Objetos de Aprendizagem no Ensino de Matemática: uma possibilidade no ensino e aprendizagem das frações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Carla Martins
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Teixeira, Eliana Maria Mallmann, Müller, Thaísa Jacintho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9834
Resumo: Este artigo apresenta uma proposta de atividade com o estudo de frações por meio do uso de um objeto de aprendizagem (OA). Em uma abordagem qualitativa, a proposta consta de uma atividade para estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, que, por meio do OA “ Batalha do Milhão” desenvolvem seus conhecimentos sobre frações. Por meio da Análise Textual Discursiva, foram organizadas as seguintes categorias: “número misto”; “fração imprópria”; “ revisão de conteúdos” e “incentivo aos estudantes”. A partir da análise realizada, pode-se afirmar que a atividade proposta possibilitou constatar que o OA utilizado facilita a aprendizagem do conteúdo abordado, no qual os estudantes interagem como sujeitos ativos na sua aprendizagem além de propiciar um ambiente onde os estudantes possam refletir e interagir ,demonstrando assim que atingiu-se os objetivos propostos.
id UFS-6_2c2948081a8fffef064c9aaf7fedaa3b
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/9834
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling Objetos de Aprendizagem no Ensino de Matemática: uma possibilidade no ensino e aprendizagem das fraçõesEste artigo apresenta uma proposta de atividade com o estudo de frações por meio do uso de um objeto de aprendizagem (OA). Em uma abordagem qualitativa, a proposta consta de uma atividade para estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, que, por meio do OA “ Batalha do Milhão” desenvolvem seus conhecimentos sobre frações. Por meio da Análise Textual Discursiva, foram organizadas as seguintes categorias: “número misto”; “fração imprópria”; “ revisão de conteúdos” e “incentivo aos estudantes”. A partir da análise realizada, pode-se afirmar que a atividade proposta possibilitou constatar que o OA utilizado facilita a aprendizagem do conteúdo abordado, no qual os estudantes interagem como sujeitos ativos na sua aprendizagem além de propiciar um ambiente onde os estudantes possam refletir e interagir ,demonstrando assim que atingiu-se os objetivos propostos.Universidade Federal de Sergipe2019-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/983410.34179/revisem.v4i1.9834Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 82-96Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 82-96Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 82-96Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 82-962525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9834/8711Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Carla MartinsTeixeira, Eliana Maria MallmannMüller, Thaísa Jacintho2020-02-07T18:12:09Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/9834Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:12:09Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv Objetos de Aprendizagem no Ensino de Matemática: uma possibilidade no ensino e aprendizagem das frações
title Objetos de Aprendizagem no Ensino de Matemática: uma possibilidade no ensino e aprendizagem das frações
spellingShingle Objetos de Aprendizagem no Ensino de Matemática: uma possibilidade no ensino e aprendizagem das frações
da Silva, Carla Martins
title_short Objetos de Aprendizagem no Ensino de Matemática: uma possibilidade no ensino e aprendizagem das frações
title_full Objetos de Aprendizagem no Ensino de Matemática: uma possibilidade no ensino e aprendizagem das frações
title_fullStr Objetos de Aprendizagem no Ensino de Matemática: uma possibilidade no ensino e aprendizagem das frações
title_full_unstemmed Objetos de Aprendizagem no Ensino de Matemática: uma possibilidade no ensino e aprendizagem das frações
title_sort Objetos de Aprendizagem no Ensino de Matemática: uma possibilidade no ensino e aprendizagem das frações
author da Silva, Carla Martins
author_facet da Silva, Carla Martins
Teixeira, Eliana Maria Mallmann
Müller, Thaísa Jacintho
author_role author
author2 Teixeira, Eliana Maria Mallmann
Müller, Thaísa Jacintho
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Carla Martins
Teixeira, Eliana Maria Mallmann
Müller, Thaísa Jacintho
description Este artigo apresenta uma proposta de atividade com o estudo de frações por meio do uso de um objeto de aprendizagem (OA). Em uma abordagem qualitativa, a proposta consta de uma atividade para estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, que, por meio do OA “ Batalha do Milhão” desenvolvem seus conhecimentos sobre frações. Por meio da Análise Textual Discursiva, foram organizadas as seguintes categorias: “número misto”; “fração imprópria”; “ revisão de conteúdos” e “incentivo aos estudantes”. A partir da análise realizada, pode-se afirmar que a atividade proposta possibilitou constatar que o OA utilizado facilita a aprendizagem do conteúdo abordado, no qual os estudantes interagem como sujeitos ativos na sua aprendizagem além de propiciar um ambiente onde os estudantes possam refletir e interagir ,demonstrando assim que atingiu-se os objetivos propostos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9834
10.34179/revisem.v4i1.9834
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9834
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v4i1.9834
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9834/8711
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 82-96
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 82-96
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 82-96
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 82-96
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460604489728