UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jucá, Rosineide Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12292
Resumo: O objetivo deste trabalho é investigar as concepções e práticas avaliativas dos professores que ensinam matemática na Educação Básica e Ensino Superior. A metodologia de pesquisa adotada foi do tipo qualitativa, na qual  elaboramos e aplicamos um questionário para 112 professores que ensinam matemática na Educação básica e no nível superior da Cidade de Belém do Pará. A revisão de literatura sobre o tema propiciou trazer uma ampla discussão sobre o processo de avaliação da aprendizagem, em especial em matemática. As análises dos dados nos apontaram que os professores têm uma prática voltada para a concepção de exame e que embora digam utilizar a avaliação na perspectiva formativa, não a identificamos na sua prática avaliativa. Os professores também confundem critérios com instrumentos de avaliação ou formas de ensino; apesar disso, observamos que os professores possuem conhecimento de variados instrumentos de avaliação e que utilizam os mesmos.
id UFS-3_ddfb18fa62ab1f56bc16d5ac123ce045
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12292
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICAEducação matemática. Avaliação da aprendizagem. Práticas avaliativas. Matemática.O objetivo deste trabalho é investigar as concepções e práticas avaliativas dos professores que ensinam matemática na Educação Básica e Ensino Superior. A metodologia de pesquisa adotada foi do tipo qualitativa, na qual  elaboramos e aplicamos um questionário para 112 professores que ensinam matemática na Educação básica e no nível superior da Cidade de Belém do Pará. A revisão de literatura sobre o tema propiciou trazer uma ampla discussão sobre o processo de avaliação da aprendizagem, em especial em matemática. As análises dos dados nos apontaram que os professores têm uma prática voltada para a concepção de exame e que embora digam utilizar a avaliação na perspectiva formativa, não a identificamos na sua prática avaliativa. Os professores também confundem critérios com instrumentos de avaliação ou formas de ensino; apesar disso, observamos que os professores possuem conhecimento de variados instrumentos de avaliação e que utilizam os mesmos.Revista Tempos e Espaços em Educação2019-11-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa de caráter qualitativa, método descritivo.application/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1229210.20952/revtee.v12i31.12292Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 31 (2019): Outubro-Dezembro; 339-356Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 31 (2019): Outubro-Dezembro; 339-356Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 31 (2019): Outubro-Dezembro; 339-356Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 31 (2019): Outubro-Dezembro; 339-3562358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12292/pdfCopyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJucá, Rosineide Sousa2022-02-12T21:28:22Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/12292Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-12T21:28:22Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
title UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
spellingShingle UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Jucá, Rosineide Sousa
Educação matemática. Avaliação da aprendizagem. Práticas avaliativas. Matemática.
title_short UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
title_full UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
title_fullStr UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
title_full_unstemmed UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
title_sort UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS AVALIATIVAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
author Jucá, Rosineide Sousa
author_facet Jucá, Rosineide Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jucá, Rosineide Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática. Avaliação da aprendizagem. Práticas avaliativas. Matemática.
topic Educação matemática. Avaliação da aprendizagem. Práticas avaliativas. Matemática.
description O objetivo deste trabalho é investigar as concepções e práticas avaliativas dos professores que ensinam matemática na Educação Básica e Ensino Superior. A metodologia de pesquisa adotada foi do tipo qualitativa, na qual  elaboramos e aplicamos um questionário para 112 professores que ensinam matemática na Educação básica e no nível superior da Cidade de Belém do Pará. A revisão de literatura sobre o tema propiciou trazer uma ampla discussão sobre o processo de avaliação da aprendizagem, em especial em matemática. As análises dos dados nos apontaram que os professores têm uma prática voltada para a concepção de exame e que embora digam utilizar a avaliação na perspectiva formativa, não a identificamos na sua prática avaliativa. Os professores também confundem critérios com instrumentos de avaliação ou formas de ensino; apesar disso, observamos que os professores possuem conhecimento de variados instrumentos de avaliação e que utilizam os mesmos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-11-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa de caráter qualitativa, método descritivo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12292
10.20952/revtee.v12i31.12292
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12292
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v12i31.12292
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/12292/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 31 (2019): Outubro-Dezembro; 339-356
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 31 (2019): Outubro-Dezembro; 339-356
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 31 (2019): Outubro-Dezembro; 339-356
Revista Tempos e Espaços em Educação; V. 12, n. 31 (2019): Outubro-Dezembro; 339-356
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875182766063616