Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira: o papel da metodologia de trabalho de projeto
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16945 |
Resumo: | O início da carreira docente é um período desafiador para o desenvolvimento das práticas educativas de um professor, sendo fundamental para o seu desenvolvimento profissional. Este estudo tem como objetivo compreender o papel da Metodologia de trabalho de projeto no desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira. A análise qualitativa realizada é baseada nos dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a oito professores iniciantes. Os resultados mostram que os professores iniciantes apresentam algumas dificuldades em integrar este método nas suas práticas de ensino, o que poderia ser atenuado através de uma colaboração mais consistente entre as instituições de formação inicial de professores e as escolas, a fim de facilitar a sua integração na carreira docente e o seu desenvolvimento profissional. |
id |
UFS-3_782923c1b44f0d18a98df0d98e9b2664 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16945 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira: o papel da metodologia de trabalho de projetoDesarrollo profesional de profesores principiantes de educación básica: el papel de la metodología de trabajo por proyectosProfessional development of elementary school teachers at the beginning of their careers: the role of project-based learningBeginning teachersInduction phaseLearner-centred educationProject-based learningProfessional developmentDesarrollo profesionalEnseñanza centrada en el alumnoFase de inducciónMetodología de trabajo por proyectosProfesores principiantesDesenvolvimento profissionalEnsino centrado no alunoFase de induçãoMetodologia de trabalho de projetoO início da carreira docente é um período desafiador para o desenvolvimento das práticas educativas de um professor, sendo fundamental para o seu desenvolvimento profissional. Este estudo tem como objetivo compreender o papel da Metodologia de trabalho de projeto no desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira. A análise qualitativa realizada é baseada nos dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a oito professores iniciantes. Os resultados mostram que os professores iniciantes apresentam algumas dificuldades em integrar este método nas suas práticas de ensino, o que poderia ser atenuado através de uma colaboração mais consistente entre as instituições de formação inicial de professores e as escolas, a fim de facilitar a sua integração na carreira docente e o seu desenvolvimento profissional.El inicio de la carrera docente es un período desafiante para el desarrollo de las prácticas educativas del profesor, siendo fundamental para su desarrollo profesional. Este estudio tiene como objetivo comprender el papel de la metodología de trabajo por proyectos en el desarrollo profesional de los profesores de educación básica al inicio de sus carreras. El análisis cualitativo realizado se basa en datos recopilados a través de entrevistas semiestructuradas con ocho profesores principiantes. Los resultados muestran que los profesores principiantes tienen algunas dificultades para integrar este método en sus prácticas docentes, lo que podría mitigarse mediante una colaboración más consistente entre las instituciones de formación inicial del profesorado y las escuelas, con el fin de facilitar su integración en la carrera docente y su desarrollo profesional.The beginning of a teacher's career is a challenging period for the development of their educational practices, being essential for their professional development. This study aims to understand the role of Project-based learning in the professional development of elementary school teachers at the beginning of their careers. The qualitative analysis carried out is based on the data collected through semi-structured interviews to eight beginning teachers. Results show that beginning teachers show some difficulties in integrating these methods in their teaching practices, which could be lightened through a more consistent collaboration between initial teacher education institutions and schools, in order to facilitate their career integration and professional development.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1694510.20952/revtee.v15i34.16945Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e16945Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e16945Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e16945Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e169452358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16945/12498https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16945/13905Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTempera, TiagoTinoca, Luís2023-06-04T17:35:14Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16945Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-04T17:35:14Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira: o papel da metodologia de trabalho de projeto Desarrollo profesional de profesores principiantes de educación básica: el papel de la metodología de trabajo por proyectos Professional development of elementary school teachers at the beginning of their careers: the role of project-based learning |
title |
Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira: o papel da metodologia de trabalho de projeto |
spellingShingle |
Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira: o papel da metodologia de trabalho de projeto Tempera, Tiago Beginning teachers Induction phase Learner-centred education Project-based learning Professional development Desarrollo profesional Enseñanza centrada en el alumno Fase de inducción Metodología de trabajo por proyectos Profesores principiantes Desenvolvimento profissional Ensino centrado no aluno Fase de indução Metodologia de trabalho de projeto |
title_short |
Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira: o papel da metodologia de trabalho de projeto |
title_full |
Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira: o papel da metodologia de trabalho de projeto |
title_fullStr |
Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira: o papel da metodologia de trabalho de projeto |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira: o papel da metodologia de trabalho de projeto |
title_sort |
Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira: o papel da metodologia de trabalho de projeto |
author |
Tempera, Tiago |
author_facet |
Tempera, Tiago Tinoca, Luís |
author_role |
author |
author2 |
Tinoca, Luís |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tempera, Tiago Tinoca, Luís |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Beginning teachers Induction phase Learner-centred education Project-based learning Professional development Desarrollo profesional Enseñanza centrada en el alumno Fase de inducción Metodología de trabajo por proyectos Profesores principiantes Desenvolvimento profissional Ensino centrado no aluno Fase de indução Metodologia de trabalho de projeto |
topic |
Beginning teachers Induction phase Learner-centred education Project-based learning Professional development Desarrollo profesional Enseñanza centrada en el alumno Fase de inducción Metodología de trabajo por proyectos Profesores principiantes Desenvolvimento profissional Ensino centrado no aluno Fase de indução Metodologia de trabalho de projeto |
description |
O início da carreira docente é um período desafiador para o desenvolvimento das práticas educativas de um professor, sendo fundamental para o seu desenvolvimento profissional. Este estudo tem como objetivo compreender o papel da Metodologia de trabalho de projeto no desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira. A análise qualitativa realizada é baseada nos dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a oito professores iniciantes. Os resultados mostram que os professores iniciantes apresentam algumas dificuldades em integrar este método nas suas práticas de ensino, o que poderia ser atenuado através de uma colaboração mais consistente entre as instituições de formação inicial de professores e as escolas, a fim de facilitar a sua integração na carreira docente e o seu desenvolvimento profissional. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16945 10.20952/revtee.v15i34.16945 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16945 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v15i34.16945 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16945/12498 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16945/13905 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e16945 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e16945 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e16945 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e16945 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875184716414976 |