Desenvolvimento da cultura midiática em crianças do ensino pré-escolar e primário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17172 |
Resumo: | O artigo destaca os aspectos teóricos da formação e desenvolvimento da competência social de crianças do ensino pré-escolar e primário por meio da mídia. Os autores consideram as tecnologias midiáticas no sentido o mais amplo (rádio, televisão, satélites, telefones celulares, telefones fixos, equipamentos e softwares de rede, etc.), por meio das quais a criança o mais recebe as informações diversas. O artigo aponta os fatores positivos e negativos de influência do ambiente midiático em formação social da criança. Destaca-se os fenômenos de cyberbullying que ocorrem no ambiente de informação e cooperação pedagógica de professores, pais e comunidade para o combate à violência infantil virtual. Enfatiza-se a relevância da formação da cultura midiática da criança e determina-se a conexão desta definição com conceitos como: alfabetização midiática, competência midiática, segurança midiática, consciência midiática, imunidade midiática, socialização midiática, ambiente midiático, etc. Apresentámos o modelo conceitual da influência da mídia na competência social da criança e recomendações pedagógicas para a solução prática do problema delineado. Foram apresentados os resultados de um estudo empírico sobre o nível da competência social de crianças do ensino pré-escolar por critérios cognitivos, emocionais e comportamentais. |
id |
UFS-3_b432e03eb77d48b2c898f53db7bd26bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17172 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento da cultura midiática em crianças do ensino pré-escolar e primárioDesarrollo de la cultura mediática de los niños de educación preescolar y primariaDevelopment of media culture of preschoolers and primary school childrenJunior schoolsMedia cultureMedia environmentMedia literacyPreschoolersAlfabetización mediáticaCultura mediáticaEntorno mediáticoLos alumnos de educación primariaPreescolaresAlfabetização midiáticaAlunos do ensino primárioAmbiente de mídiaCrianças do ensino pré-escolarCultura midiáticaO artigo destaca os aspectos teóricos da formação e desenvolvimento da competência social de crianças do ensino pré-escolar e primário por meio da mídia. Os autores consideram as tecnologias midiáticas no sentido o mais amplo (rádio, televisão, satélites, telefones celulares, telefones fixos, equipamentos e softwares de rede, etc.), por meio das quais a criança o mais recebe as informações diversas. O artigo aponta os fatores positivos e negativos de influência do ambiente midiático em formação social da criança. Destaca-se os fenômenos de cyberbullying que ocorrem no ambiente de informação e cooperação pedagógica de professores, pais e comunidade para o combate à violência infantil virtual. Enfatiza-se a relevância da formação da cultura midiática da criança e determina-se a conexão desta definição com conceitos como: alfabetização midiática, competência midiática, segurança midiática, consciência midiática, imunidade midiática, socialização midiática, ambiente midiático, etc. Apresentámos o modelo conceitual da influência da mídia na competência social da criança e recomendações pedagógicas para a solução prática do problema delineado. Foram apresentados os resultados de um estudo empírico sobre o nível da competência social de crianças do ensino pré-escolar por critérios cognitivos, emocionais e comportamentais.In the article theoretical and practical aspects of the formation and development of media culture of preschool and primary school children are highlighted. The authors consider the technologies in the broadest sense (radio, television, satellites, mobile phones, landlines, network equipment and software, etc.), through which the child receives the most diverse information. Positive and negative factors of influence of the media environment on its social formation are singled out. Emphasis is placed on the phenomena of cyberbullying that take place in the information environment, and pedagogical cooperation of teachers, parents and the community to combat virtual child violence. The relevance of the formation of the child’s media culture is emphasized and the connection of this definition with such concepts as: media literacy, media competence, media security, media awareness, media immunity, media socialization, media environment and others is determined. A conceptual model of the media’s influence on the child’s social competence and pedagogical recommendations for the practical solution of the outlined problem are presented. The results of an empirical study to study the level of media culture of preschool children by cognitive, emotional and behavioral criteria are presented.En el artículo se destacan los aspectos teóricos y prácticos de la formación y del desarrollo de la cultura mediática de los niños de educación preescolar y primaria. Los autores examinan las tecnologías mediáticas en el sentido más amplio (radio, televisión, satélites, teléfonos móviles, teléfonos fijos, equipos de red y software, etc.), a través de las cuales el niño recibe la información más diversa. Se señalan los factores positivos y negativos de la influencia del entorno mediático en su formación social. Se hace hincapié en los fenómenos de ciberacoso que tienen lugar en el entorno de la información, y en la cooperación pedagógica de los profesores, los padres y la comunidad para combatir la violencia infantil virtual. Se destaca la relevancia de la formación de la cultura mediática del niño y se determina la conexión de esta definición con conceptos como: alfabetización mediática, competencia mediática, seguridad mediática, conciencia mediática, inmunidad mediática, socialización mediática, entorno mediático y otros. Se presenta un modelo conceptual de la influencia de los medios de comunicación en la competencia social del niño y recomendaciones pedagógicas para la solución práctica del problema planteado. Se presentan los resultados de un estudio empírico para estudiar el nivel de cultura mediática de los niños de preescolar según criterios cognitivos, emocionales y conductuales.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1717210.20952/revtee.v15i34.17172Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17172Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17172Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17172Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e171722358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSenghttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17172/12612https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17172/13960Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBudnyk, OlenaKonovalchuk, InnaKonovalchuk, IvanOnyschuk, IrynaDomanyuk, Oksana2023-06-06T01:12:46Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17172Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-06T01:12:46Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento da cultura midiática em crianças do ensino pré-escolar e primário Desarrollo de la cultura mediática de los niños de educación preescolar y primaria Development of media culture of preschoolers and primary school children |
title |
Desenvolvimento da cultura midiática em crianças do ensino pré-escolar e primário |
spellingShingle |
Desenvolvimento da cultura midiática em crianças do ensino pré-escolar e primário Budnyk, Olena Junior schools Media culture Media environment Media literacy Preschoolers Alfabetización mediática Cultura mediática Entorno mediático Los alumnos de educación primaria Preescolares Alfabetização midiática Alunos do ensino primário Ambiente de mídia Crianças do ensino pré-escolar Cultura midiática |
title_short |
Desenvolvimento da cultura midiática em crianças do ensino pré-escolar e primário |
title_full |
Desenvolvimento da cultura midiática em crianças do ensino pré-escolar e primário |
title_fullStr |
Desenvolvimento da cultura midiática em crianças do ensino pré-escolar e primário |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento da cultura midiática em crianças do ensino pré-escolar e primário |
title_sort |
Desenvolvimento da cultura midiática em crianças do ensino pré-escolar e primário |
author |
Budnyk, Olena |
author_facet |
Budnyk, Olena Konovalchuk, Inna Konovalchuk, Ivan Onyschuk, Iryna Domanyuk, Oksana |
author_role |
author |
author2 |
Konovalchuk, Inna Konovalchuk, Ivan Onyschuk, Iryna Domanyuk, Oksana |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Budnyk, Olena Konovalchuk, Inna Konovalchuk, Ivan Onyschuk, Iryna Domanyuk, Oksana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Junior schools Media culture Media environment Media literacy Preschoolers Alfabetización mediática Cultura mediática Entorno mediático Los alumnos de educación primaria Preescolares Alfabetização midiática Alunos do ensino primário Ambiente de mídia Crianças do ensino pré-escolar Cultura midiática |
topic |
Junior schools Media culture Media environment Media literacy Preschoolers Alfabetización mediática Cultura mediática Entorno mediático Los alumnos de educación primaria Preescolares Alfabetização midiática Alunos do ensino primário Ambiente de mídia Crianças do ensino pré-escolar Cultura midiática |
description |
O artigo destaca os aspectos teóricos da formação e desenvolvimento da competência social de crianças do ensino pré-escolar e primário por meio da mídia. Os autores consideram as tecnologias midiáticas no sentido o mais amplo (rádio, televisão, satélites, telefones celulares, telefones fixos, equipamentos e softwares de rede, etc.), por meio das quais a criança o mais recebe as informações diversas. O artigo aponta os fatores positivos e negativos de influência do ambiente midiático em formação social da criança. Destaca-se os fenômenos de cyberbullying que ocorrem no ambiente de informação e cooperação pedagógica de professores, pais e comunidade para o combate à violência infantil virtual. Enfatiza-se a relevância da formação da cultura midiática da criança e determina-se a conexão desta definição com conceitos como: alfabetização midiática, competência midiática, segurança midiática, consciência midiática, imunidade midiática, socialização midiática, ambiente midiático, etc. Apresentámos o modelo conceitual da influência da mídia na competência social da criança e recomendações pedagógicas para a solução prática do problema delineado. Foram apresentados os resultados de um estudo empírico sobre o nível da competência social de crianças do ensino pré-escolar por critérios cognitivos, emocionais e comportamentais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17172 10.20952/revtee.v15i34.17172 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17172 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v15i34.17172 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17172/12612 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17172/13960 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e17172 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e17172 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e17172 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e17172 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875184765698048 |