Desenvolvimento da cultura midiática em crianças do ensino pré-escolar e primário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Budnyk, Olena
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Konovalchuk, Inna, Konovalchuk, Ivan, Onyschuk, Iryna, Domanyuk, Oksana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17172
Resumo: O artigo destaca os aspectos teóricos da formação e desenvolvimento da competência social de crianças do ensino pré-escolar e primário por meio da mídia. Os autores consideram as tecnologias midiáticas no sentido o mais amplo (rádio, televisão, satélites, telefones celulares, telefones fixos, equipamentos e softwares de rede, etc.), por meio das quais a criança o mais recebe as informações diversas. O artigo aponta os fatores positivos e negativos de influência do ambiente midiático em formação social da criança. Destaca-se os fenômenos de cyberbullying que ocorrem no ambiente de informação e cooperação pedagógica de professores, pais e comunidade para o combate à violência infantil virtual. Enfatiza-se a relevância da formação da cultura midiática da criança e determina-se a conexão desta definição com conceitos como: alfabetização midiática, competência midiática, segurança midiática, consciência midiática, imunidade midiática, socialização midiática, ambiente midiático, etc. Apresentámos o modelo conceitual da influência da mídia na competência social da criança e recomendações pedagógicas para a solução prática do problema delineado. Foram apresentados os resultados de um estudo empírico sobre o nível da competência social de crianças do ensino pré-escolar por critérios cognitivos, emocionais e comportamentais.
id UFS-3_b432e03eb77d48b2c898f53db7bd26bf
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17172
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento da cultura midiática em crianças do ensino pré-escolar e primárioDesarrollo de la cultura mediática de los niños de educación preescolar y primariaDevelopment of media culture of preschoolers and primary school childrenJunior schoolsMedia cultureMedia environmentMedia literacyPreschoolersAlfabetización mediáticaCultura mediáticaEntorno mediáticoLos alumnos de educación primariaPreescolaresAlfabetização midiáticaAlunos do ensino primárioAmbiente de mídiaCrianças do ensino pré-escolarCultura midiáticaO artigo destaca os aspectos teóricos da formação e desenvolvimento da competência social de crianças do ensino pré-escolar e primário por meio da mídia. Os autores consideram as tecnologias midiáticas no sentido o mais amplo (rádio, televisão, satélites, telefones celulares, telefones fixos, equipamentos e softwares de rede, etc.), por meio das quais a criança o mais recebe as informações diversas. O artigo aponta os fatores positivos e negativos de influência do ambiente midiático em formação social da criança. Destaca-se os fenômenos de cyberbullying que ocorrem no ambiente de informação e cooperação pedagógica de professores, pais e comunidade para o combate à violência infantil virtual. Enfatiza-se a relevância da formação da cultura midiática da criança e determina-se a conexão desta definição com conceitos como: alfabetização midiática, competência midiática, segurança midiática, consciência midiática, imunidade midiática, socialização midiática, ambiente midiático, etc. Apresentámos o modelo conceitual da influência da mídia na competência social da criança e recomendações pedagógicas para a solução prática do problema delineado. Foram apresentados os resultados de um estudo empírico sobre o nível da competência social de crianças do ensino pré-escolar por critérios cognitivos, emocionais e comportamentais.In the article theoretical and practical aspects of the formation and development of media culture of preschool and primary school children are highlighted. The authors consider the technologies in the broadest sense (radio, television, satellites, mobile phones, landlines, network equipment and software, etc.), through which the child receives the most diverse information. Positive and negative factors of influence of the media environment on its social formation are singled out. Emphasis is placed on the phenomena of cyberbullying that take place in the information environment, and pedagogical cooperation of teachers, parents and the community to combat virtual child violence. The relevance of the formation of the child’s media culture is emphasized and the connection of this definition with such concepts as: media literacy, media competence, media security, media awareness, media immunity, media socialization, media environment and others is determined. A conceptual model of the media’s influence on the child’s social competence and pedagogical recommendations for the practical solution of the outlined problem are presented. The results of an empirical study to study the level of media culture of preschool children by cognitive, emotional and behavioral criteria are presented.En el artículo se destacan los aspectos teóricos y prácticos de la formación y del desarrollo de la cultura mediática de los niños de educación preescolar y primaria. Los autores examinan las tecnologías mediáticas en el sentido más amplio (radio, televisión, satélites, teléfonos móviles, teléfonos fijos, equipos de red y software, etc.), a través de las cuales el niño recibe la información más diversa. Se señalan los factores positivos y negativos de la influencia del entorno mediático en su formación social. Se hace hincapié en los fenómenos de ciberacoso que tienen lugar en el entorno de la información, y en la cooperación pedagógica de los profesores, los padres y la comunidad para combatir la violencia infantil virtual. Se destaca la relevancia de la formación de la cultura mediática del niño y se determina la conexión de esta definición con conceptos como: alfabetización mediática, competencia mediática, seguridad mediática, conciencia mediática, inmunidad mediática, socialización mediática, entorno mediático y otros. Se presenta un modelo conceptual de la influencia de los medios de comunicación en la competencia social del niño y recomendaciones pedagógicas para la solución práctica del problema planteado. Se presentan los resultados de un estudio empírico para estudiar el nivel de cultura mediática de los niños de preescolar según criterios cognitivos, emocionales y conductuales.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1717210.20952/revtee.v15i34.17172Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17172Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17172Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17172Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e171722358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17172/12612https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17172/13960Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBudnyk, OlenaKonovalchuk, InnaKonovalchuk, IvanOnyschuk, IrynaDomanyuk, Oksana2023-06-06T01:12:46Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17172Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-06T01:12:46Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento da cultura midiática em crianças do ensino pré-escolar e primário
Desarrollo de la cultura mediática de los niños de educación preescolar y primaria
Development of media culture of preschoolers and primary school children
title Desenvolvimento da cultura midiática em crianças do ensino pré-escolar e primário
spellingShingle Desenvolvimento da cultura midiática em crianças do ensino pré-escolar e primário
Budnyk, Olena
Junior schools
Media culture
Media environment
Media literacy
Preschoolers
Alfabetización mediática
Cultura mediática
Entorno mediático
Los alumnos de educación primaria
Preescolares
Alfabetização midiática
Alunos do ensino primário
Ambiente de mídia
Crianças do ensino pré-escolar
Cultura midiática
title_short Desenvolvimento da cultura midiática em crianças do ensino pré-escolar e primário
title_full Desenvolvimento da cultura midiática em crianças do ensino pré-escolar e primário
title_fullStr Desenvolvimento da cultura midiática em crianças do ensino pré-escolar e primário
title_full_unstemmed Desenvolvimento da cultura midiática em crianças do ensino pré-escolar e primário
title_sort Desenvolvimento da cultura midiática em crianças do ensino pré-escolar e primário
author Budnyk, Olena
author_facet Budnyk, Olena
Konovalchuk, Inna
Konovalchuk, Ivan
Onyschuk, Iryna
Domanyuk, Oksana
author_role author
author2 Konovalchuk, Inna
Konovalchuk, Ivan
Onyschuk, Iryna
Domanyuk, Oksana
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Budnyk, Olena
Konovalchuk, Inna
Konovalchuk, Ivan
Onyschuk, Iryna
Domanyuk, Oksana
dc.subject.por.fl_str_mv Junior schools
Media culture
Media environment
Media literacy
Preschoolers
Alfabetización mediática
Cultura mediática
Entorno mediático
Los alumnos de educación primaria
Preescolares
Alfabetização midiática
Alunos do ensino primário
Ambiente de mídia
Crianças do ensino pré-escolar
Cultura midiática
topic Junior schools
Media culture
Media environment
Media literacy
Preschoolers
Alfabetización mediática
Cultura mediática
Entorno mediático
Los alumnos de educación primaria
Preescolares
Alfabetização midiática
Alunos do ensino primário
Ambiente de mídia
Crianças do ensino pré-escolar
Cultura midiática
description O artigo destaca os aspectos teóricos da formação e desenvolvimento da competência social de crianças do ensino pré-escolar e primário por meio da mídia. Os autores consideram as tecnologias midiáticas no sentido o mais amplo (rádio, televisão, satélites, telefones celulares, telefones fixos, equipamentos e softwares de rede, etc.), por meio das quais a criança o mais recebe as informações diversas. O artigo aponta os fatores positivos e negativos de influência do ambiente midiático em formação social da criança. Destaca-se os fenômenos de cyberbullying que ocorrem no ambiente de informação e cooperação pedagógica de professores, pais e comunidade para o combate à violência infantil virtual. Enfatiza-se a relevância da formação da cultura midiática da criança e determina-se a conexão desta definição com conceitos como: alfabetização midiática, competência midiática, segurança midiática, consciência midiática, imunidade midiática, socialização midiática, ambiente midiático, etc. Apresentámos o modelo conceitual da influência da mídia na competência social da criança e recomendações pedagógicas para a solução prática do problema delineado. Foram apresentados os resultados de um estudo empírico sobre o nível da competência social de crianças do ensino pré-escolar por critérios cognitivos, emocionais e comportamentais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17172
10.20952/revtee.v15i34.17172
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17172
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v15i34.17172
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17172/12612
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17172/13960
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17172
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17172
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17172
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e17172
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875184765698048