Importância da educação imagética na seleção de imagens para a prática docente no ensino sobre os insetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nazario, Vivian Marques da Silva
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Oestreich, Laura, Goldschmidt, Andréa Inês
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19490
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi investigar como estão representados os insetos nas imagens disponibilizadas on-line, verificando suas potencialidades e fragilidades ao servirem como recurso pedagógico para o ensino de Ciências. O estudo, de caráter qualitativo, orientou-se pelo enfoque analítico e exploratório das representações imagéticas, utilizando como metodologia a construção de um banco de imagens selecionadas por meio da ferramenta Google Imagens de pesquisa na web. Foram analisadas as imagens provenientes de um banco de dados resultantes da pesquisa on-line pela palavra-chave: “Insetos”. Estas foram analisadas individualmente e divididas em categorias a posteriori. Os resultados sinalizaram que há um número significativo de imagens com classificação errônea, quais não podem ser usadas como representantes da classe dos insetos, tornando se barreira no ensino de Ciências. Além disso, esta análise apontou também que há uma escassez de recursos relacionados a evolução e ciclo de vida dos insetos.
id UFS-3_cefa259133223b42fe127329470d3a56
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19490
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Importância da educação imagética na seleção de imagens para a prática docente no ensino sobre os insetosImportance of imagery education in selecting images for teaching practice and not for teaching about insectsImportancia de la educación en imágenes en la selección de imágenes para la práctica docente y no para la enseñanza sobre insectos Conceptions of images; I taught zoology; Pedagogical resources.Concepciones de imágenes; enseñé zoología; Recursos pedagógicos.Concepções de imagens; Ensino de zoologia; Recursos pedagógicos.O objetivo desta pesquisa foi investigar como estão representados os insetos nas imagens disponibilizadas on-line, verificando suas potencialidades e fragilidades ao servirem como recurso pedagógico para o ensino de Ciências. O estudo, de caráter qualitativo, orientou-se pelo enfoque analítico e exploratório das representações imagéticas, utilizando como metodologia a construção de um banco de imagens selecionadas por meio da ferramenta Google Imagens de pesquisa na web. Foram analisadas as imagens provenientes de um banco de dados resultantes da pesquisa on-line pela palavra-chave: “Insetos”. Estas foram analisadas individualmente e divididas em categorias a posteriori. Os resultados sinalizaram que há um número significativo de imagens com classificação errônea, quais não podem ser usadas como representantes da classe dos insetos, tornando se barreira no ensino de Ciências. Além disso, esta análise apontou também que há uma escassez de recursos relacionados a evolução e ciclo de vida dos insetos.The objective of this research was to investigate how insects are represented in the images available online, verifying their strengths and weaknesses and will serve as a pedagogical resource for teaching Science. The study, of a qualitative nature, was oriented towards an analytical and exploratory approach to imagery representations, using as a methodology the construction of a bank of images selected through the search tool Google Images on the web. Images from a database resulting from an online search for the keyword: “Insets” were analyzed. These are analyzed individually and divided into categories a posteriori. The results will indicate that there is a significant number of misclassified images, which cannot be used as representatives of the insect class, becoming a barrier to science teaching. In addition, this analysis also indicates that there is a scarcity of resources related to the evolution and life cycle of insects.El objetivo de esta investigación fue investigar cómo se representan los insectos en las imágenes disponibles en línea, verificando sus fortalezas y debilidades y servirá como recurso pedagógico para la enseñanza de las Ciencias. El estudio, de carácter cualitativo, se orientó hacia una aproximación analítica y exploratoria a las representaciones de imágenes, utilizando como metodología la construcción de un banco de imágenes seleccionadas a través de la herramienta de búsqueda Google Imágenes en la web. Se analizaron imágenes de una base de datos resultantes de una búsqueda en línea de la palabra clave: “Insets”. Estos se analizan individualmente y se dividen en categorías a posteriori. Los resultados indicarán que existe un número significativo de imágenes mal clasificadas, que no pueden ser utilizadas como representantes de la clase de insectos, convirtiéndose en una barrera para la enseñanza de las ciencias. Además, este análisis también indica que existe escasez de recursos relacionados con la evolución y el ciclo de vida de los insectos.Revista Tempos e Espaços em Educação2024-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1949010.20952/revtee.v17i36.19490Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 Núm. 36 (2024): Publicação Contínua; e19490Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 No 36 (2024): Publicação Contínua; e19490Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 17 n. 36 (2024): Publicação Contínua; e19490Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 No. 36 (2024): Publicação Contínua; e194902358-142510.20952/revtee.v17i36reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19490/15696Copyright (c) 2024 Revista Tempos e Espaços em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessNazario, Vivian Marques da SilvaOestreich, LauraGoldschmidt, Andréa Inês2024-05-12T17:16:51Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19490Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2024-05-12T17:16:51Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Importância da educação imagética na seleção de imagens para a prática docente no ensino sobre os insetos
Importance of imagery education in selecting images for teaching practice and not for teaching about insects
Importancia de la educación en imágenes en la selección de imágenes para la práctica docente y no para la enseñanza sobre insectos
title Importância da educação imagética na seleção de imagens para a prática docente no ensino sobre os insetos
spellingShingle Importância da educação imagética na seleção de imagens para a prática docente no ensino sobre os insetos
Nazario, Vivian Marques da Silva
Conceptions of images; I taught zoology; Pedagogical resources.
Concepciones de imágenes; enseñé zoología; Recursos pedagógicos.
Concepções de imagens; Ensino de zoologia; Recursos pedagógicos.
title_short Importância da educação imagética na seleção de imagens para a prática docente no ensino sobre os insetos
title_full Importância da educação imagética na seleção de imagens para a prática docente no ensino sobre os insetos
title_fullStr Importância da educação imagética na seleção de imagens para a prática docente no ensino sobre os insetos
title_full_unstemmed Importância da educação imagética na seleção de imagens para a prática docente no ensino sobre os insetos
title_sort Importância da educação imagética na seleção de imagens para a prática docente no ensino sobre os insetos
author Nazario, Vivian Marques da Silva
author_facet Nazario, Vivian Marques da Silva
Oestreich, Laura
Goldschmidt, Andréa Inês
author_role author
author2 Oestreich, Laura
Goldschmidt, Andréa Inês
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nazario, Vivian Marques da Silva
Oestreich, Laura
Goldschmidt, Andréa Inês
dc.subject.por.fl_str_mv Conceptions of images; I taught zoology; Pedagogical resources.
Concepciones de imágenes; enseñé zoología; Recursos pedagógicos.
Concepções de imagens; Ensino de zoologia; Recursos pedagógicos.
topic Conceptions of images; I taught zoology; Pedagogical resources.
Concepciones de imágenes; enseñé zoología; Recursos pedagógicos.
Concepções de imagens; Ensino de zoologia; Recursos pedagógicos.
description O objetivo desta pesquisa foi investigar como estão representados os insetos nas imagens disponibilizadas on-line, verificando suas potencialidades e fragilidades ao servirem como recurso pedagógico para o ensino de Ciências. O estudo, de caráter qualitativo, orientou-se pelo enfoque analítico e exploratório das representações imagéticas, utilizando como metodologia a construção de um banco de imagens selecionadas por meio da ferramenta Google Imagens de pesquisa na web. Foram analisadas as imagens provenientes de um banco de dados resultantes da pesquisa on-line pela palavra-chave: “Insetos”. Estas foram analisadas individualmente e divididas em categorias a posteriori. Os resultados sinalizaram que há um número significativo de imagens com classificação errônea, quais não podem ser usadas como representantes da classe dos insetos, tornando se barreira no ensino de Ciências. Além disso, esta análise apontou também que há uma escassez de recursos relacionados a evolução e ciclo de vida dos insetos.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19490
10.20952/revtee.v17i36.19490
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19490
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v17i36.19490
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19490/15696
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Tempos e Espaços em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 Revista Tempos e Espaços em Educação
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 Núm. 36 (2024): Publicação Contínua; e19490
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 No 36 (2024): Publicação Contínua; e19490
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 17 n. 36 (2024): Publicação Contínua; e19490
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 No. 36 (2024): Publicação Contínua; e19490
2358-1425
10.20952/revtee.v17i36
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875180437176320