Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo aluno
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1993 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1109 |
Resumo: | Este trabalho versa sobre a metodologia de ensino adotada pela disciplina Enfermagem Médico-Cirúgica da Universidade Estadual de Londrina, modificada no sentido de torná-la centrada no aluno, com maior ênfase nas relações interpessoais e estruturada na resolução de problemas. Teve como objetivo verificar a percepção dos alunos do último período do curso em relação ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras pela disciplina em questão, quando comparada as demais disciplinas do curso. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado aos formandos dos anos de 1985 a 1990, em sessões específicas. Verificou-se que este método de ensino proporcionou ao aluno uma maior integração entre teoria e prática, maior desenvolvimento de habilidade de pesquisa em biblioteca, participação mais ativa no seu processo de aprendizagem e maior habilidade para exposição oral. |
id |
USP-38_84682ca3f298c7b948946abd2448df56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/1109 |
network_acronym_str |
USP-38 |
network_name_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo alunoMedical-surgical nursing: a new approach to teaching and evaluation by the studentEnfermería médico-quirúrgica: una nueva abordaje de enseñanza y su avaliación por el alumnoTeaching methodologyteachinglearningMetodologia de EnsinoEnsinoAprendizagemMetodología de enseñanzaenseñanzaaprendizajeEste trabalho versa sobre a metodologia de ensino adotada pela disciplina Enfermagem Médico-Cirúgica da Universidade Estadual de Londrina, modificada no sentido de torná-la centrada no aluno, com maior ênfase nas relações interpessoais e estruturada na resolução de problemas. Teve como objetivo verificar a percepção dos alunos do último período do curso em relação ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras pela disciplina em questão, quando comparada as demais disciplinas do curso. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado aos formandos dos anos de 1985 a 1990, em sessões específicas. Verificou-se que este método de ensino proporcionou ao aluno uma maior integração entre teoria e prática, maior desenvolvimento de habilidade de pesquisa em biblioteca, participação mais ativa no seu processo de aprendizagem e maior habilidade para exposição oral.This issue is about a teaching methodology developed by the Medical-Surgical subject of Nursing on Graduate Course at Universidade Estadual de Londrina. The teachers used the student-centered teaching process based on interpersonal relationship and problem solving method. The aim was to evaluate the last period of nursing students perception about developing of cognitive, affective and psychomotor abilities when compared with others subjects of nursing course since 1985 until 1990. This method of teaching supplied more integration among theory and practice, more ability in developing library search and oral exposition, besides more active student participation on his apprenticeship process.Este trabajo trata de la metodologia de enseñanza utilizada por la disciplina de Enfermería Médico-Quirúrgica de la Universidade Estadual de Londrina, modificada con el propósito de hacerla centrada en el alumno, con énfasis mayor en las relaciones interpersonales y estruturada en la resolución de los problemas. Tuvo como objetivo verificar la percepción de los alumnos del último semestre del curso con relación al desarrollo de habilidades cognoscitivas, afectivas y psicomotoras por la disciplina sobredicha, cuando comparada a las otras disciplinas del curso. Los datos fueron obtenidos entre 1985 y 1990 bajo la aplicación de un cuestionario, aplicativo, a los alumnos que recibirían el Grado (de bachiller) a fin de año, en sesiones específicas. Se ha verificado que este método de enseñanza ha proporcionado al alumno una integración mayor entre teoría y práctica, mayor desarrollo en competencia de investigación en biblioteca, participación más activa en su proceso de aprendizaje y mayor capacidad como expositor verbal.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1993-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/110910.1590/S0104-11691993000200009Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 1 n. 2 (1993); 97-112Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 1 Núm. 2 (1993); 97-112Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 1 No. 2 (1993); 97-1121518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1109/1124Haddad, Maria do Carmo LourençoVannuchi, Marli T. OliveiraTakahashi, Olga ChizueHirazawa, Sônia AkikoRodrigues, Inês GimenesCordeiro, Benedita RibeiroCarmo, Heliane Moura doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-24T19:12:18Zoai:revistas.usp.br:article/1109Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-24T19:12:18Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo aluno Medical-surgical nursing: a new approach to teaching and evaluation by the student Enfermería médico-quirúrgica: una nueva abordaje de enseñanza y su avaliación por el alumno |
title |
Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo aluno |
spellingShingle |
Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo aluno Haddad, Maria do Carmo Lourenço Teaching methodology teaching learning Metodologia de Ensino Ensino Aprendizagem Metodología de enseñanza enseñanza aprendizaje |
title_short |
Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo aluno |
title_full |
Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo aluno |
title_fullStr |
Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo aluno |
title_full_unstemmed |
Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo aluno |
title_sort |
Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo aluno |
author |
Haddad, Maria do Carmo Lourenço |
author_facet |
Haddad, Maria do Carmo Lourenço Vannuchi, Marli T. Oliveira Takahashi, Olga Chizue Hirazawa, Sônia Akiko Rodrigues, Inês Gimenes Cordeiro, Benedita Ribeiro Carmo, Heliane Moura do |
author_role |
author |
author2 |
Vannuchi, Marli T. Oliveira Takahashi, Olga Chizue Hirazawa, Sônia Akiko Rodrigues, Inês Gimenes Cordeiro, Benedita Ribeiro Carmo, Heliane Moura do |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Haddad, Maria do Carmo Lourenço Vannuchi, Marli T. Oliveira Takahashi, Olga Chizue Hirazawa, Sônia Akiko Rodrigues, Inês Gimenes Cordeiro, Benedita Ribeiro Carmo, Heliane Moura do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teaching methodology teaching learning Metodologia de Ensino Ensino Aprendizagem Metodología de enseñanza enseñanza aprendizaje |
topic |
Teaching methodology teaching learning Metodologia de Ensino Ensino Aprendizagem Metodología de enseñanza enseñanza aprendizaje |
description |
Este trabalho versa sobre a metodologia de ensino adotada pela disciplina Enfermagem Médico-Cirúgica da Universidade Estadual de Londrina, modificada no sentido de torná-la centrada no aluno, com maior ênfase nas relações interpessoais e estruturada na resolução de problemas. Teve como objetivo verificar a percepção dos alunos do último período do curso em relação ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras pela disciplina em questão, quando comparada as demais disciplinas do curso. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado aos formandos dos anos de 1985 a 1990, em sessões específicas. Verificou-se que este método de ensino proporcionou ao aluno uma maior integração entre teoria e prática, maior desenvolvimento de habilidade de pesquisa em biblioteca, participação mais ativa no seu processo de aprendizagem e maior habilidade para exposição oral. |
publishDate |
1993 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1993-07-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1109 10.1590/S0104-11691993000200009 |
url |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1109 |
identifier_str_mv |
10.1590/S0104-11691993000200009 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1109/1124 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 1 n. 2 (1993); 97-112 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 1 Núm. 2 (1993); 97-112 Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 1 No. 2 (1993); 97-112 1518-8345 0104-1169 reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
collection |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br |
_version_ |
1800222835692535808 |