As práticas avaliativas dos professores de matemática de ensino médio / The evaluative practices of high school mathematics teachers
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7700 |
Resumo: | Há muito tempo, avaliar significava apenas aplicar provas, atribuir uma nota e classificar os discentes em aprovados e reprovados. Todavia, ainda hoje existem professores que acreditam que avaliar consiste apenas nesse processo. Contudo, tal visão vem sendo aos poucos modificada, pois este é um processo contínuo, visando à reflexão para a correção de erros e encaminhamento do discente para aquisição das habilidades previstos. O presente estudo, pensado a partir da análise dos dados de uma pesquisa qualitativa, resultado da investigação realizada, pode-se perceber que a forma avaliativa funciona como um elemento de integração e regulação para o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia se voltou para uma análise qualitativa com sujeitos entrevistados e os resultados refletem a concepção atual de que a avaliação é um processo entendido não só como o resultado das provas, mas também os resultados dos trabalhos e/ou pesquisas que os alunos realizam. Existem inúmeras técnicas avaliativas que permitem ao professor avaliar o desempenho dos discentes e fugir da tradicional prova escrita, possibilitando professores e discentes dialogarem buscado encontrar e corrigir possíveis erros, redirecionando o discente para a aprendizagem, motivando para a correção e sugerindo a ele novas formas de estudo para melhor compreensão dos assuntos abordados dentro da classe. Para tanto, trabalhamos a partir de uma discusão entre os teóricos que defendem a avaliação formativa, procurando entender o nível de discussão acerca dessa temática, e assim, contrubuir com sugestões sobre os diversos instrumentos de avaliação que a área de Educação Matemática tem experimentado e publicado. |
id |
VERACRUZ-0_4a71134a6d3d5518bd932582c89d0ef4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7700 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
As práticas avaliativas dos professores de matemática de ensino médio / The evaluative practices of high school mathematics teacherspráticas avaliativas em matemáticaavaliação formativainstrumentos de avaliação e ensino de matemática.Há muito tempo, avaliar significava apenas aplicar provas, atribuir uma nota e classificar os discentes em aprovados e reprovados. Todavia, ainda hoje existem professores que acreditam que avaliar consiste apenas nesse processo. Contudo, tal visão vem sendo aos poucos modificada, pois este é um processo contínuo, visando à reflexão para a correção de erros e encaminhamento do discente para aquisição das habilidades previstos. O presente estudo, pensado a partir da análise dos dados de uma pesquisa qualitativa, resultado da investigação realizada, pode-se perceber que a forma avaliativa funciona como um elemento de integração e regulação para o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia se voltou para uma análise qualitativa com sujeitos entrevistados e os resultados refletem a concepção atual de que a avaliação é um processo entendido não só como o resultado das provas, mas também os resultados dos trabalhos e/ou pesquisas que os alunos realizam. Existem inúmeras técnicas avaliativas que permitem ao professor avaliar o desempenho dos discentes e fugir da tradicional prova escrita, possibilitando professores e discentes dialogarem buscado encontrar e corrigir possíveis erros, redirecionando o discente para a aprendizagem, motivando para a correção e sugerindo a ele novas formas de estudo para melhor compreensão dos assuntos abordados dentro da classe. Para tanto, trabalhamos a partir de uma discusão entre os teóricos que defendem a avaliação formativa, procurando entender o nível de discussão acerca dessa temática, e assim, contrubuir com sugestões sobre os diversos instrumentos de avaliação que a área de Educação Matemática tem experimentado e publicado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/770010.34117/bjdv6n3-212Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 12612-12624Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 12612-12624Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 12612-126242525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7700/6677Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCelestino, Albaneide SilvaVicente, Soraia AparecidaAlmeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de2020-05-27T17:55:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7700Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:29.701438Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As práticas avaliativas dos professores de matemática de ensino médio / The evaluative practices of high school mathematics teachers |
title |
As práticas avaliativas dos professores de matemática de ensino médio / The evaluative practices of high school mathematics teachers |
spellingShingle |
As práticas avaliativas dos professores de matemática de ensino médio / The evaluative practices of high school mathematics teachers Celestino, Albaneide Silva práticas avaliativas em matemática avaliação formativa instrumentos de avaliação e ensino de matemática. |
title_short |
As práticas avaliativas dos professores de matemática de ensino médio / The evaluative practices of high school mathematics teachers |
title_full |
As práticas avaliativas dos professores de matemática de ensino médio / The evaluative practices of high school mathematics teachers |
title_fullStr |
As práticas avaliativas dos professores de matemática de ensino médio / The evaluative practices of high school mathematics teachers |
title_full_unstemmed |
As práticas avaliativas dos professores de matemática de ensino médio / The evaluative practices of high school mathematics teachers |
title_sort |
As práticas avaliativas dos professores de matemática de ensino médio / The evaluative practices of high school mathematics teachers |
author |
Celestino, Albaneide Silva |
author_facet |
Celestino, Albaneide Silva Vicente, Soraia Aparecida Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de |
author_role |
author |
author2 |
Vicente, Soraia Aparecida Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Celestino, Albaneide Silva Vicente, Soraia Aparecida Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
práticas avaliativas em matemática avaliação formativa instrumentos de avaliação e ensino de matemática. |
topic |
práticas avaliativas em matemática avaliação formativa instrumentos de avaliação e ensino de matemática. |
description |
Há muito tempo, avaliar significava apenas aplicar provas, atribuir uma nota e classificar os discentes em aprovados e reprovados. Todavia, ainda hoje existem professores que acreditam que avaliar consiste apenas nesse processo. Contudo, tal visão vem sendo aos poucos modificada, pois este é um processo contínuo, visando à reflexão para a correção de erros e encaminhamento do discente para aquisição das habilidades previstos. O presente estudo, pensado a partir da análise dos dados de uma pesquisa qualitativa, resultado da investigação realizada, pode-se perceber que a forma avaliativa funciona como um elemento de integração e regulação para o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia se voltou para uma análise qualitativa com sujeitos entrevistados e os resultados refletem a concepção atual de que a avaliação é um processo entendido não só como o resultado das provas, mas também os resultados dos trabalhos e/ou pesquisas que os alunos realizam. Existem inúmeras técnicas avaliativas que permitem ao professor avaliar o desempenho dos discentes e fugir da tradicional prova escrita, possibilitando professores e discentes dialogarem buscado encontrar e corrigir possíveis erros, redirecionando o discente para a aprendizagem, motivando para a correção e sugerindo a ele novas formas de estudo para melhor compreensão dos assuntos abordados dentro da classe. Para tanto, trabalhamos a partir de uma discusão entre os teóricos que defendem a avaliação formativa, procurando entender o nível de discussão acerca dessa temática, e assim, contrubuir com sugestões sobre os diversos instrumentos de avaliação que a área de Educação Matemática tem experimentado e publicado. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7700 10.34117/bjdv6n3-212 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7700 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv6n3-212 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7700/6677 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 12612-12624 Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 12612-12624 Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 12612-12624 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645443175809024 |