ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
DOI: | 10.20952/revtee.v12i29.9326 |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9326 |
Resumo: | O presente artigo se propõe a discutir como o multiculturalismo em suas diversas vertentes pode oferecer subsídios para tematizar as questões de sexualidades, raça, masculinidades e classe social de sala de aula. Neste sentido, abordamos os modos com que alunos/as do 6º ano do ensino fundamental vivenciam as questões e como é possível tentar problematizar verdades essencializadas. Para tanto, procurou-se, nas abordagens metodológicas da pesquisa-ação, os elementos necessários para produzir as informações que foram obtidas por meio de encontros semanais da disciplina “Artes Visuais”. Ao analisar os dados, a partir das questões propostas pelo multiculturalismo, estudos de gênero racialidade e sexualidade, observou-se que as expectativas sobre gênero masculinidades são configuradas a partir da visão heteronormativa. Assim os dados do estudo mostram preconceitos trazidos, bem como impactos das ações desenvolvidas, no sentido de uma educação multicultural transformadora. |
id |
UFS-3_1b681ca829b8bd2022cdeec1e60cd5fa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9326 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
spelling |
ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICAO presente artigo se propõe a discutir como o multiculturalismo em suas diversas vertentes pode oferecer subsídios para tematizar as questões de sexualidades, raça, masculinidades e classe social de sala de aula. Neste sentido, abordamos os modos com que alunos/as do 6º ano do ensino fundamental vivenciam as questões e como é possível tentar problematizar verdades essencializadas. Para tanto, procurou-se, nas abordagens metodológicas da pesquisa-ação, os elementos necessários para produzir as informações que foram obtidas por meio de encontros semanais da disciplina “Artes Visuais”. Ao analisar os dados, a partir das questões propostas pelo multiculturalismo, estudos de gênero racialidade e sexualidade, observou-se que as expectativas sobre gênero masculinidades são configuradas a partir da visão heteronormativa. Assim os dados do estudo mostram preconceitos trazidos, bem como impactos das ações desenvolvidas, no sentido de uma educação multicultural transformadora.Revista Tempos e Espaços em Educação2019-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/932610.20952/revtee.v12i29.9326Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 125-144Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 125-144Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 125-144Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 125-1442358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9326/pdfCopyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva Junior, Paulo Melgaço daIvenicki, Ana2022-02-09T18:09:27Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/9326Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T18:09:27Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title |
ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA |
spellingShingle |
ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA Silva Junior, Paulo Melgaço da Silva Junior, Paulo Melgaço da |
title_short |
ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title_full |
ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title_fullStr |
ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title_full_unstemmed |
ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA |
title_sort |
ENTRE SEXUALIDADES, MASCULINIDADES E RAÇA: CONTRIBUIÇÕES DO MULTI/ INTERCULTURALISMO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA |
author |
Silva Junior, Paulo Melgaço da |
author_facet |
Silva Junior, Paulo Melgaço da Silva Junior, Paulo Melgaço da Ivenicki, Ana Ivenicki, Ana |
author_role |
author |
author2 |
Ivenicki, Ana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva Junior, Paulo Melgaço da Ivenicki, Ana |
description |
O presente artigo se propõe a discutir como o multiculturalismo em suas diversas vertentes pode oferecer subsídios para tematizar as questões de sexualidades, raça, masculinidades e classe social de sala de aula. Neste sentido, abordamos os modos com que alunos/as do 6º ano do ensino fundamental vivenciam as questões e como é possível tentar problematizar verdades essencializadas. Para tanto, procurou-se, nas abordagens metodológicas da pesquisa-ação, os elementos necessários para produzir as informações que foram obtidas por meio de encontros semanais da disciplina “Artes Visuais”. Ao analisar os dados, a partir das questões propostas pelo multiculturalismo, estudos de gênero racialidade e sexualidade, observou-se que as expectativas sobre gênero masculinidades são configuradas a partir da visão heteronormativa. Assim os dados do estudo mostram preconceitos trazidos, bem como impactos das ações desenvolvidas, no sentido de uma educação multicultural transformadora. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9326 10.20952/revtee.v12i29.9326 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9326 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v12i29.9326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/9326/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 125-144 Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 125-144 Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 125-144 Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 29 (2019): Abril-Junho; 125-144 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1822181571176693760 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.20952/revtee.v12i29.9326 |