REGISTROS NOS CADERNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7200 |
Resumo: | Este artigo insere-se no âmbito de uma pesquisa realizada com licenciandos e licenciados que vivenciaram experiências de Estágio Curricular Supervisionado em uma universidade pública de Uberaba, Minas Gerais. A partir de relatos extraídos de cadernos de estágio, em uma perspectiva qualitativa e interpretativa, temos como objetivo discutir e tensionar as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado para a constituição da identidade profissional docente. Com a interpretação dos relatos, acreditamos que as experiências desses sujeitos perpassam três categorias interpretativas e argumentativas atribuídos ao estágio no processo de sua constituição identitária e dos seus processos formativos: a) a questão da educação formal e não formal; b) problemáticas provocadas pelas socializações com os alunos e supervisores de estágio; c) e relações de pertencimento profissional provocadas pelos processos reflexivos expressos nos cadernos de estágio. Esses tensionamentos, provocaram reflexões e rupturas contínuas nos processos de constituição da identidade profissional docente dos sujeitos. |
id |
UFS-3_8c6467ccda38c4223cfe313ac7c7e788 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7200 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
REGISTROS NOS CADERNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTEEste artigo insere-se no âmbito de uma pesquisa realizada com licenciandos e licenciados que vivenciaram experiências de Estágio Curricular Supervisionado em uma universidade pública de Uberaba, Minas Gerais. A partir de relatos extraídos de cadernos de estágio, em uma perspectiva qualitativa e interpretativa, temos como objetivo discutir e tensionar as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado para a constituição da identidade profissional docente. Com a interpretação dos relatos, acreditamos que as experiências desses sujeitos perpassam três categorias interpretativas e argumentativas atribuídos ao estágio no processo de sua constituição identitária e dos seus processos formativos: a) a questão da educação formal e não formal; b) problemáticas provocadas pelas socializações com os alunos e supervisores de estágio; c) e relações de pertencimento profissional provocadas pelos processos reflexivos expressos nos cadernos de estágio. Esses tensionamentos, provocaram reflexões e rupturas contínuas nos processos de constituição da identidade profissional docente dos sujeitos.Revista Tempos e Espaços em Educação2018-09-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/720010.20952/revtee.v11i27.7200Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 23-40Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 27 (2018): Outubro-Dezembro; 23-40Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 23-40Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 23-402358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7200/pdfCopyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Patrícia Ferreira dosCosta, Váldina Gonçalves daPereira, Diego Carlos2022-02-09T23:21:47Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/7200Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-09T23:21:47Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
REGISTROS NOS CADERNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE |
title |
REGISTROS NOS CADERNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE |
spellingShingle |
REGISTROS NOS CADERNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE Santos, Patrícia Ferreira dos |
title_short |
REGISTROS NOS CADERNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE |
title_full |
REGISTROS NOS CADERNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE |
title_fullStr |
REGISTROS NOS CADERNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE |
title_full_unstemmed |
REGISTROS NOS CADERNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE |
title_sort |
REGISTROS NOS CADERNOS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO: CONTRIBUIÇÕES PARA A CONSTITUIÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE |
author |
Santos, Patrícia Ferreira dos |
author_facet |
Santos, Patrícia Ferreira dos Costa, Váldina Gonçalves da Pereira, Diego Carlos |
author_role |
author |
author2 |
Costa, Váldina Gonçalves da Pereira, Diego Carlos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Patrícia Ferreira dos Costa, Váldina Gonçalves da Pereira, Diego Carlos |
description |
Este artigo insere-se no âmbito de uma pesquisa realizada com licenciandos e licenciados que vivenciaram experiências de Estágio Curricular Supervisionado em uma universidade pública de Uberaba, Minas Gerais. A partir de relatos extraídos de cadernos de estágio, em uma perspectiva qualitativa e interpretativa, temos como objetivo discutir e tensionar as contribuições do Estágio Curricular Supervisionado para a constituição da identidade profissional docente. Com a interpretação dos relatos, acreditamos que as experiências desses sujeitos perpassam três categorias interpretativas e argumentativas atribuídos ao estágio no processo de sua constituição identitária e dos seus processos formativos: a) a questão da educação formal e não formal; b) problemáticas provocadas pelas socializações com os alunos e supervisores de estágio; c) e relações de pertencimento profissional provocadas pelos processos reflexivos expressos nos cadernos de estágio. Esses tensionamentos, provocaram reflexões e rupturas contínuas nos processos de constituição da identidade profissional docente dos sujeitos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-09-21 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7200 10.20952/revtee.v11i27.7200 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7200 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v11i27.7200 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/7200/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 Núm. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 23-40 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No 27 (2018): Outubro-Dezembro; 23-40 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 11 n. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 23-40 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 11 No. 27 (2018): Outubro-Dezembro; 23-40 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181810810880 |