The discipline of history and the technologies: a challenge for the present time

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schneider, Simone Weber Cardoso
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Leon, Adriana Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14109
Resumo: Compreendendo que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pode contribuir de forma positiva para a significação do conhecimento histórico e para a motivação dos estudantes no ambiente escolar, investigamos como os professores de História, do 6º ao 9º ano, da Rede Municipal de Ensino da cidade de Pelotas/RS percebem as TIC e como as inserem em sua prática pedagógica. Considerando a quantidade de professores que queríamos acessar e o curto tempo para a realização da pesquisa, optamos pela aplicação de um questionário junto aos docentes da área específica e obtivemos um retorno de 68% dos professores. Constatamos que eles identificam a motivação dos estudantes quando as TIC são utilizadas no espaço escolar; contudo, sua utilização é limitada pela carência de recursos estruturais nas instituições e pela falta de uma formação continuada para os educadores sobre a utilização das TIC na prática pedagógica.
id UFS-3_0318ac8c4016c41f476bf8bdeeb660e6
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14109
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling The discipline of history and the technologies: a challenge for the present time La disciplina de historia y tecnologías: un desafío del tiempo actualA disciplina de história e as tecnologias: um desafio do tempo presente HistoryPedagogical practiceTechnologiesHistoriaPráctica pedagógicaTecnologíasHistóriaPrática pedagógicaTecnologiasCompreendendo que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pode contribuir de forma positiva para a significação do conhecimento histórico e para a motivação dos estudantes no ambiente escolar, investigamos como os professores de História, do 6º ao 9º ano, da Rede Municipal de Ensino da cidade de Pelotas/RS percebem as TIC e como as inserem em sua prática pedagógica. Considerando a quantidade de professores que queríamos acessar e o curto tempo para a realização da pesquisa, optamos pela aplicação de um questionário junto aos docentes da área específica e obtivemos um retorno de 68% dos professores. Constatamos que eles identificam a motivação dos estudantes quando as TIC são utilizadas no espaço escolar; contudo, sua utilização é limitada pela carência de recursos estruturais nas instituições e pela falta de uma formação continuada para os educadores sobre a utilização das TIC na prática pedagógica.Entendiendo que el uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) puede contribuir positivamente al significado del conocimiento histórico y a la motivación de los estudiantes en el entorno escolar, investigamos cómo los profesores de Historia, desde el sexto hasta el noveno grado, de la Red Municipal de Educación de Pelotas / RS percibe las TIC y cómo se insertan en su práctica pedagógica. Teniendo en cuenta la cantidad de maestros a los que queríamos acceder y el poco tiempo para llevar a cabo la investigación, optamos por la aplicación de un cuestionario con maestros en el área específica y obtuvimos un retorno del 68% de los maestros. Descubrimos que identifican la motivación de los estudiantes cuando las TIC se utilizan en el entorno escolar; sin embargo, su uso está limitado por la falta de recursos estructurales en las instituciones y la falta de capacitación continua de educadores sobre el uso de las TIC en la práctica pedagógica.Based on the understanding that the use of Information and Communication Technologies (ICT) can contribute positively to the meaning of historical knowledge and to the motivation of students in the school environment, we investigate, in the Middle School level, from public schools, in the city of Pelotas/RS, how History teachers perceive ICT and how they are used in their pedagogical practice. Considering the number of teachers that we wanted to access and the short time for conducting the research, we opted for the application of an inquiry with the teachers of the specific area and we obtained a return of 68% of the teachers. We found that they identify students' motivation when ICT are used in the school environment; however, its use is limited by the lack of structural resources in the institutions and by the lack of continuing education for educators on the use of ICT in pedagogical practice.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1410910.20952/revtee.v14i33.14109Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e14109Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e14109Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e14109Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e141092358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14109/11666https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14109/13264Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchneider, Simone Weber CardosoLeon, Adriana Duarte2022-12-13T23:50:01Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14109Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-12-13T23:50:01Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv The discipline of history and the technologies: a challenge for the present time
La disciplina de historia y tecnologías: un desafío del tiempo actual
A disciplina de história e as tecnologias: um desafio do tempo presente
title The discipline of history and the technologies: a challenge for the present time
spellingShingle The discipline of history and the technologies: a challenge for the present time
Schneider, Simone Weber Cardoso
History
Pedagogical practice
Technologies
Historia
Práctica pedagógica
Tecnologías
História
Prática pedagógica
Tecnologias
title_short The discipline of history and the technologies: a challenge for the present time
title_full The discipline of history and the technologies: a challenge for the present time
title_fullStr The discipline of history and the technologies: a challenge for the present time
title_full_unstemmed The discipline of history and the technologies: a challenge for the present time
title_sort The discipline of history and the technologies: a challenge for the present time
author Schneider, Simone Weber Cardoso
author_facet Schneider, Simone Weber Cardoso
Leon, Adriana Duarte
author_role author
author2 Leon, Adriana Duarte
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schneider, Simone Weber Cardoso
Leon, Adriana Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv History
Pedagogical practice
Technologies
Historia
Práctica pedagógica
Tecnologías
História
Prática pedagógica
Tecnologias
topic History
Pedagogical practice
Technologies
Historia
Práctica pedagógica
Tecnologías
História
Prática pedagógica
Tecnologias
description Compreendendo que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pode contribuir de forma positiva para a significação do conhecimento histórico e para a motivação dos estudantes no ambiente escolar, investigamos como os professores de História, do 6º ao 9º ano, da Rede Municipal de Ensino da cidade de Pelotas/RS percebem as TIC e como as inserem em sua prática pedagógica. Considerando a quantidade de professores que queríamos acessar e o curto tempo para a realização da pesquisa, optamos pela aplicação de um questionário junto aos docentes da área específica e obtivemos um retorno de 68% dos professores. Constatamos que eles identificam a motivação dos estudantes quando as TIC são utilizadas no espaço escolar; contudo, sua utilização é limitada pela carência de recursos estruturais nas instituições e pela falta de uma formação continuada para os educadores sobre a utilização das TIC na prática pedagógica.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-04-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14109
10.20952/revtee.v14i33.14109
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14109
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v14i33.14109
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14109/11666
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14109/13264
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e14109
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e14109
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e14109
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e14109
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875183270428672