Condições do trabalho docente e de tutoria na EAD: fragilização e precariedade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14262 |
Resumo: | O presente texto visa abordar aspectos relacionados ao trabalho docente na Educação à Distância-EaD. Para tal apresenta estudo bibliográfico e documental sobre o tema, analisa a política Universidade Aberta do Brasil-UAB na perspectiva do trabalho de tutoria e como na contemporaneidade o capitalismo vem alterando a composição da classe trabalhadora, inclusive no âmbito educacional. Como considerações, entendemos que as experiências em EaD seja algo diverso, amplo e com uma multiplicidade de fatores que são positivos, como levar educação a lugares longínquos e de difícil acesso às instituições educacionais presenciais. Porém, o que chamamos a atenção é para a precariedade do trabalho docente e de tutoria que tem aspectos perversos de contratação, fragilização ou inexistência de vínculos empregatícios, além da sobrecarga de trabalho. |
id |
UFS-3_fc2dc4a578192096ecc7d00a90f1909a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14262 |
network_acronym_str |
UFS-3 |
network_name_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Condições do trabalho docente e de tutoria na EAD: fragilização e precariedadePortuguêsTrabalho docente, Tutoria, Educação à distânciaO presente texto visa abordar aspectos relacionados ao trabalho docente na Educação à Distância-EaD. Para tal apresenta estudo bibliográfico e documental sobre o tema, analisa a política Universidade Aberta do Brasil-UAB na perspectiva do trabalho de tutoria e como na contemporaneidade o capitalismo vem alterando a composição da classe trabalhadora, inclusive no âmbito educacional. Como considerações, entendemos que as experiências em EaD seja algo diverso, amplo e com uma multiplicidade de fatores que são positivos, como levar educação a lugares longínquos e de difícil acesso às instituições educacionais presenciais. Porém, o que chamamos a atenção é para a precariedade do trabalho docente e de tutoria que tem aspectos perversos de contratação, fragilização ou inexistência de vínculos empregatícios, além da sobrecarga de trabalho.Revista Tempos e Espaços em Educação2020-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/1426210.20952/revtee.v13i32.14262Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-182358-1425reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online)instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14262/11270Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessBranco, Juliana Cordeiro SoaresOliveira Ramos dos Passos, Daniela2022-02-13T19:01:58Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/14262Revistahttp://www.seer.ufs.br/index.php/revtee/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/revtee/oairevtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com2358-14251983-6597opendoar:2022-02-13T19:01:58Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Condições do trabalho docente e de tutoria na EAD: fragilização e precariedade |
title |
Condições do trabalho docente e de tutoria na EAD: fragilização e precariedade |
spellingShingle |
Condições do trabalho docente e de tutoria na EAD: fragilização e precariedade Branco, Juliana Cordeiro Soares Português Trabalho docente, Tutoria, Educação à distância |
title_short |
Condições do trabalho docente e de tutoria na EAD: fragilização e precariedade |
title_full |
Condições do trabalho docente e de tutoria na EAD: fragilização e precariedade |
title_fullStr |
Condições do trabalho docente e de tutoria na EAD: fragilização e precariedade |
title_full_unstemmed |
Condições do trabalho docente e de tutoria na EAD: fragilização e precariedade |
title_sort |
Condições do trabalho docente e de tutoria na EAD: fragilização e precariedade |
author |
Branco, Juliana Cordeiro Soares |
author_facet |
Branco, Juliana Cordeiro Soares Oliveira Ramos dos Passos, Daniela |
author_role |
author |
author2 |
Oliveira Ramos dos Passos, Daniela |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Branco, Juliana Cordeiro Soares Oliveira Ramos dos Passos, Daniela |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Português Trabalho docente, Tutoria, Educação à distância |
topic |
Português Trabalho docente, Tutoria, Educação à distância |
description |
O presente texto visa abordar aspectos relacionados ao trabalho docente na Educação à Distância-EaD. Para tal apresenta estudo bibliográfico e documental sobre o tema, analisa a política Universidade Aberta do Brasil-UAB na perspectiva do trabalho de tutoria e como na contemporaneidade o capitalismo vem alterando a composição da classe trabalhadora, inclusive no âmbito educacional. Como considerações, entendemos que as experiências em EaD seja algo diverso, amplo e com uma multiplicidade de fatores que são positivos, como levar educação a lugares longínquos e de difícil acesso às instituições educacionais presenciais. Porém, o que chamamos a atenção é para a precariedade do trabalho docente e de tutoria que tem aspectos perversos de contratação, fragilização ou inexistência de vínculos empregatícios, além da sobrecarga de trabalho. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14262 10.20952/revtee.v13i32.14262 |
url |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14262 |
identifier_str_mv |
10.20952/revtee.v13i32.14262 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14262/11270 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Tempos e Espaços em Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 Núm. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18 Revista Tempos e Espaços em Educação; v. 13 n. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18 Revista Tempos e Espaços em Educação; Vol. 13 No. 32 (2020): Publicação Contínua; 1-18 2358-1425 reponame:Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
collection |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Tempos e Espaços em Educação (Online) - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
revtee.ppged@gmail.com||diasalfrancio@hotmail.com||diasalfrancio@gmail.com |
_version_ |
1799875183302934528 |