Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Haddad, Maria do Carmo Lourenço
Data de Publicação: 1993
Outros Autores: Vannuchi, Marli T. Oliveira, Takahashi, Olga Chizue, Hirazawa, Sônia Akiko, Rodrigues, Inês Gimenes, Cordeiro, Benedita Ribeiro, Carmo, Heliane Moura do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1109
Resumo: Este trabalho versa sobre a metodologia de ensino adotada pela disciplina Enfermagem Médico-Cirúgica da Universidade Estadual de Londrina, modificada no sentido de torná-la centrada no aluno, com maior ênfase nas relações interpessoais e estruturada na resolução de problemas. Teve como objetivo verificar a percepção dos alunos do último período do curso em relação ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras pela disciplina em questão, quando comparada as demais disciplinas do curso. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado aos formandos dos anos de 1985 a 1990, em sessões específicas. Verificou-se que este método de ensino proporcionou ao aluno uma maior integração entre teoria e prática, maior desenvolvimento de habilidade de pesquisa em biblioteca, participação mais ativa no seu processo de aprendizagem e maior habilidade para exposição oral.
id USP-38_84682ca3f298c7b948946abd2448df56
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/1109
network_acronym_str USP-38
network_name_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository_id_str
spelling Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo alunoMedical-surgical nursing: a new approach to teaching and evaluation by the studentEnfermería médico-quirúrgica: una nueva abordaje de enseñanza y su avaliación por el alumnoTeaching methodologyteachinglearningMetodologia de EnsinoEnsinoAprendizagemMetodología de enseñanzaenseñanzaaprendizajeEste trabalho versa sobre a metodologia de ensino adotada pela disciplina Enfermagem Médico-Cirúgica da Universidade Estadual de Londrina, modificada no sentido de torná-la centrada no aluno, com maior ênfase nas relações interpessoais e estruturada na resolução de problemas. Teve como objetivo verificar a percepção dos alunos do último período do curso em relação ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras pela disciplina em questão, quando comparada as demais disciplinas do curso. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado aos formandos dos anos de 1985 a 1990, em sessões específicas. Verificou-se que este método de ensino proporcionou ao aluno uma maior integração entre teoria e prática, maior desenvolvimento de habilidade de pesquisa em biblioteca, participação mais ativa no seu processo de aprendizagem e maior habilidade para exposição oral.This issue is about a teaching methodology developed by the Medical-Surgical subject of Nursing on Graduate Course at Universidade Estadual de Londrina. The teachers used the student-centered teaching process based on interpersonal relationship and problem solving method. The aim was to evaluate the last period of nursing students perception about developing of cognitive, affective and psychomotor abilities when compared with others subjects of nursing course since 1985 until 1990. This method of teaching supplied more integration among theory and practice, more ability in developing library search and oral exposition, besides more active student participation on his apprenticeship process.Este trabajo trata de la metodologia de enseñanza utilizada por la disciplina de Enfermería Médico-Quirúrgica de la Universidade Estadual de Londrina, modificada con el propósito de hacerla centrada en el alumno, con énfasis mayor en las relaciones interpersonales y estruturada en la resolución de los problemas. Tuvo como objetivo verificar la percepción de los alumnos del último semestre del curso con relación al desarrollo de habilidades cognoscitivas, afectivas y psicomotoras por la disciplina sobredicha, cuando comparada a las otras disciplinas del curso. Los datos fueron obtenidos entre 1985 y 1990 bajo la aplicación de un cuestionario, aplicativo, a los alumnos que recibirían el Grado (de bachiller) a fin de año, en sesiones específicas. Se ha verificado que este método de enseñanza ha proporcionado al alumno una integración mayor entre teoría y práctica, mayor desarrollo en competencia de investigación en biblioteca, participación más activa en su proceso de aprendizaje y mayor capacidad como expositor verbal.Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto1993-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/110910.1590/S0104-11691993000200009Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 1 n. 2 (1993); 97-112Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 1 Núm. 2 (1993); 97-112Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 1 No. 2 (1993); 97-1121518-83450104-1169reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1109/1124Haddad, Maria do Carmo LourençoVannuchi, Marli T. OliveiraTakahashi, Olga ChizueHirazawa, Sônia AkikoRodrigues, Inês GimenesCordeiro, Benedita RibeiroCarmo, Heliane Moura doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-04-24T19:12:18Zoai:revistas.usp.br:article/1109Revistahttp://www.scielo.br/rlaePUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phprlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br1518-83450104-1169opendoar:2012-04-24T19:12:18Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo aluno
Medical-surgical nursing: a new approach to teaching and evaluation by the student
Enfermería médico-quirúrgica: una nueva abordaje de enseñanza y su avaliación por el alumno
title Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo aluno
spellingShingle Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo aluno
Haddad, Maria do Carmo Lourenço
Teaching methodology
teaching
learning
Metodologia de Ensino
Ensino
Aprendizagem
Metodología de enseñanza
enseñanza
aprendizaje
title_short Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo aluno
title_full Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo aluno
title_fullStr Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo aluno
title_full_unstemmed Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo aluno
title_sort Enfermagem médico-cirúrgica: uma nova abordagem de ensino e sua avaliação pelo aluno
author Haddad, Maria do Carmo Lourenço
author_facet Haddad, Maria do Carmo Lourenço
Vannuchi, Marli T. Oliveira
Takahashi, Olga Chizue
Hirazawa, Sônia Akiko
Rodrigues, Inês Gimenes
Cordeiro, Benedita Ribeiro
Carmo, Heliane Moura do
author_role author
author2 Vannuchi, Marli T. Oliveira
Takahashi, Olga Chizue
Hirazawa, Sônia Akiko
Rodrigues, Inês Gimenes
Cordeiro, Benedita Ribeiro
Carmo, Heliane Moura do
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Haddad, Maria do Carmo Lourenço
Vannuchi, Marli T. Oliveira
Takahashi, Olga Chizue
Hirazawa, Sônia Akiko
Rodrigues, Inês Gimenes
Cordeiro, Benedita Ribeiro
Carmo, Heliane Moura do
dc.subject.por.fl_str_mv Teaching methodology
teaching
learning
Metodologia de Ensino
Ensino
Aprendizagem
Metodología de enseñanza
enseñanza
aprendizaje
topic Teaching methodology
teaching
learning
Metodologia de Ensino
Ensino
Aprendizagem
Metodología de enseñanza
enseñanza
aprendizaje
description Este trabalho versa sobre a metodologia de ensino adotada pela disciplina Enfermagem Médico-Cirúgica da Universidade Estadual de Londrina, modificada no sentido de torná-la centrada no aluno, com maior ênfase nas relações interpessoais e estruturada na resolução de problemas. Teve como objetivo verificar a percepção dos alunos do último período do curso em relação ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, afetivas e psicomotoras pela disciplina em questão, quando comparada as demais disciplinas do curso. Os dados foram coletados através de um questionário aplicado aos formandos dos anos de 1985 a 1990, em sessões específicas. Verificou-se que este método de ensino proporcionou ao aluno uma maior integração entre teoria e prática, maior desenvolvimento de habilidade de pesquisa em biblioteca, participação mais ativa no seu processo de aprendizagem e maior habilidade para exposição oral.
publishDate 1993
dc.date.none.fl_str_mv 1993-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1109
10.1590/S0104-11691993000200009
url https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1109
identifier_str_mv 10.1590/S0104-11691993000200009
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/rlae/article/view/1109/1124
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
dc.source.none.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem; v. 1 n. 2 (1993); 97-112
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 1 Núm. 2 (1993); 97-112
Revista Latino-Americana de Enfermagem; Vol. 1 No. 2 (1993); 97-112
1518-8345
0104-1169
reponame:Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
collection Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Latino-Americana de Enfermagem (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv rlae@eerp.usp.br||shbcassi@eerp.usp.br
_version_ 1800222835692535808