Jovens em jogo: jogando para construir e refletir
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4515 |
Resumo: | A pesquisa apresentada tem por objetivo conhecer as estratégias usadas pelos jovens quando jogam games e investigar se a imersão em jogos eletrônicos (via computadores) permite a aproximação dos jovens com a linguagem digital favorecendo a sua inclusão digital. Além disso, pretende investigar se, trabalhados de forma psicopedagógica, o jogar permite a construção de um conhecimento que ultrapasse a habilidade em jogá-los. Em sua fase inicial o trabalho de campo está sendo desenvolvido em uma zona favelizada da região norte da cidade do Rio de Janeiro. Uma vez por semana, são desenvolvidas oficinas junto a um grupo de meninos e meninas entre 11 a 14 anos que participam de um projeto mais amplo que oferece diversas atividades. Embora o foco da pesquisa não seja a aprendizagem escolar, há indicações que, transposta para a sala de aula, a dinâmica das oficinas poderia contribuir significativamente para o desenvolvimento do pensamento reflexivo, o que implica positivamente na aprendizagem de conteúdos curriculares. |
id |
UFS-3_0be5107f541a46b0f0b93758a969a6d9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4515 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Jovens em jogo: jogando para construir e refletirA pesquisa apresentada tem por objetivo conhecer as estratégias usadas pelos jovens quando jogam games e investigar se a imersão em jogos eletrônicos (via computadores) permite a aproximação dos jovens com a linguagem digital favorecendo a sua inclusão digital. Além disso, pretende investigar se, trabalhados de forma psicopedagógica, o jogar permite a construção de um conhecimento que ultrapasse a habilidade em jogá-los. Em sua fase inicial o trabalho de campo está sendo desenvolvido em uma zona favelizada da região norte da cidade do Rio de Janeiro. Uma vez por semana, são desenvolvidas oficinas junto a um grupo de meninos e meninas entre 11 a 14 anos que participam de um projeto mais amplo que oferece diversas atividades. Embora o foco da pesquisa não seja a aprendizagem escolar, há indicações que, transposta para a sala de aula, a dinâmica das oficinas poderia contribuir significativamente para o desenvolvimento do pensamento reflexivo, o que implica positivamente na aprendizagem de conteúdos curriculares.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/451510.20952/revtee.v8i17.4515Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 73-84Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 17 (2015): Setembro-Dezembro; 73-84Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 73-84Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 73-842358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4515/3711Ribeiro, Flavia Nizia da FonsecaPedrosa, Stella Maria Peixoto de AzevedoMamede-Neves, Maria Apparecida Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T19:01:12Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4515Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:12Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jovens em jogo: jogando para construir e refletir |
title |
Jovens em jogo: jogando para construir e refletir |
spellingShingle |
Jovens em jogo: jogando para construir e refletir Ribeiro, Flavia Nizia da Fonseca |
title_short |
Jovens em jogo: jogando para construir e refletir |
title_full |
Jovens em jogo: jogando para construir e refletir |
title_fullStr |
Jovens em jogo: jogando para construir e refletir |
title_full_unstemmed |
Jovens em jogo: jogando para construir e refletir |
title_sort |
Jovens em jogo: jogando para construir e refletir |
author |
Ribeiro, Flavia Nizia da Fonseca |
author_facet |
Ribeiro, Flavia Nizia da Fonseca Pedrosa, Stella Maria Peixoto de Azevedo Mamede-Neves, Maria Apparecida Campos |
author_role |
author |
author2 |
Pedrosa, Stella Maria Peixoto de Azevedo Mamede-Neves, Maria Apparecida Campos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Flavia Nizia da Fonseca Pedrosa, Stella Maria Peixoto de Azevedo Mamede-Neves, Maria Apparecida Campos |
description |
A pesquisa apresentada tem por objetivo conhecer as estratégias usadas pelos jovens quando jogam games e investigar se a imersão em jogos eletrônicos (via computadores) permite a aproximação dos jovens com a linguagem digital favorecendo a sua inclusão digital. Além disso, pretende investigar se, trabalhados de forma psicopedagógica, o jogar permite a construção de um conhecimento que ultrapasse a habilidade em jogá-los. Em sua fase inicial o trabalho de campo está sendo desenvolvido em uma zona favelizada da região norte da cidade do Rio de Janeiro. Uma vez por semana, são desenvolvidas oficinas junto a um grupo de meninos e meninas entre 11 a 14 anos que participam de um projeto mais amplo que oferece diversas atividades. Embora o foco da pesquisa não seja a aprendizagem escolar, há indicações que, transposta para a sala de aula, a dinâmica das oficinas poderia contribuir significativamente para o desenvolvimento do pensamento reflexivo, o que implica positivamente na aprendizagem de conteúdos curriculares. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-10-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4515 10.20952/revtee.v8i17.4515 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4515 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v8i17.4515 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4515/3711 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 73-84 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 17 (2015): Setembro-Dezembro; 73-84 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 73-84 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 73-84 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181364117504 |