As práticas avaliativas dos professores de matemática de ensino médio / The evaluative practices of high school mathematics teachers

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Celestino, Albaneide Silva
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Vicente, Soraia Aparecida, Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7700
Resumo: Há muito tempo, avaliar significava apenas aplicar provas, atribuir uma nota e classificar os discentes em aprovados e reprovados. Todavia, ainda hoje existem professores que acreditam que avaliar consiste apenas nesse processo. Contudo, tal visão vem sendo aos poucos modificada, pois este é um processo contínuo, visando à reflexão para a correção de erros e encaminhamento do discente para aquisição das habilidades previstos. O presente estudo, pensado a partir da análise dos dados de uma pesquisa qualitativa, resultado da investigação realizada, pode-se perceber que a forma avaliativa funciona como um elemento de integração e regulação para o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia se voltou para uma análise qualitativa com sujeitos entrevistados e os resultados refletem a concepção atual de que a avaliação é um processo entendido não só como o resultado das provas, mas também os resultados dos trabalhos e/ou pesquisas que os alunos realizam. Existem inúmeras técnicas avaliativas que permitem ao professor avaliar o desempenho dos discentes e fugir da tradicional prova escrita, possibilitando professores e discentes dialogarem buscado encontrar e corrigir possíveis erros, redirecionando o discente para a aprendizagem, motivando para a correção e sugerindo a ele novas formas de estudo para melhor compreensão dos assuntos abordados dentro da classe. Para tanto, trabalhamos a partir de uma discusão entre os teóricos que defendem a avaliação formativa, procurando entender o nível de discussão acerca dessa temática, e assim, contrubuir com sugestões sobre os diversos instrumentos de avaliação que a área de Educação Matemática tem experimentado e publicado.
id VERACRUZ-0_4a71134a6d3d5518bd932582c89d0ef4
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7700
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling As práticas avaliativas dos professores de matemática de ensino médio / The evaluative practices of high school mathematics teacherspráticas avaliativas em matemáticaavaliação formativainstrumentos de avaliação e ensino de matemática.Há muito tempo, avaliar significava apenas aplicar provas, atribuir uma nota e classificar os discentes em aprovados e reprovados. Todavia, ainda hoje existem professores que acreditam que avaliar consiste apenas nesse processo. Contudo, tal visão vem sendo aos poucos modificada, pois este é um processo contínuo, visando à reflexão para a correção de erros e encaminhamento do discente para aquisição das habilidades previstos. O presente estudo, pensado a partir da análise dos dados de uma pesquisa qualitativa, resultado da investigação realizada, pode-se perceber que a forma avaliativa funciona como um elemento de integração e regulação para o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia se voltou para uma análise qualitativa com sujeitos entrevistados e os resultados refletem a concepção atual de que a avaliação é um processo entendido não só como o resultado das provas, mas também os resultados dos trabalhos e/ou pesquisas que os alunos realizam. Existem inúmeras técnicas avaliativas que permitem ao professor avaliar o desempenho dos discentes e fugir da tradicional prova escrita, possibilitando professores e discentes dialogarem buscado encontrar e corrigir possíveis erros, redirecionando o discente para a aprendizagem, motivando para a correção e sugerindo a ele novas formas de estudo para melhor compreensão dos assuntos abordados dentro da classe. Para tanto, trabalhamos a partir de uma discusão entre os teóricos que defendem a avaliação formativa, procurando entender o nível de discussão acerca dessa temática, e assim, contrubuir com sugestões sobre os diversos instrumentos de avaliação que a área de Educação Matemática tem experimentado e publicado.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2020-03-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/770010.34117/bjdv6n3-212Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 12612-12624Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 12612-12624Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 12612-126242525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7700/6677Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Developmentinfo:eu-repo/semantics/openAccessCelestino, Albaneide SilvaVicente, Soraia AparecidaAlmeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de2020-05-27T17:55:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/7700Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:05:29.701438Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv As práticas avaliativas dos professores de matemática de ensino médio / The evaluative practices of high school mathematics teachers
title As práticas avaliativas dos professores de matemática de ensino médio / The evaluative practices of high school mathematics teachers
spellingShingle As práticas avaliativas dos professores de matemática de ensino médio / The evaluative practices of high school mathematics teachers
Celestino, Albaneide Silva
práticas avaliativas em matemática
avaliação formativa
instrumentos de avaliação e ensino de matemática.
title_short As práticas avaliativas dos professores de matemática de ensino médio / The evaluative practices of high school mathematics teachers
title_full As práticas avaliativas dos professores de matemática de ensino médio / The evaluative practices of high school mathematics teachers
title_fullStr As práticas avaliativas dos professores de matemática de ensino médio / The evaluative practices of high school mathematics teachers
title_full_unstemmed As práticas avaliativas dos professores de matemática de ensino médio / The evaluative practices of high school mathematics teachers
title_sort As práticas avaliativas dos professores de matemática de ensino médio / The evaluative practices of high school mathematics teachers
author Celestino, Albaneide Silva
author_facet Celestino, Albaneide Silva
Vicente, Soraia Aparecida
Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de
author_role author
author2 Vicente, Soraia Aparecida
Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Celestino, Albaneide Silva
Vicente, Soraia Aparecida
Almeida, Maria das Graças Andrade Ataíde de
dc.subject.por.fl_str_mv práticas avaliativas em matemática
avaliação formativa
instrumentos de avaliação e ensino de matemática.
topic práticas avaliativas em matemática
avaliação formativa
instrumentos de avaliação e ensino de matemática.
description Há muito tempo, avaliar significava apenas aplicar provas, atribuir uma nota e classificar os discentes em aprovados e reprovados. Todavia, ainda hoje existem professores que acreditam que avaliar consiste apenas nesse processo. Contudo, tal visão vem sendo aos poucos modificada, pois este é um processo contínuo, visando à reflexão para a correção de erros e encaminhamento do discente para aquisição das habilidades previstos. O presente estudo, pensado a partir da análise dos dados de uma pesquisa qualitativa, resultado da investigação realizada, pode-se perceber que a forma avaliativa funciona como um elemento de integração e regulação para o processo de ensino-aprendizagem. A metodologia se voltou para uma análise qualitativa com sujeitos entrevistados e os resultados refletem a concepção atual de que a avaliação é um processo entendido não só como o resultado das provas, mas também os resultados dos trabalhos e/ou pesquisas que os alunos realizam. Existem inúmeras técnicas avaliativas que permitem ao professor avaliar o desempenho dos discentes e fugir da tradicional prova escrita, possibilitando professores e discentes dialogarem buscado encontrar e corrigir possíveis erros, redirecionando o discente para a aprendizagem, motivando para a correção e sugerindo a ele novas formas de estudo para melhor compreensão dos assuntos abordados dentro da classe. Para tanto, trabalhamos a partir de uma discusão entre os teóricos que defendem a avaliação formativa, procurando entender o nível de discussão acerca dessa temática, e assim, contrubuir com sugestões sobre os diversos instrumentos de avaliação que a área de Educação Matemática tem experimentado e publicado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-03-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7700
10.34117/bjdv6n3-212
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7700
identifier_str_mv 10.34117/bjdv6n3-212
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/7700/6677
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Brazilian Journal of Development
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 6 No. 3 (2020); 12612-12624
Brazilian Journal of Development; Vol. 6 Núm. 3 (2020); 12612-12624
Brazilian Journal of Development; v. 6 n. 3 (2020); 12612-12624
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645443175809024