ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER QUESTÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
Texto Completo: | https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7430 |
Resumo: | Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado que teve o propósito de identificar as dificuldades dos alunos na resolução de problemas em Matemática Financeira bem como, analisar os erros cometidos por eles. O estudo envolveu 39 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de um colégio estadual do Alto Sertão Sergipano. A coleta de dados contou com a aplicação de dois questionários, ambos envolvendo os mesmos assuntos de Matemática Financeira. No entanto, este trabalho visa apenas fazer uma análise dos erros cometidos no primeiro questionário, cujas questões apresentam os dados explícitos no enunciado. Para tanto, foi utilizada a Análise de Erros (Cury 1994) e o Modelo de Movshovitz-Hadar, Zaslavsky e Inbar (1986, 1987) citado por Cury (2007), com a finalidade de conhecer e categorizar os tipos de erros cometidos na resolução das questões. Nessa análise, detectamos que a maior dificuldade enfrentada está relacionada a erros técnicos, que envolvem erros de cálculos e manipulações algébricas. Isso nos mostrou como o déficit nas operações reflete na aprendizagem dos demais conteúdos matemáticos, o que nos faz acreditar que é necessário preparar o aluno para interpretar suas estratégias de resoluções, identificar seus próprios erros e superar suas dificuldades para não persistir usando estratégias erradas. |
id |
UFS-6_35a37901e5a2a4b70cf820196bb330ec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.seer.ufs.br:article/7430 |
network_acronym_str |
UFS-6 |
network_name_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository_id_str |
|
spelling |
ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER QUESTÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRAEste artigo é resultado de uma dissertação de mestrado que teve o propósito de identificar as dificuldades dos alunos na resolução de problemas em Matemática Financeira bem como, analisar os erros cometidos por eles. O estudo envolveu 39 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de um colégio estadual do Alto Sertão Sergipano. A coleta de dados contou com a aplicação de dois questionários, ambos envolvendo os mesmos assuntos de Matemática Financeira. No entanto, este trabalho visa apenas fazer uma análise dos erros cometidos no primeiro questionário, cujas questões apresentam os dados explícitos no enunciado. Para tanto, foi utilizada a Análise de Erros (Cury 1994) e o Modelo de Movshovitz-Hadar, Zaslavsky e Inbar (1986, 1987) citado por Cury (2007), com a finalidade de conhecer e categorizar os tipos de erros cometidos na resolução das questões. Nessa análise, detectamos que a maior dificuldade enfrentada está relacionada a erros técnicos, que envolvem erros de cálculos e manipulações algébricas. Isso nos mostrou como o déficit nas operações reflete na aprendizagem dos demais conteúdos matemáticos, o que nos faz acreditar que é necessário preparar o aluno para interpretar suas estratégias de resoluções, identificar seus próprios erros e superar suas dificuldades para não persistir usando estratégias erradas.Universidade Federal de Sergipe2017-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/743010.34179/revisem.v2i1.7430Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 34-50Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 2 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 34-50Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 34-50Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 2 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 34-502525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7430/6083Copyright (c) 2017 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Fonseca, Simone de JesusAmorim, Marta Élid2020-02-07T18:20:33Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/7430Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:20:33Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER QUESTÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA |
title |
ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER QUESTÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA |
spellingShingle |
ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER QUESTÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA da Fonseca, Simone de Jesus |
title_short |
ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER QUESTÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA |
title_full |
ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER QUESTÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA |
title_fullStr |
ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER QUESTÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA |
title_full_unstemmed |
ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER QUESTÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA |
title_sort |
ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER QUESTÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA |
author |
da Fonseca, Simone de Jesus |
author_facet |
da Fonseca, Simone de Jesus Amorim, Marta Élid |
author_role |
author |
author2 |
Amorim, Marta Élid |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Fonseca, Simone de Jesus Amorim, Marta Élid |
description |
Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado que teve o propósito de identificar as dificuldades dos alunos na resolução de problemas em Matemática Financeira bem como, analisar os erros cometidos por eles. O estudo envolveu 39 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de um colégio estadual do Alto Sertão Sergipano. A coleta de dados contou com a aplicação de dois questionários, ambos envolvendo os mesmos assuntos de Matemática Financeira. No entanto, este trabalho visa apenas fazer uma análise dos erros cometidos no primeiro questionário, cujas questões apresentam os dados explícitos no enunciado. Para tanto, foi utilizada a Análise de Erros (Cury 1994) e o Modelo de Movshovitz-Hadar, Zaslavsky e Inbar (1986, 1987) citado por Cury (2007), com a finalidade de conhecer e categorizar os tipos de erros cometidos na resolução das questões. Nessa análise, detectamos que a maior dificuldade enfrentada está relacionada a erros técnicos, que envolvem erros de cálculos e manipulações algébricas. Isso nos mostrou como o déficit nas operações reflete na aprendizagem dos demais conteúdos matemáticos, o que nos faz acreditar que é necessário preparar o aluno para interpretar suas estratégias de resoluções, identificar seus próprios erros e superar suas dificuldades para não persistir usando estratégias erradas. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7430 10.34179/revisem.v2i1.7430 |
url |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7430 |
identifier_str_mv |
10.34179/revisem.v2i1.7430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7430/6083 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Sergipe |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 34-50 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 2 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 34-50 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 34-50 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 2 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 34-50 2525-5444 reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
collection |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1754644460595052544 |