O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Travessias Interativas |
Texto Completo: | https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11763 |
Resumo: | RESUMO: Este artigo constitui um recorte de investigação com o objetivo de verificar a forma como é abordada a ortografia em uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental. Com base em pressupostos teórico-metodológicos propostos por autores como Cagliari (1995; 2002), Morais (2003), Morais e Silva (2007) e Melo (2007), que defendem uma abordagem reflexiva do ensino-aprendizagem de ortografia, faz-se um levantamento de como a ortografia é abordada na coleção “Português: linguagens”, de Cereja e Magalhães (2015), amplamente utilizada em escolas públicas da região Oeste do Paraná, buscando verificar se o material propõe atividades baseadas em uma perspectiva de reflexão sobre as regularidades e irregularidades da norma ortográfica ou se ainda está vinculado a uma abordagem tradicional. PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa. Livro didático. Ortografia. ABSTRACT: This paper constitutes part of an investigation aiming at verifying the approach of spelling in a textbook collection for teaching Portuguese in the Elementary School. Based on theoretical-methodological principles proposed by authors such as Cagliari (1995; 2002), Morais (2003), Morais and Silva (2007) and Melo (2007), who advocate a reflexive approach of the teaching-learning of spelling, we investigate how spelling is addressed in the collection “Português: linguagens”, by Cereja and Magalhães (2015), which is widely used in state schools in the West of Paraná, in order to examine whether the material proposes activities based on a perspective of reflecting on the regularities and irregularities of spelling or it is still linked to a traditional approach. KEYWORDS: Portuguese. Textbooks. Spelling. |
id |
UFS-5_77225c0bfa7b9917753a5481cd1814f6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11763 |
network_acronym_str |
UFS-5 |
network_name_str |
Travessias Interativas |
repository_id_str |
|
spelling |
O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOLRESUMO: Este artigo constitui um recorte de investigação com o objetivo de verificar a forma como é abordada a ortografia em uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental. Com base em pressupostos teórico-metodológicos propostos por autores como Cagliari (1995; 2002), Morais (2003), Morais e Silva (2007) e Melo (2007), que defendem uma abordagem reflexiva do ensino-aprendizagem de ortografia, faz-se um levantamento de como a ortografia é abordada na coleção “Português: linguagens”, de Cereja e Magalhães (2015), amplamente utilizada em escolas públicas da região Oeste do Paraná, buscando verificar se o material propõe atividades baseadas em uma perspectiva de reflexão sobre as regularidades e irregularidades da norma ortográfica ou se ainda está vinculado a uma abordagem tradicional. PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa. Livro didático. Ortografia. ABSTRACT: This paper constitutes part of an investigation aiming at verifying the approach of spelling in a textbook collection for teaching Portuguese in the Elementary School. Based on theoretical-methodological principles proposed by authors such as Cagliari (1995; 2002), Morais (2003), Morais and Silva (2007) and Melo (2007), who advocate a reflexive approach of the teaching-learning of spelling, we investigate how spelling is addressed in the collection “Português: linguagens”, by Cereja and Magalhães (2015), which is widely used in state schools in the West of Paraná, in order to examine whether the material proposes activities based on a perspective of reflecting on the regularities and irregularities of spelling or it is still linked to a traditional approach. KEYWORDS: Portuguese. Textbooks. Spelling.Universidade Federal de Sergipe - UFS2019-08-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos Paresapplication/pdfhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/1176310.51951/ti.v9i17Travessias Interativas; No 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 177-192Travessias Interativas; n. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 177-192Travessias Interativas; No. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 177-192Travessias Interativas; Núm. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 177-1922236-740310.51951/ti.v9i17reponame:Travessias Interativasinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFS-porhttps://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11763/8929Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVASinfo:eu-repo/semantics/openAccessCORBARI, Clarice CristinaTOMASI, Liliane Ieda Dresch2021-07-27T20:59:36Zoai:ojs.ufs.emnuvens.com.br:article/11763Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/indexPUBhttps://seer.ufs.br/index.php/Travessias/oaiale1976@academico.ufs.br2236-74032236-7403opendoar:2021-07-27T20:59:36Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL |
title |
O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL |
spellingShingle |
O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL CORBARI, Clarice Cristina |
title_short |
O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL |
title_full |
O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL |
title_fullStr |
O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL |
title_full_unstemmed |
O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL |
title_sort |
O ENSINO DA ORTOGRAFIA EM LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: THE TEACHING OF SPELLING IN PORTUGUESE TEXTBOOKS FOR THE ELEMENTARY SCHOOL |
author |
CORBARI, Clarice Cristina |
author_facet |
CORBARI, Clarice Cristina TOMASI, Liliane Ieda Dresch |
author_role |
author |
author2 |
TOMASI, Liliane Ieda Dresch |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
CORBARI, Clarice Cristina TOMASI, Liliane Ieda Dresch |
description |
RESUMO: Este artigo constitui um recorte de investigação com o objetivo de verificar a forma como é abordada a ortografia em uma coleção de livros didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental. Com base em pressupostos teórico-metodológicos propostos por autores como Cagliari (1995; 2002), Morais (2003), Morais e Silva (2007) e Melo (2007), que defendem uma abordagem reflexiva do ensino-aprendizagem de ortografia, faz-se um levantamento de como a ortografia é abordada na coleção “Português: linguagens”, de Cereja e Magalhães (2015), amplamente utilizada em escolas públicas da região Oeste do Paraná, buscando verificar se o material propõe atividades baseadas em uma perspectiva de reflexão sobre as regularidades e irregularidades da norma ortográfica ou se ainda está vinculado a uma abordagem tradicional. PALAVRAS-CHAVE: Língua Portuguesa. Livro didático. Ortografia. ABSTRACT: This paper constitutes part of an investigation aiming at verifying the approach of spelling in a textbook collection for teaching Portuguese in the Elementary School. Based on theoretical-methodological principles proposed by authors such as Cagliari (1995; 2002), Morais (2003), Morais and Silva (2007) and Melo (2007), who advocate a reflexive approach of the teaching-learning of spelling, we investigate how spelling is addressed in the collection “Português: linguagens”, by Cereja and Magalhães (2015), which is widely used in state schools in the West of Paraná, in order to examine whether the material proposes activities based on a perspective of reflecting on the regularities and irregularities of spelling or it is still linked to a traditional approach. KEYWORDS: Portuguese. Textbooks. Spelling. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigo avaliado pelos Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11763 10.51951/ti.v9i17 |
url |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11763 |
identifier_str_mv |
10.51951/ti.v9i17 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufs.br/Travessias/article/view/11763/8929 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 TRAVESSIAS INTERATIVAS |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe - UFS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Travessias Interativas; No 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 177-192 Travessias Interativas; n. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 177-192 Travessias Interativas; No. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 177-192 Travessias Interativas; Núm. 17 (2019): Travessias Interativas → jan-jun/2019; pp. 177-192 2236-7403 10.51951/ti.v9i17 reponame:Travessias Interativas instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS- |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS- |
institution |
UFS- |
reponame_str |
Travessias Interativas |
collection |
Travessias Interativas |
repository.name.fl_str_mv |
Travessias Interativas - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
ale1976@academico.ufs.br |
_version_ |
1798328415827263488 |