Os sentidos da formação humana: perspectivas para uma educação emancipadora e humanizadora
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13383 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo promover uma reflexão acerca dos sentidos da Educação. Assumimos como fato que estamos imersos em uma crise nessa área, a qual tem por base a implantação de modelos de Educação que têm se distanciado de uma formação humanizada e emancipadora. Ao pensarmos em uma Educação revestida de sentido humanista é aos gregos que nos reportamos, pois, foram eles que adotaram um modelo de formação integral capaz de promover o “homem vivo” na sua possibilidade constante de um “vir-a-ser”. O presente estudo teórico de caráter bibliográfico trata de pensar uma formação em que os seres humanos possam compreender-se como cidadãos do mundo, e que, ao desenvolver sua capacidade imaginativa, sejam capazes de tornar-se sensíveis e comprometidos com os seres humanos de outros lugares e de outras culturas, para que se possa vislumbrar possibilidades de vivermos em um mundo democrático, com respeito às diferenças e às complexidades. |
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Os sentidos da formação humana: perspectivas para uma educação emancipadora e humanizadoraEducação. Formação humana. Democracia. Cidadão do mundo. Imaginação narrativa.Este artigo tem como objetivo promover uma reflexão acerca dos sentidos da Educação. Assumimos como fato que estamos imersos em uma crise nessa área, a qual tem por base a implantação de modelos de Educação que têm se distanciado de uma formação humanizada e emancipadora. Ao pensarmos em uma Educação revestida de sentido humanista é aos gregos que nos reportamos, pois, foram eles que adotaram um modelo de formação integral capaz de promover o “homem vivo” na sua possibilidade constante de um “vir-a-ser”. O presente estudo teórico de caráter bibliográfico trata de pensar uma formação em que os seres humanos possam compreender-se como cidadãos do mundo, e que, ao desenvolver sua capacidade imaginativa, sejam capazes de tornar-se sensíveis e comprometidos com os seres humanos de outros lugares e de outras culturas, para que se possa vislumbrar possibilidades de vivermos em um mundo democrático, com respeito às diferenças e às complexidades.Este artículo tiene como objetivo promover una reflexión sobre los significados de la Educación.Tomamos en cuenta que nosotros estamos inmersos en una crisis en ésta área, que se basa en la implementación de modelos educativos que se han distanciado de una formación humanizada y emancipadora. Cuando pensamos en un sentido humanista en la Educación, volvemos a los griegos, que adoptaron el modelo de formación integral capaz de promover al “hombre vivo”en su constante posibilidad de un“devenir”. El presente estúdio teórico de carácter bibliográfico trata de pensar un proceso de Educación en el cual los seres humanos comprendan a ellos mismos como ciudadanos del mundo, y que, al desarrollar su capacidad imaginativa se vuelvan más sensibles y comprometidos con los demás seres humanos, sean ellos de lugares o culturas distintas, para que así, se pueda vislumbrar la posibilidad de vivir enun mundo más democrático, que respeta las diferencias y complejidades.This article has as purpose to promote reflection about the meanings of education. We understand as fact that we are immersed in a crisis in this area, which is based on the implantation of models of education distanced from a humanized and emancipatory perspective. When we think of a humanistic sense of education, we reminded the Greeks, because they adopted a model of integral development able to promote the "living man" in his constant possibility of a "become". In this theoretical study, of bibliographic character, we think a formation in whichthat can understand themselves as citizens of the world, who, by developing their imaginative capacity, are able of become sensitive and committed to humans elsewhere and in other cultures, that makes possible to glimpse possibilities of living in a democratic world, with respect to differences and complexities.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-08-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1338310.20952/revtee.v13i32.13383Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-17Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-17Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-17Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-172358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/13383/10869Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKohls, Rosana Cristina Cocco, RicardoCella, Rosenei2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/13383Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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