Formação de Futuros Pedagogos: conhecimentos sobre o ensino de frações via resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9849 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar os conhecimentos de futuros pedagogos sobre o ensino de frações via resolução de problemas. A pesquisa foi realizada com 24 estudantes matriculados em um curso de Pedagogia de uma universidade pública. Para a coleta dos dados, foram ministradas aulas na disciplina de Metodologia de Ensino de Matemática – 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental II e, em seguida, aplicada uma avaliação. Os resultados mostraram que 80% dos participantes contemplaram, em suas propostas de ensino, a ação de introdução do problema e, 70%, a ação de articulação das estratégias dos alunos ao conteúdo escolhido. De forma específica, os resultados mostraram que apenas 33,34% dos participantes contemplaram as cinco ações do ensino via resolução de problemas. Destes estudantes, três apresentaram dificuldades para estabelecer a articulação das estratégias baseadas em desenhos aos respectivos conteúdos envolvidos. Concluímos que a nossa proposta de trabalho, desenvolvida na formação dos futuros pedagogos, ajudou-lhes a desenvolver conhecimentos para abordar o ensino de frações via resolução de problemas. No entanto, ainda há estudantes que precisam ampliar tais conhecimentos, bem como desenvolver conhecimentos conceituais e procedimentais sobre frações. |
id |
UFS-6_15afe516240a435fa23cccfeb7b98d84 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/9849 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação de Futuros Pedagogos: conhecimentos sobre o ensino de frações via resolução de problemasO objetivo deste artigo é analisar os conhecimentos de futuros pedagogos sobre o ensino de frações via resolução de problemas. A pesquisa foi realizada com 24 estudantes matriculados em um curso de Pedagogia de uma universidade pública. Para a coleta dos dados, foram ministradas aulas na disciplina de Metodologia de Ensino de Matemática – 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental II e, em seguida, aplicada uma avaliação. Os resultados mostraram que 80% dos participantes contemplaram, em suas propostas de ensino, a ação de introdução do problema e, 70%, a ação de articulação das estratégias dos alunos ao conteúdo escolhido. De forma específica, os resultados mostraram que apenas 33,34% dos participantes contemplaram as cinco ações do ensino via resolução de problemas. Destes estudantes, três apresentaram dificuldades para estabelecer a articulação das estratégias baseadas em desenhos aos respectivos conteúdos envolvidos. Concluímos que a nossa proposta de trabalho, desenvolvida na formação dos futuros pedagogos, ajudou-lhes a desenvolver conhecimentos para abordar o ensino de frações via resolução de problemas. No entanto, ainda há estudantes que precisam ampliar tais conhecimentos, bem como desenvolver conhecimentos conceituais e procedimentais sobre frações.Universidade Federal de Sergipe2019-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/984910.34179/revisem.v4i1.9849Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 155-171Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 155-171Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 155-171Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 155-1712525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9849/8717Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessProença, Marcelo Carlos deMaia, Érika JanineTravassos, wilian BarbosaCastilho, Giovana Rodrigues2020-02-07T18:09:57Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/9849Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:09:57Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de Futuros Pedagogos: conhecimentos sobre o ensino de frações via resolução de problemas |
title |
Formação de Futuros Pedagogos: conhecimentos sobre o ensino de frações via resolução de problemas |
spellingShingle |
Formação de Futuros Pedagogos: conhecimentos sobre o ensino de frações via resolução de problemas Proença, Marcelo Carlos de |
title_short |
Formação de Futuros Pedagogos: conhecimentos sobre o ensino de frações via resolução de problemas |
title_full |
Formação de Futuros Pedagogos: conhecimentos sobre o ensino de frações via resolução de problemas |
title_fullStr |
Formação de Futuros Pedagogos: conhecimentos sobre o ensino de frações via resolução de problemas |
title_full_unstemmed |
Formação de Futuros Pedagogos: conhecimentos sobre o ensino de frações via resolução de problemas |
title_sort |
Formação de Futuros Pedagogos: conhecimentos sobre o ensino de frações via resolução de problemas |
author |
Proença, Marcelo Carlos de |
author_facet |
Proença, Marcelo Carlos de Maia, Érika Janine Travassos, wilian Barbosa Castilho, Giovana Rodrigues |
author_role |
author |
author2 |
Maia, Érika Janine Travassos, wilian Barbosa Castilho, Giovana Rodrigues |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Proença, Marcelo Carlos de Maia, Érika Janine Travassos, wilian Barbosa Castilho, Giovana Rodrigues |
description |
O objetivo deste artigo é analisar os conhecimentos de futuros pedagogos sobre o ensino de frações via resolução de problemas. A pesquisa foi realizada com 24 estudantes matriculados em um curso de Pedagogia de uma universidade pública. Para a coleta dos dados, foram ministradas aulas na disciplina de Metodologia de Ensino de Matemática – 1ª a 4ª séries do Ensino Fundamental II e, em seguida, aplicada uma avaliação. Os resultados mostraram que 80% dos participantes contemplaram, em suas propostas de ensino, a ação de introdução do problema e, 70%, a ação de articulação das estratégias dos alunos ao conteúdo escolhido. De forma específica, os resultados mostraram que apenas 33,34% dos participantes contemplaram as cinco ações do ensino via resolução de problemas. Destes estudantes, três apresentaram dificuldades para estabelecer a articulação das estratégias baseadas em desenhos aos respectivos conteúdos envolvidos. Concluímos que a nossa proposta de trabalho, desenvolvida na formação dos futuros pedagogos, ajudou-lhes a desenvolver conhecimentos para abordar o ensino de frações via resolução de problemas. No entanto, ainda há estudantes que precisam ampliar tais conhecimentos, bem como desenvolver conhecimentos conceituais e procedimentais sobre frações. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9849 10.34179/revisem.v4i1.9849 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9849 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v4i1.9849 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9849/8717 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 155-171 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 155-171 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 155-171 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 155-171 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460612878336 |