The standardized teacher: analysis of teacher management in the periodic “Aprendizagem em Focus” of the Instituto Unibanco
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17433 |
Resumo: | No presente estudo, objetivamos apontar como a noção de professor padronizado implica no recuo da teoria no exercício docente e, consequentemente, provoca a instrumentalização do exercício pedagógico. Caracteriza-se como um estudo bibliográfico quanto aos procedimentos, ancorado no método analítico-dedutivo e de natureza qualitativa. Seu referencial teórico é sustentado, principalmente, por Ball, Maguire e Braun (2016), Fávero e Tonieto (2016), e Masschelein e Simons (2018). Estrutura-se em duas partes. Na primeira, exploramos a concepção de professor instrumentalizado, domado por uma gestão escolar pautada pelo gerencialismo empresarial e pelo recuo da teoria no exercício docente. Na segunda parte, analisamos a concepção presente no boletim “Aprendizagem em Foco”, uma publicação do Instituto Unibanco com periodicidade quinzenal desde 2015. Os números do periódico analisados evidenciam que a qualidade da educação, entendida como o atingimento de metas e indicadores, está quase que exclusivamente ligada à boas práticas de gestão e à instrumentalização do exercício docente, o que deixa a formação continuada e a valorização dos professores em segundo plano. |
id |
UFS-3_f3da4906a898525a808ca5c661267233 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17433 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The standardized teacher: analysis of teacher management in the periodic “Aprendizagem em Focus” of the Instituto UnibancoO professor padronizado: análise do gerencialismo docente no periódico “Aprendizagem em Foco” do Instituto UnibancoEl docente estandarizado: análisis de la gestión docente en el periódico “Aprendizagem em Focus” del Instituto UnibancoTeaching practice. Commodification. Instrumentalization.Práctica docente. Mercantilización. Instrumentalización.Exercício docenteMercantilizaçãoInstrumentalizaçãoNo presente estudo, objetivamos apontar como a noção de professor padronizado implica no recuo da teoria no exercício docente e, consequentemente, provoca a instrumentalização do exercício pedagógico. Caracteriza-se como um estudo bibliográfico quanto aos procedimentos, ancorado no método analítico-dedutivo e de natureza qualitativa. Seu referencial teórico é sustentado, principalmente, por Ball, Maguire e Braun (2016), Fávero e Tonieto (2016), e Masschelein e Simons (2018). Estrutura-se em duas partes. Na primeira, exploramos a concepção de professor instrumentalizado, domado por uma gestão escolar pautada pelo gerencialismo empresarial e pelo recuo da teoria no exercício docente. Na segunda parte, analisamos a concepção presente no boletim “Aprendizagem em Foco”, uma publicação do Instituto Unibanco com periodicidade quinzenal desde 2015. Os números do periódico analisados evidenciam que a qualidade da educação, entendida como o atingimento de metas e indicadores, está quase que exclusivamente ligada à boas práticas de gestão e à instrumentalização do exercício docente, o que deixa a formação continuada e a valorização dos professores em segundo plano.In the present study, we aim to point out how the notion of a standardized teacher implies a retreat from theory in the teaching practice and, consequently, provokes the instrumentalization of the pedagogical exercise. It is characterized as a qualitative study, bibliographic in terms of procedures and anchored in the analytical-deductive method. Its theoretical framework is mainly supported by Ball, Maguire and Braun (2016), Fávero and Tonieto (2016), and Masschelein and Simons (2018). It is structured in two parts. In the first one, we explore the concept of an instrumentalized teacher, tamed by a school management guided by business managerialism and by the retreat of theory in the teaching practice. In the second part, we analyze the concept present in the journal “Aprendizagem em Foco”, a publication of Instituto Unibanco published fortnightly since 2015. The analyzed journal numbers show that the quality of education, understood as the achievement of goals and indicators, is almost exclusively linked to good management practices and the instrumentalization of teaching practice, leaving continuing education and the appreciation of teachers in the background.En el presente estudio, pretendemos señalar cómo la noción de profesor estandarizado implica un alejamiento de la teoría en la práctica docente y, en consecuencia, provoca la instrumentalización del ejercicio pedagógico. Se caracteriza por ser un estudio cualitativo, bibliográfico en cuanto a procedimientos y anclado en el método analítico-deductivo. Su marco teórico se sustenta principalmente en Ball, Maguire y Braun (2016), Fávero y Tonieto (2016) y Masschelein y Simons (2018). Está estructurado en dos partes. En el primero, exploramos el concepto de docente instrumentalizado, domado por una gestión escolar guiada por el gerencialismo empresarial y por el repliegue de la teoría en la práctica docente. En la segunda parte, analizamos el concepto presente en el boletín “Aprendizagem em Foco”, publicación del Instituto Unibanco, que se publica quincenalmente desde 2015. Los números de las revistas analizadas muestran que la calidad de la educación, entendida como el logro de metas e indicadores, se vincula casi exclusivamente con las buenas prácticas de gestión y la instrumentalización de la práctica docente, dejando en un segundo plano la formación continua y la valorización de los docentes.Revista Tempos e Espaços em Educação2023-05-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdftext/xmlhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1743310.20952/revtee.v16i35.17433Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e17433Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e17433Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e17433Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e174332358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17433/13851https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17433/14633Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educaçãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessConsaltér, EvandroBellenzier, Caroline SimonFávero, Altair Alberto2023-09-06T13:27:04Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/17433Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2023-09-06T13:27:04Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The standardized teacher: analysis of teacher management in the periodic “Aprendizagem em Focus” of the Instituto Unibanco O professor padronizado: análise do gerencialismo docente no periódico “Aprendizagem em Foco” do Instituto Unibanco El docente estandarizado: análisis de la gestión docente en el periódico “Aprendizagem em Focus” del Instituto Unibanco |
title |
The standardized teacher: analysis of teacher management in the periodic “Aprendizagem em Focus” of the Instituto Unibanco |
spellingShingle |
The standardized teacher: analysis of teacher management in the periodic “Aprendizagem em Focus” of the Instituto Unibanco Consaltér, Evandro Teaching practice. Commodification. Instrumentalization. Práctica docente. Mercantilización. Instrumentalización. Exercício docente Mercantilização Instrumentalização |
title_short |
The standardized teacher: analysis of teacher management in the periodic “Aprendizagem em Focus” of the Instituto Unibanco |
title_full |
The standardized teacher: analysis of teacher management in the periodic “Aprendizagem em Focus” of the Instituto Unibanco |
title_fullStr |
The standardized teacher: analysis of teacher management in the periodic “Aprendizagem em Focus” of the Instituto Unibanco |
title_full_unstemmed |
The standardized teacher: analysis of teacher management in the periodic “Aprendizagem em Focus” of the Instituto Unibanco |
title_sort |
The standardized teacher: analysis of teacher management in the periodic “Aprendizagem em Focus” of the Instituto Unibanco |
author |
Consaltér, Evandro |
author_facet |
Consaltér, Evandro Bellenzier, Caroline Simon Fávero, Altair Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Bellenzier, Caroline Simon Fávero, Altair Alberto |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Consaltér, Evandro Bellenzier, Caroline Simon Fávero, Altair Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teaching practice. Commodification. Instrumentalization. Práctica docente. Mercantilización. Instrumentalización. Exercício docente Mercantilização Instrumentalização |
topic |
Teaching practice. Commodification. Instrumentalization. Práctica docente. Mercantilización. Instrumentalización. Exercício docente Mercantilização Instrumentalização |
description |
No presente estudo, objetivamos apontar como a noção de professor padronizado implica no recuo da teoria no exercício docente e, consequentemente, provoca a instrumentalização do exercício pedagógico. Caracteriza-se como um estudo bibliográfico quanto aos procedimentos, ancorado no método analítico-dedutivo e de natureza qualitativa. Seu referencial teórico é sustentado, principalmente, por Ball, Maguire e Braun (2016), Fávero e Tonieto (2016), e Masschelein e Simons (2018). Estrutura-se em duas partes. Na primeira, exploramos a concepção de professor instrumentalizado, domado por uma gestão escolar pautada pelo gerencialismo empresarial e pelo recuo da teoria no exercício docente. Na segunda parte, analisamos a concepção presente no boletim “Aprendizagem em Foco”, uma publicação do Instituto Unibanco com periodicidade quinzenal desde 2015. Os números do periódico analisados evidenciam que a qualidade da educação, entendida como o atingimento de metas e indicadores, está quase que exclusivamente ligada à boas práticas de gestão e à instrumentalização do exercício docente, o que deixa a formação continuada e a valorização dos professores em segundo plano. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17433 10.20952/revtee.v16i35.17433 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17433 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v16i35.17433 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17433/13851 https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17433/14633 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista Tempos e Espaços em Educação https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 Núm. 35 (2023): Publicação Contínua; e17433 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No 35 (2023): Publicação Contínua; e17433 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 16 n. 35 (2023): Publicação Contínua; e17433 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 16 No. 35 (2023): Publicação Contínua; e17433 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875184878944256 |