BLANCANIEVES: ODEA PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (E/LE): BLANCANIEVES: THE USE OF DTLO FOR TEACHING SPANISH AS A FOREIGN LANGUAGE (SFL)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/8903 |
Resumo: | RESUMO: O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). Para tanto, discute-se sobre a utilização de Objetos Digitais de Ensino-Aprendizagem (ODEAs) e apresenta-se um ODEA hipertextual, “Blancanieves y los siete enanitos”, produzido no PowerPoint e elaborado para o ensino de vocabulário de vestuário, animais, números e lugares da cidade em E/LE para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. O trabalho pauta-se em autores como Lévy (1993), Pérez Gómez, (2015), Rojo (2012), Oliveira e Castela (2015) entre outros. Esperamos que o estudo apresentado auxilie docentes a perceberem que não é difícil incorporar recursos disponíveis on-line à formação de seus alunos, de modo a potencializar o aprendizado de língua estrangeira e ampliar seu multiletramento. PALAVRAS-CHAVE: Espanhol como Língua Estrangeira. Multiletramento. ODEA. ABSTRACT: This paper aims to reflect on the usage of New Technology for Information and Communication (NTIC) in learning environments of Spanish as a Foreign Language (SFL). With this purpose, the utilization of Digital Teaching and Learning Objects (DTLO) is discussed and a version of a hypertextual DTLO, “Blancanieves y los siete enanitos”, elaborated using PowerPoint to teach vocabulary related to clothing, animals, numbers and places in town for students in sixth grade of Middle School is presented. The study is based upon the works of Lévy (1993), Pérez Gómez, (2015), Rojo (2012), Oliveira e Castela (2015) among others. It is expected that the findings of this study contribute to the understanding of benefits that the use of online resources in classrooms can have to enhance the teaching and learning process of foreign languages and expand multiliteracy. KEYWORDS: DTLO. Multiliteracy. Spanish as a foreign language. |
id |
UFS-5_4c783c713d8bc1e7135f7dd4dc7b12ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/8903 |
network_acronym_str |
UFS-5 |
network_name_str |
Travessias Interativas |
repository_id_str |
|
spelling |
BLANCANIEVES: ODEA PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (E/LE): BLANCANIEVES: THE USE OF DTLO FOR TEACHING SPANISH AS A FOREIGN LANGUAGE (SFL)RESUMO: O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). Para tanto, discute-se sobre a utilização de Objetos Digitais de Ensino-Aprendizagem (ODEAs) e apresenta-se um ODEA hipertextual, “Blancanieves y los siete enanitos”, produzido no PowerPoint e elaborado para o ensino de vocabulário de vestuário, animais, números e lugares da cidade em E/LE para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. O trabalho pauta-se em autores como Lévy (1993), Pérez Gómez, (2015), Rojo (2012), Oliveira e Castela (2015) entre outros. Esperamos que o estudo apresentado auxilie docentes a perceberem que não é difícil incorporar recursos disponíveis on-line à formação de seus alunos, de modo a potencializar o aprendizado de língua estrangeira e ampliar seu multiletramento. PALAVRAS-CHAVE: Espanhol como Língua Estrangeira. Multiletramento. ODEA. ABSTRACT: This paper aims to reflect on the usage of New Technology for Information and Communication (NTIC) in learning environments of Spanish as a Foreign Language (SFL). With this purpose, the utilization of Digital Teaching and Learning Objects (DTLO) is discussed and a version of a hypertextual DTLO, “Blancanieves y los siete enanitos”, elaborated using PowerPoint to teach vocabulary related to clothing, animals, numbers and places in town for students in sixth grade of Middle School is presented. The study is based upon the works of Lévy (1993), Pérez Gómez, (2015), Rojo (2012), Oliveira e Castela (2015) among others. It is expected that the findings of this study contribute to the understanding of benefits that the use of online resources in classrooms can have to enhance the teaching and learning process of foreign languages and expand multiliteracy. KEYWORDS: DTLO. Multiliteracy. Spanish as a foreign language.Universidade Federal de Sergipe2018-04-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/890310.51951/ti.v8i15Travessias Interativas; No. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 358-374Travessias Interativas; n. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 358-374Travessias Interativas; No. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 358-374Travessias Interativas; Núm. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 358-3742236-740310.51951/ti.v8i15reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/8903/7080Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessCAVALCANTE, Higor MirandaCASTELA, Greice da Silva2021-07-27T19:59:38Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/8903Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oai||alexandremelo06@uol.com.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T19:59:38Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
BLANCANIEVES: ODEA PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (E/LE): BLANCANIEVES: THE USE OF DTLO FOR TEACHING SPANISH AS A FOREIGN LANGUAGE (SFL) |
title |
BLANCANIEVES: ODEA PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (E/LE): BLANCANIEVES: THE USE OF DTLO FOR TEACHING SPANISH AS A FOREIGN LANGUAGE (SFL) |
spellingShingle |
BLANCANIEVES: ODEA PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (E/LE): BLANCANIEVES: THE USE OF DTLO FOR TEACHING SPANISH AS A FOREIGN LANGUAGE (SFL) CAVALCANTE, Higor Miranda |
title_short |
BLANCANIEVES: ODEA PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (E/LE): BLANCANIEVES: THE USE OF DTLO FOR TEACHING SPANISH AS A FOREIGN LANGUAGE (SFL) |
title_full |
BLANCANIEVES: ODEA PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (E/LE): BLANCANIEVES: THE USE OF DTLO FOR TEACHING SPANISH AS A FOREIGN LANGUAGE (SFL) |
title_fullStr |
BLANCANIEVES: ODEA PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (E/LE): BLANCANIEVES: THE USE OF DTLO FOR TEACHING SPANISH AS A FOREIGN LANGUAGE (SFL) |
title_full_unstemmed |
BLANCANIEVES: ODEA PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (E/LE): BLANCANIEVES: THE USE OF DTLO FOR TEACHING SPANISH AS A FOREIGN LANGUAGE (SFL) |
title_sort |
BLANCANIEVES: ODEA PARA O ENSINO DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA (E/LE): BLANCANIEVES: THE USE OF DTLO FOR TEACHING SPANISH AS A FOREIGN LANGUAGE (SFL) |
author |
CAVALCANTE, Higor Miranda |
author_facet |
CAVALCANTE, Higor Miranda CASTELA, Greice da Silva |
author_role |
author |
author2 |
CASTELA, Greice da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CAVALCANTE, Higor Miranda CASTELA, Greice da Silva |
description |
RESUMO: O presente artigo tem por objetivo refletir sobre as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs) no ensino de Espanhol como Língua Estrangeira (E/LE). Para tanto, discute-se sobre a utilização de Objetos Digitais de Ensino-Aprendizagem (ODEAs) e apresenta-se um ODEA hipertextual, “Blancanieves y los siete enanitos”, produzido no PowerPoint e elaborado para o ensino de vocabulário de vestuário, animais, números e lugares da cidade em E/LE para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II. O trabalho pauta-se em autores como Lévy (1993), Pérez Gómez, (2015), Rojo (2012), Oliveira e Castela (2015) entre outros. Esperamos que o estudo apresentado auxilie docentes a perceberem que não é difícil incorporar recursos disponíveis on-line à formação de seus alunos, de modo a potencializar o aprendizado de língua estrangeira e ampliar seu multiletramento. PALAVRAS-CHAVE: Espanhol como Língua Estrangeira. Multiletramento. ODEA. ABSTRACT: This paper aims to reflect on the usage of New Technology for Information and Communication (NTIC) in learning environments of Spanish as a Foreign Language (SFL). With this purpose, the utilization of Digital Teaching and Learning Objects (DTLO) is discussed and a version of a hypertextual DTLO, “Blancanieves y los siete enanitos”, elaborated using PowerPoint to teach vocabulary related to clothing, animals, numbers and places in town for students in sixth grade of Middle School is presented. The study is based upon the works of Lévy (1993), Pérez Gómez, (2015), Rojo (2012), Oliveira e Castela (2015) among others. It is expected that the findings of this study contribute to the understanding of benefits that the use of online resources in classrooms can have to enhance the teaching and learning process of foreign languages and expand multiliteracy. KEYWORDS: DTLO. Multiliteracy. Spanish as a foreign language. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-04-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/8903 10.51951/ti.v8i15 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/8903 |
identifier_str_mv |
10.51951/ti.v8i15 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/Travessias/article/view/8903/7080 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 TRAVESSIAS INTERATIVAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias Interativas; No. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 358-374 Travessias Interativas; n. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 358-374 Travessias Interativas; No. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 358-374 Travessias Interativas; Núm. 15 (2018): Travessias Interativas → jan-jun/2018; pp. 358-374 2236-7403 10.51951/ti.v8i15 reponame:Travessias Interativas instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS- |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS- |
institution |
UFS- |
reponame_str |
Travessias Interativas |
collection |
Travessias Interativas |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||alexandremelo06@uol.com.br |
_version_ |
1754565460810006528 |