Relações dialógicas e educação democrática: a experiência da EMEF Campos Salles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Almeida, Ana Cláudia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Orrú, Sílvia Ester
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11838
Resumo: Subsidiado pelo pensamento democrático e libertário apresentado por Freire, o presente artigo tem por objetivo compreender os fundamentos históricos, teóricos e filosóficos e os princípios dos processos dialógicos democráticos da EMEF Campos Salles. Os procedimentos metodológicos utilizados foram observações, sistemas conversacionais e entrevistas semiestruturadas. As informações foram organizadas em três núcleos de significação: “A Reinvenção da EMEF Campos Salles”, “Relações dialógicas” e “Comunidades de Aprendizagem”. Como resultado, evidenciou-se que os processos dialógicos e democráticos perpassam por toda a constituição da escola como um espaço de acesso ao conhecimento historicamente acumulado, bem como ao sentimento de pertencimento ao espaço social e uma visão emancipatória sobre o papel que ocupam enquanto sujeitos envolvidos no projeto de transformação da escola.
id UFS-3_4ad1ef51a32d24b27cf834a333f6eca6
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11838
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Relações dialógicas e educação democrática: a experiência da EMEF Campos SallesSubsidiado pelo pensamento democrático e libertário apresentado por Freire, o presente artigo tem por objetivo compreender os fundamentos históricos, teóricos e filosóficos e os princípios dos processos dialógicos democráticos da EMEF Campos Salles. Os procedimentos metodológicos utilizados foram observações, sistemas conversacionais e entrevistas semiestruturadas. As informações foram organizadas em três núcleos de significação: “A Reinvenção da EMEF Campos Salles”, “Relações dialógicas” e “Comunidades de Aprendizagem”. Como resultado, evidenciou-se que os processos dialógicos e democráticos perpassam por toda a constituição da escola como um espaço de acesso ao conhecimento historicamente acumulado, bem como ao sentimento de pertencimento ao espaço social e uma visão emancipatória sobre o papel que ocupam enquanto sujeitos envolvidos no projeto de transformação da escola.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-03-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1183810.20952/revtee.v13i32.11838Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-182358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11838/10372Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Almeida, Ana CláudiaOrrú, Sílvia Ester2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11838Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Relações dialógicas e educação democrática: a experiência da EMEF Campos Salles
title Relações dialógicas e educação democrática: a experiência da EMEF Campos Salles
spellingShingle Relações dialógicas e educação democrática: a experiência da EMEF Campos Salles
de Oliveira Almeida, Ana Cláudia
title_short Relações dialógicas e educação democrática: a experiência da EMEF Campos Salles
title_full Relações dialógicas e educação democrática: a experiência da EMEF Campos Salles
title_fullStr Relações dialógicas e educação democrática: a experiência da EMEF Campos Salles
title_full_unstemmed Relações dialógicas e educação democrática: a experiência da EMEF Campos Salles
title_sort Relações dialógicas e educação democrática: a experiência da EMEF Campos Salles
author de Oliveira Almeida, Ana Cláudia
author_facet de Oliveira Almeida, Ana Cláudia
Orrú, Sílvia Ester
author_role author
author2 Orrú, Sílvia Ester
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Almeida, Ana Cláudia
Orrú, Sílvia Ester
description Subsidiado pelo pensamento democrático e libertário apresentado por Freire, o presente artigo tem por objetivo compreender os fundamentos históricos, teóricos e filosóficos e os princípios dos processos dialógicos democráticos da EMEF Campos Salles. Os procedimentos metodológicos utilizados foram observações, sistemas conversacionais e entrevistas semiestruturadas. As informações foram organizadas em três núcleos de significação: “A Reinvenção da EMEF Campos Salles”, “Relações dialógicas” e “Comunidades de Aprendizagem”. Como resultado, evidenciou-se que os processos dialógicos e democráticos perpassam por toda a constituição da escola como um espaço de acesso ao conhecimento historicamente acumulado, bem como ao sentimento de pertencimento ao espaço social e uma visão emancipatória sobre o papel que ocupam enquanto sujeitos envolvidos no projeto de transformação da escola.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11838
10.20952/revtee.v13i32.11838
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11838
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v13i32.11838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/11838/10372
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182745092096