Transformação das condições de trabalho e emprego de professores universitários no período de ensino à distância: aspectos sócio-psicológicos e avaliação de risco

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ilina, Irina Yurievna
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Buley, Natalya Vladimirovna, Demchenko, Tatiana Sergeevna, Povorina, Elena Vasilevna, Shadskaja, Irina Gennadevna
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16165
Resumo: A transição forçada para o ensino à distância durante a pandemia determinou o desenvolvimento de novos modelos de atividade profissional dos professores universitários. Os resultados da “primeira onda” mostram que a comunidade de professores não estava preparada para a educação a distância não só pela falta de competências e habilidades necessárias para trabalhar no ambiente online, mas também psicologicamente. Em particular, o despreparo psicológico dos professores para a transição dos formatos tradicionais de interação para os remotos, o colapso dos modelos familiares “vivos” de comunicação com alunos e colegas revelou-se uma grande dificuldade. Com base nos resultados da pesquisa, os principais problemas da organização do trabalho remoto dos professores são determinados e as consequências sócio-psicológicas do emprego remoto são reveladas. Os principais grupos de riscos enfrentados pelos professores devido à transição forçada para empregos remotos também são identificados. O impacto dos formatos remotos nas atividades profissionais dos professores não pode ser avaliado de forma inequívoca. Por um lado, no tempo do trabalho remoto, os professores desenvolveram novas habilidades e competências, dominaram tecnologias online inovadoras, conseguiram superar inúmeras lutas psicológicas, etc. Por outro lado, os professores estão cientes de que o necessário processo de transformação da educação não apenas mudará substancialmente sua atividade profissional, mas também levará ao surgimento de papéis sociais e modelos de comportamento profissional fundamentalmente novos. Há um sentimento crescente de mal-estar e confusão na comunidade de ensino e as expectativas negativas associadas à incerteza no mercado de trabalho profissional estão se desenvolvendo.
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Os resultados da “primeira onda” mostram que a comunidade de professores não estava preparada para a educação a distância não só pela falta de competências e habilidades necessárias para trabalhar no ambiente online, mas também psicologicamente. Em particular, o despreparo psicológico dos professores para a transição dos formatos tradicionais de interação para os remotos, o colapso dos modelos familiares “vivos” de comunicação com alunos e colegas revelou-se uma grande dificuldade. Com base nos resultados da pesquisa, os principais problemas da organização do trabalho remoto dos professores são determinados e as consequências sócio-psicológicas do emprego remoto são reveladas. Os principais grupos de riscos enfrentados pelos professores devido à transição forçada para empregos remotos também são identificados. O impacto dos formatos remotos nas atividades profissionais dos professores não pode ser avaliado de forma inequívoca. Por um lado, no tempo do trabalho remoto, os professores desenvolveram novas habilidades e competências, dominaram tecnologias online inovadoras, conseguiram superar inúmeras lutas psicológicas, etc. Por outro lado, os professores estão cientes de que o necessário processo de transformação da educação não apenas mudará substancialmente sua atividade profissional, mas também levará ao surgimento de papéis sociais e modelos de comportamento profissional fundamentalmente novos. Há um sentimento crescente de mal-estar e confusão na comunidade de ensino e as expectativas negativas associadas à incerteza no mercado de trabalho profissional estão se desenvolvendo.The forced transition to distance learning during the pandemic has determined the development of new models of university teachers’ professional activity. The results of the “first wave” show that the community of teachers was not prepared for distance learning not only due to the lack of necessary competencies and skills of working in the online environment but also psychologically. In particular, the psychological unpreparedness of teachers for the transition from traditional formats of interaction to the remote ones, the collapse of the familiar “live” models of communication with students and colleagues turned up to be a major difficulty. Based on the results of research, the key problems of the organization of teachers’ remote work are determined and the socio-psychological consequences of remote employment are revealed. The main groups of risks faced by teachers due to the forced transition to remote employment are also identified. The impact of remote formats on the professional activities of teachers cannot be assessed unequivocally. On the one hand, in the time of remote work, teachers have developed new skills and competencies, mastered innovative online technologies, managed to overcome numerous psychological struggles, etc. On the other hand, teachers are aware that the necessary process of transformation of education will not only substantially change their professional activity but will also lead to the emergence of fundamentally new social roles and models of professional behavior. There is a growing sense of unease and confusion in the teaching community and negative expectations associated with uncertainty in the professional labor market are developing.La transición forzada a la educación a distancia durante la pandemia ha determinado el desarrollo de nuevos modelos de actividad profesional del profesorado universitario. Los resultados de la “primera ola” muestran que la comunidad de profesores no estaba preparada para la educación a distancia no solo por la falta de competencias y habilidades necesarias para trabajar en el entorno en línea sino también psicológicamente. En particular, la falta de preparación psicológica de los docentes para la transición de los formatos tradicionales de interacción a los remotos, el colapso de los modelos familiares de comunicación “en vivo” con estudiantes y colegas resultó ser una gran dificultad. Sobre la base de los resultados de la investigación, se determinan los problemas clave de la organización del trabajo a distancia de los profesores y se revelan las consecuencias sociopsicológicas del empleo a distancia. También se identifican los principales grupos de riesgos a los que se enfrentan los docentes debido a la transición forzada al empleo a distancia. El impacto de los formatos remotos en las actividades profesionales de los profesores no puede evaluarse de forma inequívoca. Por un lado, en la época del trabajo a distancia, los docentes han desarrollado nuevas habilidades y competencias, dominado tecnologías innovadoras en línea, logrado superar numerosas luchas psicológicas, etc. Por otro lado, los docentes son conscientes de que el proceso necesario de transformación de la educación no solo cambiará sustancialmente su actividad profesional, sino que también conducirá al surgimiento de roles sociales y modelos de comportamiento profesional fundamentalmente nuevos. Existe una creciente sensación de malestar y confusión en la comunidad docente y se están desarrollando expectativas negativas asociadas con la incertidumbre en el mercado laboral profesional.Revista Tempos e Espaços em Educação2021-07-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1616510.20952/revtee.v14i33.16165Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 Núm. 33 (2021): Publicação Contínua; e16165Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No 33 (2021): Publicação Contínua; e16165Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 14 n. 33 (2021): Publicação Contínua; e16165Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 14 No. 33 (2021): Publicação Contínua; e161652358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16165/12017https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16165/13340Copyright (c) 2021 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessIlina, Irina YurievnaBuley, Natalya VladimirovnaDemchenko, Tatiana SergeevnaPovorina, Elena VasilevnaShadskaja, Irina Gennadevna2022-12-17T20:05:21Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16165Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-12-17T20:05:21Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
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