Care! Children are at risk: the dangerousness in digital play
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18880 |
Resumo: | O artigo analisa de que modo o dispositivo da periculosidade é produzido e atualizado nos discursos educacionais de forma a produzir diferentes modos de pensar a relação do brincar das crianças com as tecnologias digitais. Para tanto, realizamos uma análise enunciativa de algumas dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação em Educação. Os discursos indicam para os ‘perigos’ das tecnologias digitais, na perspectiva de que é necessário manter as crianças distantes, pois estaríamos caminhando para o desaparecimento da infância. O dispositivo da periculosidade em operação para fazer funcionar a gestão de risco; produção de subjetividades que estejam atentas aos riscos. |
id |
UFS-3_11f933503b027828c1fcbb92e6c1dd63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18880 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Care! Children are at risk: the dangerousness in digital play¡cuidado! Los niños están en riesgo: la peligrosidad en el juego digitalCuidado! As crianças estão em risco: a periculosidade no brincar digitalCrianças. Brincar. Tecnologias digitais. Periculosidade.Children. Play. Digital technologies. Dangerousness.Niños JugarTecnologías digitalesPeligrosidadO artigo analisa de que modo o dispositivo da periculosidade é produzido e atualizado nos discursos educacionais de forma a produzir diferentes modos de pensar a relação do brincar das crianças com as tecnologias digitais. Para tanto, realizamos uma análise enunciativa de algumas dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação em Educação. Os discursos indicam para os ‘perigos’ das tecnologias digitais, na perspectiva de que é necessário manter as crianças distantes, pois estaríamos caminhando para o desaparecimento da infância. O dispositivo da periculosidade em operação para fazer funcionar a gestão de risco; produção de subjetividades que estejam atentas aos riscos.The article analyzes how the device of dangerousness is produced and updated in educational discourses in order to produce different ways of thinking about the relationship between children's play and digital technologies. To this do so, we performed an enunciative analysis of some dissertations and theses defended in Graduate Programs in Education. The discourses indicate the 'dangers' of digital technologies, in the perspective that it is necessary to keep children distant, because we would be moving towards the disappearance of childhood. The dangerousness device in operation to make risk management work; production of subjectivities that are aware of the risks.El artículo analiza cómo se produce y actualiza el dispositivo de peligrosidad en los discursos educativos para producir diferentes formas de pensar sobre la relación entre el juego infantil y las tecnologías digitales. Para ello, realizamos un análisis enunciativo de algunas disertaciones y tesis defendidas en Programas de Posgrado en Educación. Los discursos indican los "peligros" de las tecnologías digitales, en la perspectiva de que es necesario mantener a los niños alejados, porque estaríamos avanzando hacia la desaparición de la infancia. El dispositivo de peligrosidad en funcionamiento para hacer que la gestión de riesgos funcione; producción de subjetividades conscientes de los riesgos.Revista Tempos e Espaços em Educação2023-11-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1888010.20952/revtee.v16i35.18880Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e18880Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e18880Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e18880Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e188802358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18880/14798Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessHabowski , Adilson CristianoRatto, Cleber2023-11-17T23:36:16Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18880Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-11-17T23:36:16Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Care! Children are at risk: the dangerousness in digital play ¡cuidado! Los niños están en riesgo: la peligrosidad en el juego digital Cuidado! As crianças estão em risco: a periculosidade no brincar digital |
title |
Care! Children are at risk: the dangerousness in digital play |
spellingShingle |
Care! Children are at risk: the dangerousness in digital play Habowski , Adilson Cristiano Crianças. Brincar. Tecnologias digitais. Periculosidade. Children. Play. Digital technologies. Dangerousness. Niños Jugar Tecnologías digitales Peligrosidad |
title_short |
Care! Children are at risk: the dangerousness in digital play |
title_full |
Care! Children are at risk: the dangerousness in digital play |
title_fullStr |
Care! Children are at risk: the dangerousness in digital play |
title_full_unstemmed |
Care! Children are at risk: the dangerousness in digital play |
title_sort |
Care! Children are at risk: the dangerousness in digital play |
author |
Habowski , Adilson Cristiano |
author_facet |
Habowski , Adilson Cristiano Ratto, Cleber |
author_role |
author |
author2 |
Ratto, Cleber |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Habowski , Adilson Cristiano Ratto, Cleber |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças. Brincar. Tecnologias digitais. Periculosidade. Children. Play. Digital technologies. Dangerousness. Niños Jugar Tecnologías digitales Peligrosidad |
topic |
Crianças. Brincar. Tecnologias digitais. Periculosidade. Children. Play. Digital technologies. Dangerousness. Niños Jugar Tecnologías digitales Peligrosidad |
description |
O artigo analisa de que modo o dispositivo da periculosidade é produzido e atualizado nos discursos educacionais de forma a produzir diferentes modos de pensar a relação do brincar das crianças com as tecnologias digitais. Para tanto, realizamos uma análise enunciativa de algumas dissertações e teses defendidas em Programas de Pós-Graduação em Educação. Os discursos indicam para os ‘perigos’ das tecnologias digitais, na perspectiva de que é necessário manter as crianças distantes, pois estaríamos caminhando para o desaparecimento da infância. O dispositivo da periculosidade em operação para fazer funcionar a gestão de risco; produção de subjetividades que estejam atentas aos riscos. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18880 10.20952/revtee.v16i35.18880 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18880 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v16i35.18880 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18880/14798 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e18880 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e18880 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e18880 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e18880 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875185359192064 |