A Construção das Disciplinas Escolares e a Influência dos Professores: O caso da Química em uma Instituição de Ensino Secundário Catarinense
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2222 |
Resumo: | Neste artigo, objetiva-se refletir sobre a influência dos professores na construção das disciplinas escolares, a partir de uma pesquisa empírica realizada num locus específico – o Ginásio Santa Catarina, em Santa Catarina. Tal reflexão se fundamenta teoricamente nos trabalhos de Ivor Goodson, quando este discute as Tradições Disciplinares, argumentando que os professores influenciam a tradição disciplinar na qual uma disciplina se desenvolve em busca de status e recursos. Conclui-se com uma interpretação para esta influência diferente da defendida por este pesquisador, onde o aspecto de maior influência está relacionado à formação dos professores. |
id |
UFS-3_eacaf49484931fa6bc8f69946507a936 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2222 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A Construção das Disciplinas Escolares e a Influência dos Professores: O caso da Química em uma Instituição de Ensino Secundário CatarinenseNeste artigo, objetiva-se refletir sobre a influência dos professores na construção das disciplinas escolares, a partir de uma pesquisa empírica realizada num locus específico – o Ginásio Santa Catarina, em Santa Catarina. Tal reflexão se fundamenta teoricamente nos trabalhos de Ivor Goodson, quando este discute as Tradições Disciplinares, argumentando que os professores influenciam a tradição disciplinar na qual uma disciplina se desenvolve em busca de status e recursos. Conclui-se com uma interpretação para esta influência diferente da defendida por este pesquisador, onde o aspecto de maior influência está relacionado à formação dos professores.Revista Tempos e Espaços em Educação2022-03-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/222210.20952/revtee.v0i0.2222Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 Núm. 4 (2010): Janeiro-julhoRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No 4 (2010): Janeiro-julhoRevista Tempos e Espaços em Educação; v. 3 n. 4 (2010): Janeiro-julhoRevista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No. 4 (2010): Janeiro-julho2358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2222/1893Aires, Joanez Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-05T15:57:18Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/2222Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-03-05T15:57:18Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Construção das Disciplinas Escolares e a Influência dos Professores: O caso da Química em uma Instituição de Ensino Secundário Catarinense |
title |
A Construção das Disciplinas Escolares e a Influência dos Professores: O caso da Química em uma Instituição de Ensino Secundário Catarinense |
spellingShingle |
A Construção das Disciplinas Escolares e a Influência dos Professores: O caso da Química em uma Instituição de Ensino Secundário Catarinense Aires, Joanez Aparecida |
title_short |
A Construção das Disciplinas Escolares e a Influência dos Professores: O caso da Química em uma Instituição de Ensino Secundário Catarinense |
title_full |
A Construção das Disciplinas Escolares e a Influência dos Professores: O caso da Química em uma Instituição de Ensino Secundário Catarinense |
title_fullStr |
A Construção das Disciplinas Escolares e a Influência dos Professores: O caso da Química em uma Instituição de Ensino Secundário Catarinense |
title_full_unstemmed |
A Construção das Disciplinas Escolares e a Influência dos Professores: O caso da Química em uma Instituição de Ensino Secundário Catarinense |
title_sort |
A Construção das Disciplinas Escolares e a Influência dos Professores: O caso da Química em uma Instituição de Ensino Secundário Catarinense |
author |
Aires, Joanez Aparecida |
author_facet |
Aires, Joanez Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aires, Joanez Aparecida |
description |
Neste artigo, objetiva-se refletir sobre a influência dos professores na construção das disciplinas escolares, a partir de uma pesquisa empírica realizada num locus específico – o Ginásio Santa Catarina, em Santa Catarina. Tal reflexão se fundamenta teoricamente nos trabalhos de Ivor Goodson, quando este discute as Tradições Disciplinares, argumentando que os professores influenciam a tradição disciplinar na qual uma disciplina se desenvolve em busca de status e recursos. Conclui-se com uma interpretação para esta influência diferente da defendida por este pesquisador, onde o aspecto de maior influência está relacionado à formação dos professores. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2222 10.20952/revtee.v0i0.2222 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2222 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v0i0.2222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/2222/1893 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 Núm. 4 (2010): Janeiro-julho Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No 4 (2010): Janeiro-julho Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 3 n. 4 (2010): Janeiro-julho Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 3 No. 4 (2010): Janeiro-julho 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875180540985344 |