Formação de Futuros Pedagogos: conhecimentos sobre o ensino de frações via resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Proença, Marcelo Carlos de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Maia, Érika Janine, Travassos, wilian Barbosa, Castilho, Giovana Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9849
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar os conhecimentos de futuros pedagogos sobre o ensino de frações via resolução de problemas. A pesquisa foi realizada com 24 estudantes matriculados em um curso de Pedagogia de uma universidade pública. Para a coleta dos dados, foram ministradas aulas na disciplina de Metodologia de Ensino de Matemática – 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental II e, em seguida, aplicada uma avaliação. Os resultados mostraram que 80% dos participantes contemplaram, em suas propostas de ensino, a ação de introdução do problema e, 70%, a ação de articulação das estratégias dos alunos ao conteúdo escolhido. De forma específica, os resultados mostraram que apenas 33,34% dos participantes contemplaram as cinco ações do ensino via resolução de problemas. Destes estudantes, três apresentaram dificuldades para estabelecer a articulação das estratégias baseadas em desenhos aos respectivos conteúdos envolvidos. Concluímos que a nossa proposta de trabalho, desenvolvida na formação dos futuros pedagogos, ajudou-lhes a desenvolver conhecimentos para abordar o ensino de frações via resolução de problemas. No entanto, ainda há estudantes que precisam ampliar tais conhecimentos, bem como desenvolver conhecimentos conceituais e procedimentais sobre frações.
id UFS-6_15afe516240a435fa23cccfeb7b98d84
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/9849
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling Formação de Futuros Pedagogos: conhecimentos sobre o ensino de frações via resolução de problemasO objetivo deste artigo é analisar os conhecimentos de futuros pedagogos sobre o ensino de frações via resolução de problemas. A pesquisa foi realizada com 24 estudantes matriculados em um curso de Pedagogia de uma universidade pública. Para a coleta dos dados, foram ministradas aulas na disciplina de Metodologia de Ensino de Matemática – 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental II e, em seguida, aplicada uma avaliação. Os resultados mostraram que 80% dos participantes contemplaram, em suas propostas de ensino, a ação de introdução do problema e, 70%, a ação de articulação das estratégias dos alunos ao conteúdo escolhido. De forma específica, os resultados mostraram que apenas 33,34% dos participantes contemplaram as cinco ações do ensino via resolução de problemas. Destes estudantes, três apresentaram dificuldades para estabelecer a articulação das estratégias baseadas em desenhos aos respectivos conteúdos envolvidos. Concluímos que a nossa proposta de trabalho, desenvolvida na formação dos futuros pedagogos, ajudou-lhes a desenvolver conhecimentos para abordar o ensino de frações via resolução de problemas. No entanto, ainda há estudantes que precisam ampliar tais conhecimentos, bem como desenvolver conhecimentos conceituais e procedimentais sobre frações.Universidade Federal de Sergipe2019-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/984910.34179/revisem.v4i1.9849Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 155-171Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 155-171Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 155-171Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 155-1712525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9849/8717Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessProença, Marcelo Carlos deMaia, Érika JanineTravassos, wilian BarbosaCastilho, Giovana Rodrigues2020-02-07T18:09:57Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/9849Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:09:57Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de Futuros Pedagogos: conhecimentos sobre o ensino de frações via resolução de problemas
title Formação de Futuros Pedagogos: conhecimentos sobre o ensino de frações via resolução de problemas
spellingShingle Formação de Futuros Pedagogos: conhecimentos sobre o ensino de frações via resolução de problemas
Proença, Marcelo Carlos de
title_short Formação de Futuros Pedagogos: conhecimentos sobre o ensino de frações via resolução de problemas
title_full Formação de Futuros Pedagogos: conhecimentos sobre o ensino de frações via resolução de problemas
title_fullStr Formação de Futuros Pedagogos: conhecimentos sobre o ensino de frações via resolução de problemas
title_full_unstemmed Formação de Futuros Pedagogos: conhecimentos sobre o ensino de frações via resolução de problemas
title_sort Formação de Futuros Pedagogos: conhecimentos sobre o ensino de frações via resolução de problemas
author Proença, Marcelo Carlos de
author_facet Proença, Marcelo Carlos de
Maia, Érika Janine
Travassos, wilian Barbosa
Castilho, Giovana Rodrigues
author_role author
author2 Maia, Érika Janine
Travassos, wilian Barbosa
Castilho, Giovana Rodrigues
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Proença, Marcelo Carlos de
Maia, Érika Janine
Travassos, wilian Barbosa
Castilho, Giovana Rodrigues
description O objetivo deste artigo é analisar os conhecimentos de futuros pedagogos sobre o ensino de frações via resolução de problemas. A pesquisa foi realizada com 24 estudantes matriculados em um curso de Pedagogia de uma universidade pública. Para a coleta dos dados, foram ministradas aulas na disciplina de Metodologia de Ensino de Matemática – 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental II e, em seguida, aplicada uma avaliação. Os resultados mostraram que 80% dos participantes contemplaram, em suas propostas de ensino, a ação de introdução do problema e, 70%, a ação de articulação das estratégias dos alunos ao conteúdo escolhido. De forma específica, os resultados mostraram que apenas 33,34% dos participantes contemplaram as cinco ações do ensino via resolução de problemas. Destes estudantes, três apresentaram dificuldades para estabelecer a articulação das estratégias baseadas em desenhos aos respectivos conteúdos envolvidos. Concluímos que a nossa proposta de trabalho, desenvolvida na formação dos futuros pedagogos, ajudou-lhes a desenvolver conhecimentos para abordar o ensino de frações via resolução de problemas. No entanto, ainda há estudantes que precisam ampliar tais conhecimentos, bem como desenvolver conhecimentos conceituais e procedimentais sobre frações.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9849
10.34179/revisem.v4i1.9849
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9849
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v4i1.9849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9849/8717
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 155-171
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 155-171
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 155-171
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 155-171
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460612878336