ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva Junior, Paulo Melgaço da
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Ivenicki, Ana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
DOI: 10.20952/revtee.v12i29.9326
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9326
Resumo: O presente artigo se propõe a discutir como o multiculturalismo em suas diversas vertentes pode oferecer subsídios para tematizar as questões de sexualidades, raça, masculinidades e classe social de sala de aula. Neste sentido, abordamos os modos com que alunos/as do 6º ano do ensino fundamental vivenciam as questões e como é possível tentar problematizar verdades essencializadas. Para tanto, procurou-se, nas abordagens metodológicas da pesquisa-ação, os elementos necessários para produzir as informações que foram obtidas por meio de encontros semanais da disciplina “Artes Visuais”. Ao analisar os dados, a partir das questões propostas pelo multiculturalismo, estudos de gênero racialidade e sexualidade, observou-se que as expectativas sobre gênero masculinidades são configuradas a partir da visão heteronormativa.  Assim os dados do estudo mostram preconceitos trazidos, bem como impactos das ações desenvolvidas, no sentido de uma educação multicultural transformadora.
id UFS-3_1b681ca829b8bd2022cdeec1e60cd5fa
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9326
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
spelling ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICAO presente artigo se propõe a discutir como o multiculturalismo em suas diversas vertentes pode oferecer subsídios para tematizar as questões de sexualidades, raça, masculinidades e classe social de sala de aula. Neste sentido, abordamos os modos com que alunos/as do 6º ano do ensino fundamental vivenciam as questões e como é possível tentar problematizar verdades essencializadas. Para tanto, procurou-se, nas abordagens metodológicas da pesquisa-ação, os elementos necessários para produzir as informações que foram obtidas por meio de encontros semanais da disciplina “Artes Visuais”. Ao analisar os dados, a partir das questões propostas pelo multiculturalismo, estudos de gênero racialidade e sexualidade, observou-se que as expectativas sobre gênero masculinidades são configuradas a partir da visão heteronormativa.  Assim os dados do estudo mostram preconceitos trazidos, bem como impactos das ações desenvolvidas, no sentido de uma educação multicultural transformadora.Revista Tempos e Espaços em Educação2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/932610.20952/revtee.v12i29.9326Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 125-144Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 125-144Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 125-144Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 125-1442358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9326/pdfCopyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Junior, Paulo Melgaço daIvenicki, Ana2022-02-09T18:09:27Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9326Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T18:09:27Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
title ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
spellingShingle ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Silva Junior, Paulo Melgaço da
Silva Junior, Paulo Melgaço da
title_short ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_full ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_fullStr ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_full_unstemmed ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
title_sort ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
author Silva Junior, Paulo Melgaço da
author_facet Silva Junior, Paulo Melgaço da
Silva Junior, Paulo Melgaço da
Ivenicki, Ana
Ivenicki, Ana
author_role author
author2 Ivenicki, Ana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva Junior, Paulo Melgaço da
Ivenicki, Ana
description O presente artigo se propõe a discutir como o multiculturalismo em suas diversas vertentes pode oferecer subsídios para tematizar as questões de sexualidades, raça, masculinidades e classe social de sala de aula. Neste sentido, abordamos os modos com que alunos/as do 6º ano do ensino fundamental vivenciam as questões e como é possível tentar problematizar verdades essencializadas. Para tanto, procurou-se, nas abordagens metodológicas da pesquisa-ação, os elementos necessários para produzir as informações que foram obtidas por meio de encontros semanais da disciplina “Artes Visuais”. Ao analisar os dados, a partir das questões propostas pelo multiculturalismo, estudos de gênero racialidade e sexualidade, observou-se que as expectativas sobre gênero masculinidades são configuradas a partir da visão heteronormativa.  Assim os dados do estudo mostram preconceitos trazidos, bem como impactos das ações desenvolvidas, no sentido de uma educação multicultural transformadora.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9326
10.20952/revtee.v12i29.9326
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9326
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v12i29.9326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9326/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 125-144
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 125-144
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 125-144
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 125-144
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1822181571176693760
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.20952/revtee.v12i29.9326