The discipline of history and the technologies: a challenge for the present time
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14109 |
Resumo: | Compreendendo que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pode contribuir de forma positiva para a significação do conhecimento histórico e para a motivação dos estudantes no ambiente escolar, investigamos como os professores de História, do 6º ao 9º ano, da Rede Municipal de Ensino da cidade de Pelotas/RS percebem as TIC e como as inserem em sua prática pedagógica. Considerando a quantidade de professores que queríamos acessar e o curto tempo para a realização da pesquisa, optamos pela aplicação de um questionário junto aos docentes da área específica e obtivemos um retorno de 68% dos professores. Constatamos que eles identificam a motivação dos estudantes quando as TIC são utilizadas no espaço escolar; contudo, sua utilização é limitada pela carência de recursos estruturais nas instituições e pela falta de uma formação continuada para os educadores sobre a utilização das TIC na prática pedagógica. |
id |
UFS-3_0318ac8c4016c41f476bf8bdeeb660e6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14109 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The discipline of history and the technologies: a challenge for the present time La disciplina de historia y tecnologías: un desafío del tiempo actualA disciplina de história e as tecnologias: um desafio do tempo presente HistoryPedagogical practiceTechnologiesHistoriaPráctica pedagógicaTecnologíasHistóriaPrática pedagógicaTecnologiasCompreendendo que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pode contribuir de forma positiva para a significação do conhecimento histórico e para a motivação dos estudantes no ambiente escolar, investigamos como os professores de História, do 6º ao 9º ano, da Rede Municipal de Ensino da cidade de Pelotas/RS percebem as TIC e como as inserem em sua prática pedagógica. Considerando a quantidade de professores que queríamos acessar e o curto tempo para a realização da pesquisa, optamos pela aplicação de um questionário junto aos docentes da área específica e obtivemos um retorno de 68% dos professores. Constatamos que eles identificam a motivação dos estudantes quando as TIC são utilizadas no espaço escolar; contudo, sua utilização é limitada pela carência de recursos estruturais nas instituições e pela falta de uma formação continuada para os educadores sobre a utilização das TIC na prática pedagógica.Entendiendo que el uso de las Tecnologías de la Información y la Comunicación (TIC) puede contribuir positivamente al significado del conocimiento histórico y a la motivación de los estudiantes en el entorno escolar, investigamos cómo los profesores de Historia, desde el sexto hasta el noveno grado, de la Red Municipal de Educación de Pelotas / RS percibe las TIC y cómo se insertan en su práctica pedagógica. Teniendo en cuenta la cantidad de maestros a los que queríamos acceder y el poco tiempo para llevar a cabo la investigación, optamos por la aplicación de un cuestionario con maestros en el área específica y obtuvimos un retorno del 68% de los maestros. Descubrimos que identifican la motivación de los estudiantes cuando las TIC se utilizan en el entorno escolar; sin embargo, su uso está limitado por la falta de recursos estructurales en las instituciones y la falta de capacitación continua de educadores sobre el uso de las TIC en la práctica pedagógica.Based on the understanding that the use of Information and Communication Technologies (ICT) can contribute positively to the meaning of historical knowledge and to the motivation of students in the school environment, we investigate, in the Middle School level, from public schools, in the city of Pelotas/RS, how History teachers perceive ICT and how they are used in their pedagogical practice. Considering the number of teachers that we wanted to access and the short time for conducting the research, we opted for the application of an inquiry with the teachers of the specific area and we obtained a return of 68% of the teachers. We found that they identify students' motivation when ICT are used in the school environment; however, its use is limited by the lack of structural resources in the institutions and by the lack of continuing education for educators on the use of ICT in pedagogical practice.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-04-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1410910.20952/revtee.v14i33.14109Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e14109Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e14109Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e14109Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e141092358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14109/11666https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14109/13264Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchneider, Simone Weber CardosoLeon, Adriana Duarte2022-12-13T23:50:01Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14109Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-12-13T23:50:01Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The discipline of history and the technologies: a challenge for the present time La disciplina de historia y tecnologías: un desafío del tiempo actual A disciplina de história e as tecnologias: um desafio do tempo presente |
title |
The discipline of history and the technologies: a challenge for the present time |
spellingShingle |
The discipline of history and the technologies: a challenge for the present time Schneider, Simone Weber Cardoso History Pedagogical practice Technologies Historia Práctica pedagógica Tecnologías História Prática pedagógica Tecnologias |
title_short |
The discipline of history and the technologies: a challenge for the present time |
title_full |
The discipline of history and the technologies: a challenge for the present time |
title_fullStr |
The discipline of history and the technologies: a challenge for the present time |
title_full_unstemmed |
The discipline of history and the technologies: a challenge for the present time |
title_sort |
The discipline of history and the technologies: a challenge for the present time |
author |
Schneider, Simone Weber Cardoso |
author_facet |
Schneider, Simone Weber Cardoso Leon, Adriana Duarte |
author_role |
author |
author2 |
Leon, Adriana Duarte |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schneider, Simone Weber Cardoso Leon, Adriana Duarte |
dc.subject.por.fl_str_mv |
History Pedagogical practice Technologies Historia Práctica pedagógica Tecnologías História Prática pedagógica Tecnologias |
topic |
History Pedagogical practice Technologies Historia Práctica pedagógica Tecnologías História Prática pedagógica Tecnologias |
description |
Compreendendo que a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) pode contribuir de forma positiva para a significação do conhecimento histórico e para a motivação dos estudantes no ambiente escolar, investigamos como os professores de História, do 6º ao 9º ano, da Rede Municipal de Ensino da cidade de Pelotas/RS percebem as TIC e como as inserem em sua prática pedagógica. Considerando a quantidade de professores que queríamos acessar e o curto tempo para a realização da pesquisa, optamos pela aplicação de um questionário junto aos docentes da área específica e obtivemos um retorno de 68% dos professores. Constatamos que eles identificam a motivação dos estudantes quando as TIC são utilizadas no espaço escolar; contudo, sua utilização é limitada pela carência de recursos estruturais nas instituições e pela falta de uma formação continuada para os educadores sobre a utilização das TIC na prática pedagógica. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-04-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14109 10.20952/revtee.v14i33.14109 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14109 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v14i33.14109 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14109/11666 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14109/13264 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e14109 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e14109 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e14109 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e14109 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875183270428672 |