Jovens em jogo: jogando para construir e refletir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Flavia Nizia da Fonseca
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: Pedrosa, Stella Maria Peixoto de Azevedo, Mamede-Neves, Maria Apparecida Campos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4515
Resumo: A pesquisa apresentada tem por objetivo conhecer as estratégias usadas pelos jovens quando jogam games e investigar se a imersão em jogos eletrônicos (via computadores) permite a aproximação dos jovens com a linguagem digital favorecendo a sua inclusão digital. Além disso, pretende investigar se, trabalhados de forma psicopedagógica, o jogar permite a construção de um conhecimento que ultrapasse a habilidade em jogá-los. Em sua fase inicial o trabalho de campo está sendo desenvolvido em uma zona favelizada da região norte da cidade do Rio de Janeiro. Uma vez por semana, são desenvolvidas oficinas junto a um grupo de meninos e meninas entre 11 a 14 anos que participam de um projeto mais amplo que oferece diversas atividades. Embora o foco da pesquisa não seja a aprendizagem escolar, há indicações que, transposta para a sala de aula, a dinâmica das oficinas poderia contribuir significativamente para o desenvolvimento do pensamento reflexivo, o que implica positivamente na aprendizagem de conteúdos curriculares.
id UFS-3_0be5107f541a46b0f0b93758a969a6d9
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4515
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Jovens em jogo: jogando para construir e refletirA pesquisa apresentada tem por objetivo conhecer as estratégias usadas pelos jovens quando jogam games e investigar se a imersão em jogos eletrônicos (via computadores) permite a aproximação dos jovens com a linguagem digital favorecendo a sua inclusão digital. Além disso, pretende investigar se, trabalhados de forma psicopedagógica, o jogar permite a construção de um conhecimento que ultrapasse a habilidade em jogá-los. Em sua fase inicial o trabalho de campo está sendo desenvolvido em uma zona favelizada da região norte da cidade do Rio de Janeiro. Uma vez por semana, são desenvolvidas oficinas junto a um grupo de meninos e meninas entre 11 a 14 anos que participam de um projeto mais amplo que oferece diversas atividades. Embora o foco da pesquisa não seja a aprendizagem escolar, há indicações que, transposta para a sala de aula, a dinâmica das oficinas poderia contribuir significativamente para o desenvolvimento do pensamento reflexivo, o que implica positivamente na aprendizagem de conteúdos curriculares.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-10-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/451510.20952/revtee.v8i17.4515Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 73-84Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 17 (2015): Setembro-Dezembro; 73-84Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 73-84Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 73-842358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4515/3711Ribeiro, Flavia Nizia da FonsecaPedrosa, Stella Maria Peixoto de AzevedoMamede-Neves, Maria Apparecida Camposinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T19:01:12Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/4515Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:12Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Jovens em jogo: jogando para construir e refletir
title Jovens em jogo: jogando para construir e refletir
spellingShingle Jovens em jogo: jogando para construir e refletir
Ribeiro, Flavia Nizia da Fonseca
title_short Jovens em jogo: jogando para construir e refletir
title_full Jovens em jogo: jogando para construir e refletir
title_fullStr Jovens em jogo: jogando para construir e refletir
title_full_unstemmed Jovens em jogo: jogando para construir e refletir
title_sort Jovens em jogo: jogando para construir e refletir
author Ribeiro, Flavia Nizia da Fonseca
author_facet Ribeiro, Flavia Nizia da Fonseca
Pedrosa, Stella Maria Peixoto de Azevedo
Mamede-Neves, Maria Apparecida Campos
author_role author
author2 Pedrosa, Stella Maria Peixoto de Azevedo
Mamede-Neves, Maria Apparecida Campos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, Flavia Nizia da Fonseca
Pedrosa, Stella Maria Peixoto de Azevedo
Mamede-Neves, Maria Apparecida Campos
description A pesquisa apresentada tem por objetivo conhecer as estratégias usadas pelos jovens quando jogam games e investigar se a imersão em jogos eletrônicos (via computadores) permite a aproximação dos jovens com a linguagem digital favorecendo a sua inclusão digital. Além disso, pretende investigar se, trabalhados de forma psicopedagógica, o jogar permite a construção de um conhecimento que ultrapasse a habilidade em jogá-los. Em sua fase inicial o trabalho de campo está sendo desenvolvido em uma zona favelizada da região norte da cidade do Rio de Janeiro. Uma vez por semana, são desenvolvidas oficinas junto a um grupo de meninos e meninas entre 11 a 14 anos que participam de um projeto mais amplo que oferece diversas atividades. Embora o foco da pesquisa não seja a aprendizagem escolar, há indicações que, transposta para a sala de aula, a dinâmica das oficinas poderia contribuir significativamente para o desenvolvimento do pensamento reflexivo, o que implica positivamente na aprendizagem de conteúdos curriculares.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4515
10.20952/revtee.v8i17.4515
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4515
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v8i17.4515
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/4515/3711
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 73-84
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 17 (2015): Setembro-Dezembro; 73-84
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 73-84
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 17 (2015): Setembro-Dezembro; 73-84
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181364117504