Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira: o papel da metodologia de trabalho de projeto

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tempera, Tiago
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Tinoca, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16945
Resumo: O início da carreira docente é um período desafiador para o desenvolvimento das práticas educativas de um professor, sendo fundamental para o seu desenvolvimento profissional. Este estudo tem como objetivo compreender o papel da Metodologia de trabalho de projeto no desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira. A análise qualitativa realizada é baseada nos dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a oito professores iniciantes. Os resultados mostram que os professores iniciantes apresentam algumas dificuldades em integrar este método nas suas práticas de ensino, o que poderia ser atenuado através de uma colaboração mais consistente entre as instituições de formação inicial de professores e as escolas, a fim de facilitar a sua integração na carreira docente e o seu desenvolvimento profissional.
id UFS-3_782923c1b44f0d18a98df0d98e9b2664
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16945
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira: o papel da metodologia de trabalho de projetoDesarrollo profesional de profesores principiantes de educación básica: el papel de la metodología de trabajo por proyectosProfessional development of elementary school teachers at the beginning of their careers: the role of project-based learningBeginning teachersInduction phaseLearner-centred educationProject-based learningProfessional developmentDesarrollo profesionalEnseñanza centrada en el alumnoFase de inducciónMetodología de trabajo por proyectosProfesores principiantesDesenvolvimento profissionalEnsino centrado no alunoFase de induçãoMetodologia de trabalho de projetoO início da carreira docente é um período desafiador para o desenvolvimento das práticas educativas de um professor, sendo fundamental para o seu desenvolvimento profissional. Este estudo tem como objetivo compreender o papel da Metodologia de trabalho de projeto no desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira. A análise qualitativa realizada é baseada nos dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a oito professores iniciantes. Os resultados mostram que os professores iniciantes apresentam algumas dificuldades em integrar este método nas suas práticas de ensino, o que poderia ser atenuado através de uma colaboração mais consistente entre as instituições de formação inicial de professores e as escolas, a fim de facilitar a sua integração na carreira docente e o seu desenvolvimento profissional.El inicio de la carrera docente es un período desafiante para el desarrollo de las prácticas educativas del profesor, siendo fundamental para su desarrollo profesional. Este estudio tiene como objetivo comprender el papel de la metodología de trabajo por proyectos en el desarrollo profesional de los profesores de educación básica al inicio de sus carreras. El análisis cualitativo realizado se basa en datos recopilados a través de entrevistas semiestructuradas con ocho profesores principiantes. Los resultados muestran que los profesores principiantes tienen algunas dificultades para integrar este método en sus prácticas docentes, lo que podría mitigarse mediante una colaboración más consistente entre las instituciones de formación inicial del profesorado y las escuelas, con el fin de facilitar su integración en la carrera docente y su desarrollo profesional.The beginning of a teacher's career is a challenging period for the development of their educational practices, being essential for their professional development. This study aims to understand the role of Project-based learning in the professional development of elementary school teachers at the beginning of their careers. The qualitative analysis carried out is based on the data collected through semi-structured interviews to eight beginning teachers. Results show that beginning teachers show some difficulties in integrating these methods in their teaching practices, which could be lightened through a more consistent collaboration between initial teacher education institutions and schools, in order to facilitate their career integration and professional development.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-01-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1694510.20952/revtee.v15i34.16945Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e16945Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e16945Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e16945Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e169452358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16945/12498https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16945/13905Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessTempera, TiagoTinoca, Luís2023-06-04T17:35:14Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/16945Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-04T17:35:14Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira: o papel da metodologia de trabalho de projeto
Desarrollo profesional de profesores principiantes de educación básica: el papel de la metodología de trabajo por proyectos
Professional development of elementary school teachers at the beginning of their careers: the role of project-based learning
title Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira: o papel da metodologia de trabalho de projeto
spellingShingle Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira: o papel da metodologia de trabalho de projeto
Tempera, Tiago
Beginning teachers
Induction phase
Learner-centred education
Project-based learning
Professional development
Desarrollo profesional
Enseñanza centrada en el alumno
Fase de inducción
Metodología de trabajo por proyectos
Profesores principiantes
Desenvolvimento profissional
Ensino centrado no aluno
Fase de indução
Metodologia de trabalho de projeto
title_short Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira: o papel da metodologia de trabalho de projeto
title_full Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira: o papel da metodologia de trabalho de projeto
title_fullStr Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira: o papel da metodologia de trabalho de projeto
title_full_unstemmed Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira: o papel da metodologia de trabalho de projeto
title_sort Desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira: o papel da metodologia de trabalho de projeto
author Tempera, Tiago
author_facet Tempera, Tiago
Tinoca, Luís
author_role author
author2 Tinoca, Luís
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tempera, Tiago
Tinoca, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv Beginning teachers
Induction phase
Learner-centred education
Project-based learning
Professional development
Desarrollo profesional
Enseñanza centrada en el alumno
Fase de inducción
Metodología de trabajo por proyectos
Profesores principiantes
Desenvolvimento profissional
Ensino centrado no aluno
Fase de indução
Metodologia de trabalho de projeto
topic Beginning teachers
Induction phase
Learner-centred education
Project-based learning
Professional development
Desarrollo profesional
Enseñanza centrada en el alumno
Fase de inducción
Metodología de trabajo por proyectos
Profesores principiantes
Desenvolvimento profissional
Ensino centrado no aluno
Fase de indução
Metodologia de trabalho de projeto
description O início da carreira docente é um período desafiador para o desenvolvimento das práticas educativas de um professor, sendo fundamental para o seu desenvolvimento profissional. Este estudo tem como objetivo compreender o papel da Metodologia de trabalho de projeto no desenvolvimento profissional de professores do ensino básico em início de carreira. A análise qualitativa realizada é baseada nos dados recolhidos através de entrevistas semiestruturadas a oito professores iniciantes. Os resultados mostram que os professores iniciantes apresentam algumas dificuldades em integrar este método nas suas práticas de ensino, o que poderia ser atenuado através de uma colaboração mais consistente entre as instituições de formação inicial de professores e as escolas, a fim de facilitar a sua integração na carreira docente e o seu desenvolvimento profissional.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-01-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16945
10.20952/revtee.v15i34.16945
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16945
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v15i34.16945
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16945/12498
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/16945/13905
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e16945
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e16945
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e16945
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e16945
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875184716414976