UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12292 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é investigar as concepções e práticas avaliativas dos professores que ensinam matemática na Educação Básica e Ensino Superior. A metodologia de pesquisa adotada foi do tipo qualitativa, na qual elaboramos e aplicamos um questionário para 112 professores que ensinam matemática na Educação básica e no nível superior da Cidade de Belém do Pará. A revisão de literatura sobre o tema propiciou trazer uma ampla discussão sobre o processo de avaliação da aprendizagem, em especial em matemática. As análises dos dados nos apontaram que os professores têm uma prática voltada para a concepção de exame e que embora digam utilizar a avaliação na perspectiva formativa, não a identificamos na sua prática avaliativa. Os professores também confundem critérios com instrumentos de avaliação ou formas de ensino; apesar disso, observamos que os professores possuem conhecimento de variados instrumentos de avaliação e que utilizam os mesmos. |
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UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICAEducação matemática. Avaliação da aprendizagem. Práticas avaliativas. Matemática.O objetivo deste trabalho é investigar as concepções e práticas avaliativas dos professores que ensinam matemática na Educação Básica e Ensino Superior. A metodologia de pesquisa adotada foi do tipo qualitativa, na qual elaboramos e aplicamos um questionário para 112 professores que ensinam matemática na Educação básica e no nível superior da Cidade de Belém do Pará. A revisão de literatura sobre o tema propiciou trazer uma ampla discussão sobre o processo de avaliação da aprendizagem, em especial em matemática. As análises dos dados nos apontaram que os professores têm uma prática voltada para a concepção de exame e que embora digam utilizar a avaliação na perspectiva formativa, não a identificamos na sua prática avaliativa. Os professores também confundem critérios com instrumentos de avaliação ou formas de ensino; apesar disso, observamos que os professores possuem conhecimento de variados instrumentos de avaliação e que utilizam os mesmos.Revista Tempos e Espaços em Educação2019-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa de caráter qualitativa, método descritivo.application/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1229210.20952/revtee.v12i31.12292Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 31 (2019): Outubro-Dezembro; 339-356Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 31 (2019): Outubro-Dezembro; 339-356Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 31 (2019): Outubro-Dezembro; 339-356Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 31 (2019): Outubro-Dezembro; 339-3562358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12292/pdfCopyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJucá, Rosineide Sousa2022-02-12T21:28:22Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12292Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-12T21:28:22Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
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