Jogos Didáticos como Recursos Complementares para o EnsinoAprendizagem de Química

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Ana Paula de Araujo
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Zimmer, Rosana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
Texto Completo: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5592
Resumo: O presente artigo é resultante de uma pesquisação, que compreendeu a construção e o uso de jogos como recursos didático-pedagógicos complementares para o ensino de conteúdos específicos de Química. O estudo foi desenvolvido com alunos de turmas do Ensino Mé- dio, de uma escola pública localizada na região serrana do Rio Grande do Sul, na qual uma das pesquisadoras- -autoras leciona. A justificativa pela escolha deste tema respalda-se na necessidade de investigar formas de promover, de modo mais efetivo, a aprendizagem de conteúdos em contexto de sala de aula, partindo do pressuposto de que, quando os estudantes estão ativamente envolvidos na tarefa, esses aprendem mais do que quando são meros “recipientes” de instrução (MURCIA, 2005; SMOLE, 2007).
id UFS-3_e767a83db6a29434ac37a489b412d9fc
oai_identifier_str oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5592
network_acronym_str UFS-3
network_name_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository_id_str
spelling Jogos Didáticos como Recursos Complementares para o EnsinoAprendizagem de QuímicaO presente artigo é resultante de uma pesquisação, que compreendeu a construção e o uso de jogos como recursos didático-pedagógicos complementares para o ensino de conteúdos específicos de Química. O estudo foi desenvolvido com alunos de turmas do Ensino Mé- dio, de uma escola pública localizada na região serrana do Rio Grande do Sul, na qual uma das pesquisadoras- -autoras leciona. A justificativa pela escolha deste tema respalda-se na necessidade de investigar formas de promover, de modo mais efetivo, a aprendizagem de conteúdos em contexto de sala de aula, partindo do pressuposto de que, quando os estudantes estão ativamente envolvidos na tarefa, esses aprendem mais do que quando são meros “recipientes” de instrução (MURCIA, 2005; SMOLE, 2007).Revista Tempos e Espaços em Educação2016-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/559210.20952/revtee.v9i19.5592Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 19 (2016): Maio-Agosto; 13-24Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 19 (2016): Maio-Agosto; 13-24Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 19 (2016): Maio-Agosto; 13-24Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 19 (2016): Maio-Agosto; 13-242358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5592/4608Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Ana Paula de AraujoZimmer, Rosana2022-02-11T14:45:59Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5592Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T14:45:59Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos Didáticos como Recursos Complementares para o EnsinoAprendizagem de Química
title Jogos Didáticos como Recursos Complementares para o EnsinoAprendizagem de Química
spellingShingle Jogos Didáticos como Recursos Complementares para o EnsinoAprendizagem de Química
Cunha, Ana Paula de Araujo
title_short Jogos Didáticos como Recursos Complementares para o EnsinoAprendizagem de Química
title_full Jogos Didáticos como Recursos Complementares para o EnsinoAprendizagem de Química
title_fullStr Jogos Didáticos como Recursos Complementares para o EnsinoAprendizagem de Química
title_full_unstemmed Jogos Didáticos como Recursos Complementares para o EnsinoAprendizagem de Química
title_sort Jogos Didáticos como Recursos Complementares para o EnsinoAprendizagem de Química
author Cunha, Ana Paula de Araujo
author_facet Cunha, Ana Paula de Araujo
Zimmer, Rosana
author_role author
author2 Zimmer, Rosana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Ana Paula de Araujo
Zimmer, Rosana
description O presente artigo é resultante de uma pesquisação, que compreendeu a construção e o uso de jogos como recursos didático-pedagógicos complementares para o ensino de conteúdos específicos de Química. O estudo foi desenvolvido com alunos de turmas do Ensino Mé- dio, de uma escola pública localizada na região serrana do Rio Grande do Sul, na qual uma das pesquisadoras- -autoras leciona. A justificativa pela escolha deste tema respalda-se na necessidade de investigar formas de promover, de modo mais efetivo, a aprendizagem de conteúdos em contexto de sala de aula, partindo do pressuposto de que, quando os estudantes estão ativamente envolvidos na tarefa, esses aprendem mais do que quando são meros “recipientes” de instrução (MURCIA, 2005; SMOLE, 2007).
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5592
10.20952/revtee.v9i19.5592
url https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5592
identifier_str_mv 10.20952/revtee.v9i19.5592
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5592/4608
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
publisher.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação
dc.source.none.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 19 (2016): Maio-Agosto; 13-24
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 19 (2016): Maio-Agosto; 13-24
Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 19 (2016): Maio-Agosto; 13-24
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 19 (2016): Maio-Agosto; 13-24
2358-1425
reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
collection Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com
_version_ 1799875181399769088