Processo investigativo sobre práticas pedagógicas para inserção da dimensão ambiental na formação de professores de Biologia
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3978 |
Resumo: | Este artigo tem por objetivo apresentar os caminhos percorridos para evidenciar, nas práticas pedagógicas dos professores da USP, indícios que permitam vislumbrar a inserção da dimensão ambiental nos currículos de formação de professores de Biologia. A coleta de dados foi realizada em dois momentos: o primeiro com a seleção das disciplinas, por meio da análise de ementas e programas, e o segundo mediante a análise dos depoimentos dos professores. As concepções e práticas dos professores foram verificadas através de entrevistas. Foi possível evidenciar, nas práticas pedagógicas, elementos que permitiam a inserção da dimensão ambiental nos currículos. Sobre ambiente e sustentabilidade, foram identificados: educação para gestão, para conservação e para emancipação. É prudente, ao tratar da dimensão ambiental, que seja considerada a forma como o conhecimento é adquirido e sua importância para a saúde da comunidade. |
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Processo investigativo sobre práticas pedagógicas para inserção da dimensão ambiental na formação de professores de BiologiaEste artigo tem por objetivo apresentar os caminhos percorridos para evidenciar, nas práticas pedagógicas dos professores da USP, indícios que permitam vislumbrar a inserção da dimensão ambiental nos currículos de formação de professores de Biologia. A coleta de dados foi realizada em dois momentos: o primeiro com a seleção das disciplinas, por meio da análise de ementas e programas, e o segundo mediante a análise dos depoimentos dos professores. As concepções e práticas dos professores foram verificadas através de entrevistas. Foi possível evidenciar, nas práticas pedagógicas, elementos que permitiam a inserção da dimensão ambiental nos currículos. Sobre ambiente e sustentabilidade, foram identificados: educação para gestão, para conservação e para emancipação. É prudente, ao tratar da dimensão ambiental, que seja considerada a forma como o conhecimento é adquirido e sua importância para a saúde da comunidade.Revista Tempos e Espaços em Educação2015-08-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/397810.20952/revtee.v0i0.3978Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 Núm. 16 (2015): Maio-Agosto; 125-138Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No 16 (2015): Maio-Agosto; 125-138Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 8 n. 16 (2015): Maio-Agosto; 125-138Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 8 No. 16 (2015): Maio-Agosto; 125-1382358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/3978/3325Araújo, Maria Inêz OliveiraBizzo, Nelioinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-13T19:05:27Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/3978Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:05:27Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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