A transição entre a educação infantil e o ensino fundamental: uma revisão à literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18086 |
Resumo: | A transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental é um processo que perpassa a vida escolar da criança, sendo fundamental que o mesmo aconteça de forma articulada, por meio de um currículo integrado e da inserção de situações e vivências lúdicas que contribuam para a alfabetização e letramento. Nesta revisão de literatura são analisados o que está sendo produzido e fundamentado no cenário educativo e no campo de produção de conhecimento acerca da transição entre as duas etapas da Educação Básica, a partir da análise de artigos publicados em revistas classificadas como qualis A1 no Brasil, conforme avaliação realizada pela CAPES em 2019. Foram analisados artigos cujas temáticas estão voltadas às categorias a priori: Educação Infantil; Saberes e Práticas Docentes, Currículo e Ensino e Aprendizagem. Após a análise dos artigos, pautada na Análise Textual Discursiva, emergiram três categorias e cinco subcategorias. Entre os resultados encontrados, evidenciam-se que grande parte dos artigos abordam questões relacionadas ao currículo, à alfabetização e letramento e às questões relacionadas à infância, reforçando a importância de se estabelecer um trabalho articulado e sistemático entre as duas etapas da Educação Básica, porém as pesquisas na área da transição ainda são irrisórias, frente à importância que tal temática exerce. |
id |
UFS-3_b5afbd0daea32bba994a54342c4dfbc2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18086 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A transição entre a educação infantil e o ensino fundamental: uma revisão à literaturaThe transition between early childhood education and primary education: a literature reviewEl tránsito entre la educación infantil y la educación primaria: una revisión de la literaturaEarly Childhood EducationPrimary EducationInterconnectionSystematic ReviewEducación InfantilEnseñanza fundamentalArticulaciónRevisión sistemáticaEducação InfantilEnsino FundamentalArticulaçãoRevisão SistemáticaA transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental é um processo que perpassa a vida escolar da criança, sendo fundamental que o mesmo aconteça de forma articulada, por meio de um currículo integrado e da inserção de situações e vivências lúdicas que contribuam para a alfabetização e letramento. Nesta revisão de literatura são analisados o que está sendo produzido e fundamentado no cenário educativo e no campo de produção de conhecimento acerca da transição entre as duas etapas da Educação Básica, a partir da análise de artigos publicados em revistas classificadas como qualis A1 no Brasil, conforme avaliação realizada pela CAPES em 2019. Foram analisados artigos cujas temáticas estão voltadas às categorias a priori: Educação Infantil; Saberes e Práticas Docentes, Currículo e Ensino e Aprendizagem. Após a análise dos artigos, pautada na Análise Textual Discursiva, emergiram três categorias e cinco subcategorias. Entre os resultados encontrados, evidenciam-se que grande parte dos artigos abordam questões relacionadas ao currículo, à alfabetização e letramento e às questões relacionadas à infância, reforçando a importância de se estabelecer um trabalho articulado e sistemático entre as duas etapas da Educação Básica, porém as pesquisas na área da transição ainda são irrisórias, frente à importância que tal temática exerce.El tránsito entre la Educación infantil y la básica primaria es un proceso que incide en la vida escolar del niño, siendo fundamental que el mismo se realice en el contexto de una real articulación curricular y de la inserción de situaciones y vivencias lúdicas que contribuyan en el aprendizaje de la lectura y escritura. En esta revisión de literatura son analizados documentos actuales producidos y fundamentados en el escenario educativo, acerca de la transición entre las dos etapas a partir de artículos publicados en revistas clasificadas en qualis A1 en Brasil de acuerdo con CAPES en 2019. Luego de la lectura completa de los artículos y a partir de la aplicación de la técnica de análisis textual discursivo, emergieron tres categorías y cinco subcategorías. Los resultados evidencian que la mayor parte de los artículos abordan cuestiones relacionadas con el currículo, la enseñanza de la lectura y escritura y la situación de la infancia, resaltando la importancia de desarrollar un trabajo articulado y sistemático entre estas dos etapas. Igualmente, se encontró que son pocas las investigaciones que se ocupan del proceso de tránsito entre la educación infantil y la básica primaria a pesar de la trascendencia del tema.The transition between Early Childhood Education and Primary Education is a process that permeates the academic lives of children, so it is fundamental that it takes place in an interconnected way, with an integrated curriculum and the use of recreational situations and experiences that contribute towards literacy. This literature review analyzes the productions and foundations in the educational landscape and in the field of knowledge production regarding the transition between these two stages of Basic Education, by analyzing articles published in journals classified as Qualis A1 in Brazil, according to the assessment carried out by CAPES in 2019. The articles analyzed had themes aimed at the following a priori categories: Childhood Education; Teacher Knowledge and Practices; Curriculum and Teaching and Learning. After analyzing these articles, guided by Textual Discourse Analysis, three categories and five subcategories emerged. Among the results, we found that most of the articles addressed issues related to the curriculum, literacy and issues related to early childhood, reinforcing the importance of establishing an interconnected and systematic study between the two stages of Basic Education. However, research in the area of transition is insignificant, despite the evident importance of this topic.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1808610.20952/revtee.v15i34.18086Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e18086Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e18086Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e18086Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e180862358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18086/13282https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18086/14018Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessKucybala, Fabíola dos Santos Felicetti, Vera LuciaRobayo, Adriana del Rosario Pineda2023-06-08T19:33:21Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/18086Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-06-08T19:33:21Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A transição entre a educação infantil e o ensino fundamental: uma revisão à literatura The transition between early childhood education and primary education: a literature review El tránsito entre la educación infantil y la educación primaria: una revisión de la literatura |
title |
A transição entre a educação infantil e o ensino fundamental: uma revisão à literatura |
spellingShingle |
A transição entre a educação infantil e o ensino fundamental: uma revisão à literatura Kucybala, Fabíola dos Santos Early Childhood Education Primary Education Interconnection Systematic Review Educación Infantil Enseñanza fundamental Articulación Revisión sistemática Educação Infantil Ensino Fundamental Articulação Revisão Sistemática |
title_short |
A transição entre a educação infantil e o ensino fundamental: uma revisão à literatura |
title_full |
A transição entre a educação infantil e o ensino fundamental: uma revisão à literatura |
title_fullStr |
A transição entre a educação infantil e o ensino fundamental: uma revisão à literatura |
title_full_unstemmed |
A transição entre a educação infantil e o ensino fundamental: uma revisão à literatura |
title_sort |
A transição entre a educação infantil e o ensino fundamental: uma revisão à literatura |
author |
Kucybala, Fabíola dos Santos |
author_facet |
Kucybala, Fabíola dos Santos Felicetti, Vera Lucia Robayo, Adriana del Rosario Pineda |
author_role |
author |
author2 |
Felicetti, Vera Lucia Robayo, Adriana del Rosario Pineda |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kucybala, Fabíola dos Santos Felicetti, Vera Lucia Robayo, Adriana del Rosario Pineda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Early Childhood Education Primary Education Interconnection Systematic Review Educación Infantil Enseñanza fundamental Articulación Revisión sistemática Educação Infantil Ensino Fundamental Articulação Revisão Sistemática |
topic |
Early Childhood Education Primary Education Interconnection Systematic Review Educación Infantil Enseñanza fundamental Articulación Revisión sistemática Educação Infantil Ensino Fundamental Articulação Revisão Sistemática |
description |
A transição entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental é um processo que perpassa a vida escolar da criança, sendo fundamental que o mesmo aconteça de forma articulada, por meio de um currículo integrado e da inserção de situações e vivências lúdicas que contribuam para a alfabetização e letramento. Nesta revisão de literatura são analisados o que está sendo produzido e fundamentado no cenário educativo e no campo de produção de conhecimento acerca da transição entre as duas etapas da Educação Básica, a partir da análise de artigos publicados em revistas classificadas como qualis A1 no Brasil, conforme avaliação realizada pela CAPES em 2019. Foram analisados artigos cujas temáticas estão voltadas às categorias a priori: Educação Infantil; Saberes e Práticas Docentes, Currículo e Ensino e Aprendizagem. Após a análise dos artigos, pautada na Análise Textual Discursiva, emergiram três categorias e cinco subcategorias. Entre os resultados encontrados, evidenciam-se que grande parte dos artigos abordam questões relacionadas ao currículo, à alfabetização e letramento e às questões relacionadas à infância, reforçando a importância de se estabelecer um trabalho articulado e sistemático entre as duas etapas da Educação Básica, porém as pesquisas na área da transição ainda são irrisórias, frente à importância que tal temática exerce. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18086 10.20952/revtee.v15i34.18086 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18086 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v15i34.18086 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18086/13282 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/18086/14018 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 Núm. 34 (2022): Publicação Contínua; e18086 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No 34 (2022): Publicação Contínua; e18086 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 15 n. 34 (2022): Publicação Contínua; e18086 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 15 No. 34 (2022): Publicação Contínua; e18086 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875185270063104 |