |
title |
Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas |
spellingShingle |
Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas Santos, Jamison Luiz Barros Matemática Matemática (estudo e ensino) Trigonometria (estudo e ensino) Inteligências múltiplas Ensino fundamental Didática Noções trigonométricas Engenharia didática Multiple intelligences Trig notions Didactic engineering Elementary education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas |
title_full |
Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas |
title_fullStr |
Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas |
title_full_unstemmed |
Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas |
title_sort |
Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas |
author |
Santos, Jamison Luiz Barros |
author_facet |
Santos, Jamison Luiz Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Jamison Luiz Barros |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fonseca, Laerte Silva da |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Souza, Divanízia de Nascimento |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5866910830647401 |
contributor_str_mv |
Fonseca, Laerte Silva da Souza, Divanízia de Nascimento |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Matemática (estudo e ensino) Trigonometria (estudo e ensino) Inteligências múltiplas Ensino fundamental Didática Noções trigonométricas Engenharia didática |
topic |
Matemática Matemática (estudo e ensino) Trigonometria (estudo e ensino) Inteligências múltiplas Ensino fundamental Didática Noções trigonométricas Engenharia didática Multiple intelligences Trig notions Didactic engineering Elementary education CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Multiple intelligences Trig notions Didactic engineering Elementary education |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
The present study had as main objective to analyze the potentialities of the Multiple Intelligences recognized by Gardner to help mobilize the learning of the notions of Trigonometry through a Didactic Sequence. Data collection focused on 14 (9th grade) students from a school in the city of Gararu / SE / Brazil. The theoretical arguments draw on Gardner's findings (1983, 1995, 1998, 2010), focusing his contributions to learning through the development of Multiple Intelligences Theory and Fonseca (2002, 2010, 2012, 2015) in his arguments that contribute to the Mathematics Education, in focus, the learning of Trigonometry. With the intention of answering the restlessness, that guides this study of - how to mobilize the learning of the notions of Trigonometry (trigonometric reasons in the triangle rectangle - sine, cosine and tangent) in the 9th year of Basic Education according to the Theory of Multiple Intelligences? - Artigue's Didactic Engineering (1988) was chosen as a research methodology based on a sequence of reflexive activities, based on the development stages of this methodology. At the end of this experiment, students' learning about the trigonometric ratios in the right triangle culminated significantly in the interrelationship with the Multiple Intelligences theory, and the results detected presuppose the permanence of expanding the search for understanding And approach of the contents directed to the learning of the notions of Trigonometry. |
publishDate |
2017 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2017-09-26T18:15:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2017-09-26T18:15:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-16 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SANTOS, Jamison Luiz Barros. Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas. 2017. 138 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/5129 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Jamison Luiz Barros. Uma sequência didática para a aprendizagem das noções de trigonometria fundada na teoria das inteligências múltiplas. 2017. 138 f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2017. |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/5129 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFS |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5129/1/JAMISON_LUIZ_BARROS_SANTOS.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5129/2/JAMISON_LUIZ_BARROS_SANTOS.pdf.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/5129/3/JAMISON_LUIZ_BARROS_SANTOS.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8b0312a2a1891ae2f1c3adf5c8b36966 728319b187d06b700486269e5ab21b93 c1aa8cefc5f592fedbd245405a079101 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110688475217920 |