Importância da educação imagética na seleção de imagens para a prática docente no ensino sobre os insetos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19490 |
Resumo: | O objetivo desta pesquisa foi investigar como estão representados os insetos nas imagens disponibilizadas on-line, verificando suas potencialidades e fragilidades ao servirem como recurso pedagógico para o ensino de Ciências. O estudo, de caráter qualitativo, orientou-se pelo enfoque analítico e exploratório das representações imagéticas, utilizando como metodologia a construção de um banco de imagens selecionadas por meio da ferramenta Google Imagens de pesquisa na web. Foram analisadas as imagens provenientes de um banco de dados resultantes da pesquisa on-line pela palavra-chave: “Insetos”. Estas foram analisadas individualmente e divididas em categorias a posteriori. Os resultados sinalizaram que há um número significativo de imagens com classificação errônea, quais não podem ser usadas como representantes da classe dos insetos, tornando se barreira no ensino de Ciências. Além disso, esta análise apontou também que há uma escassez de recursos relacionados a evolução e ciclo de vida dos insetos. |
id |
UFS-3_cefa259133223b42fe127329470d3a56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19490 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Importância da educação imagética na seleção de imagens para a prática docente no ensino sobre os insetosImportance of imagery education in selecting images for teaching practice and not for teaching about insectsImportancia de la educación en imágenes en la selección de imágenes para la práctica docente y no para la enseñanza sobre insectos Conceptions of images; I taught zoology; Pedagogical resources.Concepciones de imágenes; enseñé zoología; Recursos pedagógicos.Concepções de imagens; Ensino de zoologia; Recursos pedagógicos.O objetivo desta pesquisa foi investigar como estão representados os insetos nas imagens disponibilizadas on-line, verificando suas potencialidades e fragilidades ao servirem como recurso pedagógico para o ensino de Ciências. O estudo, de caráter qualitativo, orientou-se pelo enfoque analítico e exploratório das representações imagéticas, utilizando como metodologia a construção de um banco de imagens selecionadas por meio da ferramenta Google Imagens de pesquisa na web. Foram analisadas as imagens provenientes de um banco de dados resultantes da pesquisa on-line pela palavra-chave: “Insetos”. Estas foram analisadas individualmente e divididas em categorias a posteriori. Os resultados sinalizaram que há um número significativo de imagens com classificação errônea, quais não podem ser usadas como representantes da classe dos insetos, tornando se barreira no ensino de Ciências. Além disso, esta análise apontou também que há uma escassez de recursos relacionados a evolução e ciclo de vida dos insetos.The objective of this research was to investigate how insects are represented in the images available online, verifying their strengths and weaknesses and will serve as a pedagogical resource for teaching Science. The study, of a qualitative nature, was oriented towards an analytical and exploratory approach to imagery representations, using as a methodology the construction of a bank of images selected through the search tool Google Images on the web. Images from a database resulting from an online search for the keyword: “Insets” were analyzed. These are analyzed individually and divided into categories a posteriori. The results will indicate that there is a significant number of misclassified images, which cannot be used as representatives of the insect class, becoming a barrier to science teaching. In addition, this analysis also indicates that there is a scarcity of resources related to the evolution and life cycle of insects.El objetivo de esta investigación fue investigar cómo se representan los insectos en las imágenes disponibles en línea, verificando sus fortalezas y debilidades y servirá como recurso pedagógico para la enseñanza de las Ciencias. El estudio, de carácter cualitativo, se orientó hacia una aproximación analítica y exploratoria a las representaciones de imágenes, utilizando como metodología la construcción de un banco de imágenes seleccionadas a través de la herramienta de búsqueda Google Imágenes en la web. Se analizaron imágenes de una base de datos resultantes de una búsqueda en línea de la palabra clave: “Insets”. Estos se analizan individualmente y se dividen en categorías a posteriori. Los resultados indicarán que existe un número significativo de imágenes mal clasificadas, que no pueden ser utilizadas como representantes de la clase de insectos, convirtiéndose en una barrera para la enseñanza de las ciencias. Además, este análisis también indica que existe escasez de recursos relacionados con la evolución y el ciclo de vida de los insectos.Revista Tempos e Espaços em Educação2024-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1949010.20952/revtee.v17i36.19490Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 Núm. 36 (2024): Publicação Contínua; e19490Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 No 36 (2024): Publicação Contínua; e19490Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 17 n. 36 (2024): Publicação Contínua; e19490Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 No. 36 (2024): Publicação Contínua; e194902358-142510.20952/revtee.v17i36reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19490/15696Copyright (c) 2024 Revista Tempos e Espaços em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessNazario, Vivian Marques da SilvaOestreich, LauraGoldschmidt, Andréa Inês2024-05-12T17:16:51Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/19490Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2024-05-12T17:16:51Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Importância da educação imagética na seleção de imagens para a prática docente no ensino sobre os insetos Importance of imagery education in selecting images for teaching practice and not for teaching about insects Importancia de la educación en imágenes en la selección de imágenes para la práctica docente y no para la enseñanza sobre insectos |
title |
Importância da educação imagética na seleção de imagens para a prática docente no ensino sobre os insetos |
spellingShingle |
Importância da educação imagética na seleção de imagens para a prática docente no ensino sobre os insetos Nazario, Vivian Marques da Silva Conceptions of images; I taught zoology; Pedagogical resources. Concepciones de imágenes; enseñé zoología; Recursos pedagógicos. Concepções de imagens; Ensino de zoologia; Recursos pedagógicos. |
title_short |
Importância da educação imagética na seleção de imagens para a prática docente no ensino sobre os insetos |
title_full |
Importância da educação imagética na seleção de imagens para a prática docente no ensino sobre os insetos |
title_fullStr |
Importância da educação imagética na seleção de imagens para a prática docente no ensino sobre os insetos |
title_full_unstemmed |
Importância da educação imagética na seleção de imagens para a prática docente no ensino sobre os insetos |
title_sort |
Importância da educação imagética na seleção de imagens para a prática docente no ensino sobre os insetos |
author |
Nazario, Vivian Marques da Silva |
author_facet |
Nazario, Vivian Marques da Silva Oestreich, Laura Goldschmidt, Andréa Inês |
author_role |
author |
author2 |
Oestreich, Laura Goldschmidt, Andréa Inês |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nazario, Vivian Marques da Silva Oestreich, Laura Goldschmidt, Andréa Inês |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceptions of images; I taught zoology; Pedagogical resources. Concepciones de imágenes; enseñé zoología; Recursos pedagógicos. Concepções de imagens; Ensino de zoologia; Recursos pedagógicos. |
topic |
Conceptions of images; I taught zoology; Pedagogical resources. Concepciones de imágenes; enseñé zoología; Recursos pedagógicos. Concepções de imagens; Ensino de zoologia; Recursos pedagógicos. |
description |
O objetivo desta pesquisa foi investigar como estão representados os insetos nas imagens disponibilizadas on-line, verificando suas potencialidades e fragilidades ao servirem como recurso pedagógico para o ensino de Ciências. O estudo, de caráter qualitativo, orientou-se pelo enfoque analítico e exploratório das representações imagéticas, utilizando como metodologia a construção de um banco de imagens selecionadas por meio da ferramenta Google Imagens de pesquisa na web. Foram analisadas as imagens provenientes de um banco de dados resultantes da pesquisa on-line pela palavra-chave: “Insetos”. Estas foram analisadas individualmente e divididas em categorias a posteriori. Os resultados sinalizaram que há um número significativo de imagens com classificação errônea, quais não podem ser usadas como representantes da classe dos insetos, tornando se barreira no ensino de Ciências. Além disso, esta análise apontou também que há uma escassez de recursos relacionados a evolução e ciclo de vida dos insetos. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-05-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19490 10.20952/revtee.v17i36.19490 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19490 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v17i36.19490 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/19490/15696 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Tempos e Espaços em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 Revista Tempos e Espaços em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 Núm. 36 (2024): Publicação Contínua; e19490 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 No 36 (2024): Publicação Contínua; e19490 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 17 n. 36 (2024): Publicação Contínua; e19490 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 17 No. 36 (2024): Publicação Contínua; e19490 2358-1425 10.20952/revtee.v17i36 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180437176320 |