Objetos de Aprendizagem no Ensino de Matemática: uma possibilidade no ensino e aprendizagem das frações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9834 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma proposta de atividade com o estudo de frações por meio do uso de um objeto de aprendizagem (OA). Em uma abordagem qualitativa, a proposta consta de uma atividade para estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, que, por meio do OA “ Batalha do Milhão” desenvolvem seus conhecimentos sobre frações. Por meio da Análise Textual Discursiva, foram organizadas as seguintes categorias: “número misto”; “fração imprópria”; “ revisão de conteúdos” e “incentivo aos estudantes”. A partir da análise realizada, pode-se afirmar que a atividade proposta possibilitou constatar que o OA utilizado facilita a aprendizagem do conteúdo abordado, no qual os estudantes interagem como sujeitos ativos na sua aprendizagem além de propiciar um ambiente onde os estudantes possam refletir e interagir ,demonstrando assim que atingiu-se os objetivos propostos. |
id |
UFS-6_2c2948081a8fffef064c9aaf7fedaa3b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/9834 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
Objetos de Aprendizagem no Ensino de Matemática: uma possibilidade no ensino e aprendizagem das fraçõesEste artigo apresenta uma proposta de atividade com o estudo de frações por meio do uso de um objeto de aprendizagem (OA). Em uma abordagem qualitativa, a proposta consta de uma atividade para estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, que, por meio do OA “ Batalha do Milhão” desenvolvem seus conhecimentos sobre frações. Por meio da Análise Textual Discursiva, foram organizadas as seguintes categorias: “número misto”; “fração imprópria”; “ revisão de conteúdos” e “incentivo aos estudantes”. A partir da análise realizada, pode-se afirmar que a atividade proposta possibilitou constatar que o OA utilizado facilita a aprendizagem do conteúdo abordado, no qual os estudantes interagem como sujeitos ativos na sua aprendizagem além de propiciar um ambiente onde os estudantes possam refletir e interagir ,demonstrando assim que atingiu-se os objetivos propostos.Universidade Federal de Sergipe2019-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/983410.34179/revisem.v4i1.9834Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 82-96Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 82-96Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 82-96Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 82-962525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9834/8711Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Carla MartinsTeixeira, Eliana Maria MallmannMüller, Thaísa Jacintho2020-02-07T18:12:09Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/9834Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:12:09Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Objetos de Aprendizagem no Ensino de Matemática: uma possibilidade no ensino e aprendizagem das frações |
title |
Objetos de Aprendizagem no Ensino de Matemática: uma possibilidade no ensino e aprendizagem das frações |
spellingShingle |
Objetos de Aprendizagem no Ensino de Matemática: uma possibilidade no ensino e aprendizagem das frações da Silva, Carla Martins |
title_short |
Objetos de Aprendizagem no Ensino de Matemática: uma possibilidade no ensino e aprendizagem das frações |
title_full |
Objetos de Aprendizagem no Ensino de Matemática: uma possibilidade no ensino e aprendizagem das frações |
title_fullStr |
Objetos de Aprendizagem no Ensino de Matemática: uma possibilidade no ensino e aprendizagem das frações |
title_full_unstemmed |
Objetos de Aprendizagem no Ensino de Matemática: uma possibilidade no ensino e aprendizagem das frações |
title_sort |
Objetos de Aprendizagem no Ensino de Matemática: uma possibilidade no ensino e aprendizagem das frações |
author |
da Silva, Carla Martins |
author_facet |
da Silva, Carla Martins Teixeira, Eliana Maria Mallmann Müller, Thaísa Jacintho |
author_role |
author |
author2 |
Teixeira, Eliana Maria Mallmann Müller, Thaísa Jacintho |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Silva, Carla Martins Teixeira, Eliana Maria Mallmann Müller, Thaísa Jacintho |
description |
Este artigo apresenta uma proposta de atividade com o estudo de frações por meio do uso de um objeto de aprendizagem (OA). Em uma abordagem qualitativa, a proposta consta de uma atividade para estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, que, por meio do OA “ Batalha do Milhão” desenvolvem seus conhecimentos sobre frações. Por meio da Análise Textual Discursiva, foram organizadas as seguintes categorias: “número misto”; “fração imprópria”; “ revisão de conteúdos” e “incentivo aos estudantes”. A partir da análise realizada, pode-se afirmar que a atividade proposta possibilitou constatar que o OA utilizado facilita a aprendizagem do conteúdo abordado, no qual os estudantes interagem como sujeitos ativos na sua aprendizagem além de propiciar um ambiente onde os estudantes possam refletir e interagir ,demonstrando assim que atingiu-se os objetivos propostos. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9834 10.34179/revisem.v4i1.9834 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9834 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v4i1.9834 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/9834/8711 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 4 n. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 82-96 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 82-96 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 Núm. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 82-96 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 4 No. 1 (2019): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática. O Ensino dos Números Racionais: Desafios e Perspectivas; 82-96 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460604489728 |