A poesia mediando o letramento literário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Rosivânia de Souza
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/6448
Resumo: This work presents some theoretical and practical considerations about the importance of the lyric genre for the development and expansion of literacy processes of elementary school students, especially the literary literacy. Both the poem, with its structural elements, as several other literary events can be instruments of expansion of linguistic discourse of the student, however, in the classroom, in most cases, these texts are impoverished front of utilitarian and minor approaches significant. Provided the theoretical basis for our consideration the Cosson texts (2011), Dalvi (2013), D'Onofrio (2007), Candide (2006), Zinani and Santos (2004) and Nunes (2009). The work also shows the results of the probe test, applied in public schools, whose assembly and objectives will be detailed. The results served as guidement to propose a methodological tool from the study metalinguistic poems performed in the 9th grade class B of State College Romero, located in Lagarto, during the months of January and April 2015. This proposal , through detailed report, it was based on the analytical study of the lyrical categories advocated by scholars mentioned above.
id UFS-2_b88c3a1a34359e5e53eae03c8a781bed
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/6448
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Menezes, Rosivânia de SouzaRamalho, Christina Bielinskihttp://lattes.cnpq.br/39448889955145822017-09-27T19:44:37Z2017-09-27T19:44:37Z2015-05-28MENEZES , Rosivânia de Souza. A poesia mediando o letramento literário. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015 .https://ri.ufs.br/handle/riufs/6448This work presents some theoretical and practical considerations about the importance of the lyric genre for the development and expansion of literacy processes of elementary school students, especially the literary literacy. Both the poem, with its structural elements, as several other literary events can be instruments of expansion of linguistic discourse of the student, however, in the classroom, in most cases, these texts are impoverished front of utilitarian and minor approaches significant. Provided the theoretical basis for our consideration the Cosson texts (2011), Dalvi (2013), D'Onofrio (2007), Candide (2006), Zinani and Santos (2004) and Nunes (2009). The work also shows the results of the probe test, applied in public schools, whose assembly and objectives will be detailed. The results served as guidement to propose a methodological tool from the study metalinguistic poems performed in the 9th grade class B of State College Romero, located in Lagarto, during the months of January and April 2015. This proposal , through detailed report, it was based on the analytical study of the lyrical categories advocated by scholars mentioned above.Este trabalho objetiva apresentar algumas considerações teóricas e práticas a respeito da importância do gênero lírico para o desenvolvimento e a ampliação dos processos de letramento dos alunos do ensino fundamental, especialmente o letramento literário. Tanto o poema, com os seus elementos estruturais, quanto várias outras manifestações literárias podem ser instrumentos de expansão dos discursos linguísticos do aluno, porém, em sala de aula, na maioria das vezes, esses textos são empobrecidos frente a abordagens utilitárias e pouco significativas. Serviram de embasamento teórico para as nossas considerações os textos de Cosson (2011), Dalvi (2013), D‘Onofrio (2007), Cândido (2006), Zinani e Santos (2004) e Nunes(2009). O trabalho também mostrará os resultados do teste de sondagem, aplicado em rede pública de ensino, cuja montagem e objetivos serão detalhados. Os resultados serviram de norteamento para a proposição de um instrumento metodológico a partir do estudo de poemas metalinguísticos realizado na turma do 9º ano B do Colégio Estadual Sílvio Romero, localizado na cidade de Lagarto, durante os meses de janeiro e abril de 2015. Tal proposta, detalhada através de relato, teve como base o estudo analítico das categorias líricas defendidas por estudiosos citados acima.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESapplication/pdfporUniversidade Federal de SergipePós-Graduação Profissional em LetrasUFSBrasilLetramentoGênero líricoEnsino fundamentalMetodologias de ensinoPoesiaLiteracyLyrical genreElementary schoolTeaching methodologiesLINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASA poesia mediando o letramento literárioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSORIGINALROSIVÂNIA_SOUZA_MENEZES.pdfapplication/pdf3214127https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6448/1/ROSIV%c3%82NIA_SOUZA_MENEZES.pdf6081cc379e7670d760fdad5480dfbeeaMD51TEXTROSIVÂNIA_SOUZA_MENEZES.pdf.txtROSIVÂNIA_SOUZA_MENEZES.pdf.txtExtracted texttext/plain144572https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6448/2/ROSIV%c3%82NIA_SOUZA_MENEZES.pdf.txt92aee76e00bedbdb3e115c29bd2b24ddMD52THUMBNAILROSIVÂNIA_SOUZA_MENEZES.pdf.jpgROSIVÂNIA_SOUZA_MENEZES.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1237https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6448/3/ROSIV%c3%82NIA_SOUZA_MENEZES.pdf.jpgeefc8e3918733cd765ddf99669c1804dMD53riufs/64482018-01-15 20:06:55.236oai:ufs.br:riufs/6448Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2018-01-15T23:06:55Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.por.fl_str_mv A poesia mediando o letramento literário
title A poesia mediando o letramento literário
spellingShingle A poesia mediando o letramento literário
Menezes, Rosivânia de Souza
Letramento
Gênero lírico
Ensino fundamental
Metodologias de ensino
Poesia
Literacy
Lyrical genre
Elementary school
Teaching methodologies
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
title_short A poesia mediando o letramento literário
title_full A poesia mediando o letramento literário
title_fullStr A poesia mediando o letramento literário
title_full_unstemmed A poesia mediando o letramento literário
title_sort A poesia mediando o letramento literário
author Menezes, Rosivânia de Souza
author_facet Menezes, Rosivânia de Souza
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Menezes, Rosivânia de Souza
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ramalho, Christina Bielinski
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3944888995514582
contributor_str_mv Ramalho, Christina Bielinski
dc.subject.por.fl_str_mv Letramento
Gênero lírico
Ensino fundamental
Metodologias de ensino
Poesia
topic Letramento
Gênero lírico
Ensino fundamental
Metodologias de ensino
Poesia
Literacy
Lyrical genre
Elementary school
Teaching methodologies
LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Literacy
Lyrical genre
Elementary school
Teaching methodologies
dc.subject.cnpq.fl_str_mv LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
description This work presents some theoretical and practical considerations about the importance of the lyric genre for the development and expansion of literacy processes of elementary school students, especially the literary literacy. Both the poem, with its structural elements, as several other literary events can be instruments of expansion of linguistic discourse of the student, however, in the classroom, in most cases, these texts are impoverished front of utilitarian and minor approaches significant. Provided the theoretical basis for our consideration the Cosson texts (2011), Dalvi (2013), D'Onofrio (2007), Candide (2006), Zinani and Santos (2004) and Nunes (2009). The work also shows the results of the probe test, applied in public schools, whose assembly and objectives will be detailed. The results served as guidement to propose a methodological tool from the study metalinguistic poems performed in the 9th grade class B of State College Romero, located in Lagarto, during the months of January and April 2015. This proposal , through detailed report, it was based on the analytical study of the lyrical categories advocated by scholars mentioned above.
publishDate 2015
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-05-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-09-27T19:44:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2017-09-27T19:44:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv MENEZES , Rosivânia de Souza. A poesia mediando o letramento literário. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015 .
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/6448
identifier_str_mv MENEZES , Rosivânia de Souza. A poesia mediando o letramento literário. 2015. 85 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Federal de Sergipe, Itabaiana, SE, 2015 .
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/6448
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.publisher.program.fl_str_mv Pós-Graduação Profissional em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6448/1/ROSIV%c3%82NIA_SOUZA_MENEZES.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6448/2/ROSIV%c3%82NIA_SOUZA_MENEZES.pdf.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/6448/3/ROSIV%c3%82NIA_SOUZA_MENEZES.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 6081cc379e7670d760fdad5480dfbeea
92aee76e00bedbdb3e115c29bd2b24dd
eefc8e3918733cd765ddf99669c1804d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110803215646720