Jogos Didáticos como Recursos Complementares para o EnsinoAprendizagem de Química
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5592 |
Resumo: | O presente artigo é resultante de uma pesquisação, que compreendeu a construção e o uso de jogos como recursos didático-pedagógicos complementares para o ensino de conteúdos específicos de Química. O estudo foi desenvolvido com alunos de turmas do Ensino Mé- dio, de uma escola pública localizada na região serrana do Rio Grande do Sul, na qual uma das pesquisadoras- -autoras leciona. A justificativa pela escolha deste tema respalda-se na necessidade de investigar formas de promover, de modo mais efetivo, a aprendizagem de conteúdos em contexto de sala de aula, partindo do pressuposto de que, quando os estudantes estão ativamente envolvidos na tarefa, esses aprendem mais do que quando são meros “recipientes” de instrução (MURCIA, 2005; SMOLE, 2007). |
id |
UFS-3_e767a83db6a29434ac37a489b412d9fc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5592 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Jogos Didáticos como Recursos Complementares para o EnsinoAprendizagem de QuímicaO presente artigo é resultante de uma pesquisação, que compreendeu a construção e o uso de jogos como recursos didático-pedagógicos complementares para o ensino de conteúdos específicos de Química. O estudo foi desenvolvido com alunos de turmas do Ensino Mé- dio, de uma escola pública localizada na região serrana do Rio Grande do Sul, na qual uma das pesquisadoras- -autoras leciona. A justificativa pela escolha deste tema respalda-se na necessidade de investigar formas de promover, de modo mais efetivo, a aprendizagem de conteúdos em contexto de sala de aula, partindo do pressuposto de que, quando os estudantes estão ativamente envolvidos na tarefa, esses aprendem mais do que quando são meros “recipientes” de instrução (MURCIA, 2005; SMOLE, 2007).Revista Tempos e Espaços em Educação2016-09-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/559210.20952/revtee.v9i19.5592Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 19 (2016): Maio-Agosto; 13-24Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 19 (2016): Maio-Agosto; 13-24Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 19 (2016): Maio-Agosto; 13-24Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 19 (2016): Maio-Agosto; 13-242358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5592/4608Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCunha, Ana Paula de AraujoZimmer, Rosana2022-02-11T14:45:59Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/5592Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-11T14:45:59Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jogos Didáticos como Recursos Complementares para o EnsinoAprendizagem de Química |
title |
Jogos Didáticos como Recursos Complementares para o EnsinoAprendizagem de Química |
spellingShingle |
Jogos Didáticos como Recursos Complementares para o EnsinoAprendizagem de Química Cunha, Ana Paula de Araujo |
title_short |
Jogos Didáticos como Recursos Complementares para o EnsinoAprendizagem de Química |
title_full |
Jogos Didáticos como Recursos Complementares para o EnsinoAprendizagem de Química |
title_fullStr |
Jogos Didáticos como Recursos Complementares para o EnsinoAprendizagem de Química |
title_full_unstemmed |
Jogos Didáticos como Recursos Complementares para o EnsinoAprendizagem de Química |
title_sort |
Jogos Didáticos como Recursos Complementares para o EnsinoAprendizagem de Química |
author |
Cunha, Ana Paula de Araujo |
author_facet |
Cunha, Ana Paula de Araujo Zimmer, Rosana |
author_role |
author |
author2 |
Zimmer, Rosana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Ana Paula de Araujo Zimmer, Rosana |
description |
O presente artigo é resultante de uma pesquisação, que compreendeu a construção e o uso de jogos como recursos didático-pedagógicos complementares para o ensino de conteúdos específicos de Química. O estudo foi desenvolvido com alunos de turmas do Ensino Mé- dio, de uma escola pública localizada na região serrana do Rio Grande do Sul, na qual uma das pesquisadoras- -autoras leciona. A justificativa pela escolha deste tema respalda-se na necessidade de investigar formas de promover, de modo mais efetivo, a aprendizagem de conteúdos em contexto de sala de aula, partindo do pressuposto de que, quando os estudantes estão ativamente envolvidos na tarefa, esses aprendem mais do que quando são meros “recipientes” de instrução (MURCIA, 2005; SMOLE, 2007). |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5592 10.20952/revtee.v9i19.5592 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5592 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v9i19.5592 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/5592/4608 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 Núm. 19 (2016): Maio-Agosto; 13-24 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No 19 (2016): Maio-Agosto; 13-24 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 9 n. 19 (2016): Maio-Agosto; 13-24 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 9 No. 19 (2016): Maio-Agosto; 13-24 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875181399769088 |