A poesia do sertão : um desejo de articulação de saberes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, José Augusto de
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6443
Resumo: This work presents a proposal for research and improvement of the practices of reading, textual production and reader formation, under the perspectives of contextualization, pertinence of the literary text in the school context, intertextuality, communicative relevance and social practice. It was developed based on the proposal of Maria da Gloria Bordini and Vera Teixeira de Aguiar concerning the formation of the reader, as well as from what formulated RildoCosson in relation to literary literacy. It is proposed here a didactic practice of reading and production from poetry, with the presentation of eight poems with “sertaneja” theme, and highlighting the student reality itself, provide for students of Elementary School (6th grade) the understanding of literature and its social function. The methodology adopted offers activities that aim at the formation of proficient reading and the appropriation of writing, based on the basic sequence of literacy, combined with the receptive method and the use of technological resources, for exampleWhatsApp. Finally, it intends to take the reality of the student into the classroom in a creative, pleasant, dynamic way, from the focus on the theme of “sertão”.
id UFS-2_b7cbbe778853e590898b4c371306104e
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/6443
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Souza, José Augusto deRamalho, Christina Bielinski2017-09-27T19:44:34Z2017-09-27T19:44:34Z2016-12-01SOUZA, José Augusto de. A poesia do sertão : um desejo de articulação de saberes. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2016 .https://ri.ufs.br/handle/riufs/6443This work presents a proposal for research and improvement of the practices of reading, textual production and reader formation, under the perspectives of contextualization, pertinence of the literary text in the school context, intertextuality, communicative relevance and social practice. It was developed based on the proposal of Maria da Gloria Bordini and Vera Teixeira de Aguiar concerning the formation of the reader, as well as from what formulated RildoCosson in relation to literary literacy. It is proposed here a didactic practice of reading and production from poetry, with the presentation of eight poems with “sertaneja” theme, and highlighting the student reality itself, provide for students of Elementary School (6th grade) the understanding of literature and its social function. The methodology adopted offers activities that aim at the formation of proficient reading and the appropriation of writing, based on the basic sequence of literacy, combined with the receptive method and the use of technological resources, for exampleWhatsApp. Finally, it intends to take the reality of the student into the classroom in a creative, pleasant, dynamic way, from the focus on the theme of “sertão”.Este trabalho traz uma proposta de investigação e aprimoramento das práticas de leitura, produção textual e formação do leitor, sob as perspectivas da contextualização, pertinência do texto literário no âmbito escolar, intertextualidade, relevância comunicativa e prática social. Ele foi desenvolvido à luz da proposta de Maria da Glória Bordini e Vera Teixeira de Aguiar concernente à formação do leitor, bem como a partir do que formulou Rildo Cosson em relação ao letramento literário. Propõe-se aqui uma prática didática de leitura e produção a partir da poesia, com a apresentação de oito textos poemas com temática sertaneja, com a finalidade de, destacando a própria realidade discente, proporcionar aos alunos do Ensino Fundamental Maior (6º ano) o entendimento de literatura e sua função social. A metodologia adotada oferece atividades que visam à formação da leitura proficiente e à apropriação da escrita, a partir do modelo de sequência básica do letramento, aliado ao método recepcional e à utilização de recursos tecnológicos, de que é exemplo o WhatsApp. Intenciona, enfim, a partir do enfoque à temática do sertão, levar para a sala de aula a realidade do discente, de modo criativo, prazeroso, dinâmico.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação Profissional em LetrasUFSBrasilFormação do leitorLeituraLetramento literárioPrática socialWhatsappLeitoresRedes sociaisFormation of the readerReadingLiterary literacySocial practiceLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA poesia do sertão : um desejo de articulação de saberesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALJOSÉ_AUGUSTO_SOUZA.pdfapplication/pdf3682143https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6443/1/JOS%c3%89_AUGUSTO_SOUZA.pdfa3db7eaa3df470da89342f375ab87a45MD51TEXTJOSÉ_AUGUSTO_SOUZA.pdf.txtJOSÉ_AUGUSTO_SOUZA.pdf.txtExtracted texttext/plain133640https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6443/2/JOS%c3%89_AUGUSTO_SOUZA.pdf.txt6bd0cd7f85433dcaa5903c9eb1fefdd8MD52THUMBNAILJOSÉ_AUGUSTO_SOUZA.pdf.jpgJOSÉ_AUGUSTO_SOUZA.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1274https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6443/3/JOS%c3%89_AUGUSTO_SOUZA.pdf.jpge846401cbb4faf11651d987fccd243d5MD53riufs/64432018-01-15 20:06:46.608oai:ufs.br:riufs/6443Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-01-15T23:06:46Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv A poesia do sertão : um desejo de articulação de saberes
title A poesia do sertão : um desejo de articulação de saberes
spellingShingle A poesia do sertão : um desejo de articulação de saberes
Souza, José Augusto de
Formação do leitor
Leitura
Letramento literário
Prática social
Whatsapp
Leitores
Redes sociais
Formation of the reader
Reading
Literary literacy
Social practice
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A poesia do sertão : um desejo de articulação de saberes
title_full A poesia do sertão : um desejo de articulação de saberes
title_fullStr A poesia do sertão : um desejo de articulação de saberes
title_full_unstemmed A poesia do sertão : um desejo de articulação de saberes
title_sort A poesia do sertão : um desejo de articulação de saberes
author Souza, José Augusto de
author_facet Souza, José Augusto de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, José Augusto de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramalho, Christina Bielinski
contributor_str_mv Ramalho, Christina Bielinski
dc.subject.por.fl_str_mv Formação do leitor
Leitura
Letramento literário
Prática social
Whatsapp
Leitores
Redes sociais
topic Formação do leitor
Leitura
Letramento literário
Prática social
Whatsapp
Leitores
Redes sociais
Formation of the reader
Reading
Literary literacy
Social practice
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Formation of the reader
Reading
Literary literacy
Social practice
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This work presents a proposal for research and improvement of the practices of reading, textual production and reader formation, under the perspectives of contextualization, pertinence of the literary text in the school context, intertextuality, communicative relevance and social practice. It was developed based on the proposal of Maria da Gloria Bordini and Vera Teixeira de Aguiar concerning the formation of the reader, as well as from what formulated RildoCosson in relation to literary literacy. It is proposed here a didactic practice of reading and production from poetry, with the presentation of eight poems with “sertaneja” theme, and highlighting the student reality itself, provide for students of Elementary School (6th grade) the understanding of literature and its social function. The methodology adopted offers activities that aim at the formation of proficient reading and the appropriation of writing, based on the basic sequence of literacy, combined with the receptive method and the use of technological resources, for exampleWhatsApp. Finally, it intends to take the reality of the student into the classroom in a creative, pleasant, dynamic way, from the focus on the theme of “sertão”.
publishDate 2016
dc.date.issued.fl_str_mv 2016-12-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-27T19:44:34Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-27T19:44:34Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SOUZA, José Augusto de. A poesia do sertão : um desejo de articulação de saberes. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2016 .
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/6443
identifier_str_mv SOUZA, José Augusto de. A poesia do sertão : um desejo de articulação de saberes. 2016. 82 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2016 .
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/6443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação Profissional em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6443/1/JOS%c3%89_AUGUSTO_SOUZA.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6443/2/JOS%c3%89_AUGUSTO_SOUZA.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6443/3/JOS%c3%89_AUGUSTO_SOUZA.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv a3db7eaa3df470da89342f375ab87a45
6bd0cd7f85433dcaa5903c9eb1fefdd8
e846401cbb4faf11651d987fccd243d5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110645419638784