ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER QUESTÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Fonseca, Simone de Jesus
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Amorim, Marta Élid
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
Texto Completo: https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7430
Resumo: Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado que teve o propósito de identificar as dificuldades dos alunos na resolução de problemas em Matemática Financeira bem como, analisar os erros cometidos por eles. O estudo envolveu 39 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de um colégio estadual do Alto Sertão Sergipano. A coleta de dados contou com a aplicação de dois questionários, ambos envolvendo os mesmos assuntos de Matemática Financeira. No entanto, este trabalho visa apenas fazer uma análise dos erros cometidos no primeiro questionário, cujas questões apresentam os dados explícitos no enunciado. Para tanto, foi utilizada a Análise de Erros (Cury 1994) e o Modelo de Movshovitz-Hadar, Zaslavsky e Inbar (1986, 1987) citado por Cury (2007), com a finalidade de conhecer e categorizar os tipos de erros cometidos na resolução das questões. Nessa análise, detectamos que a maior dificuldade enfrentada está relacionada a erros técnicos, que envolvem erros de cálculos e manipulações algébricas. Isso nos mostrou como o déficit nas operações reflete na aprendizagem dos demais conteúdos matemáticos, o que nos faz acreditar que é necessário preparar o aluno para interpretar suas estratégias de resoluções, identificar seus próprios erros e superar suas dificuldades para não persistir usando estratégias erradas.
id UFS-6_35a37901e5a2a4b70cf820196bb330ec
oai_identifier_str oai:ojs.seer.ufs.br:article/7430
network_acronym_str UFS-6
network_name_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository_id_str
spelling ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER QUESTÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRAEste artigo é resultado de uma dissertação de mestrado que teve o propósito de identificar as dificuldades dos alunos na resolução de problemas em Matemática Financeira bem como, analisar os erros cometidos por eles. O estudo envolveu 39 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de um colégio estadual do Alto Sertão Sergipano. A coleta de dados contou com a aplicação de dois questionários, ambos envolvendo os mesmos assuntos de Matemática Financeira. No entanto, este trabalho visa apenas fazer uma análise dos erros cometidos no primeiro questionário, cujas questões apresentam os dados explícitos no enunciado. Para tanto, foi utilizada a Análise de Erros (Cury 1994) e o Modelo de Movshovitz-Hadar, Zaslavsky e Inbar (1986, 1987) citado por Cury (2007), com a finalidade de conhecer e categorizar os tipos de erros cometidos na resolução das questões. Nessa análise, detectamos que a maior dificuldade enfrentada está relacionada a erros técnicos, que envolvem erros de cálculos e manipulações algébricas. Isso nos mostrou como o déficit nas operações reflete na aprendizagem dos demais conteúdos matemáticos, o que nos faz acreditar que é necessário preparar o aluno para interpretar suas estratégias de resoluções, identificar seus próprios erros e superar suas dificuldades para não persistir usando estratégias erradas.Universidade Federal de Sergipe2017-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/743010.34179/revisem.v2i1.7430Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 34-50Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 2 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 34-50Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 34-50Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 2 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 34-502525-5444reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSporhttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7430/6083Copyright (c) 2017 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemáticainfo:eu-repo/semantics/openAccessda Fonseca, Simone de JesusAmorim, Marta Élid2020-02-07T18:20:33Zoai:ojs.seer.ufs.br:article/7430Revistahttps://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/oai2525-54442525-5444opendoar:2020-02-07T18:20:33Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.none.fl_str_mv ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER QUESTÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
title ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER QUESTÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
spellingShingle ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER QUESTÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
da Fonseca, Simone de Jesus
title_short ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER QUESTÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
title_full ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER QUESTÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
title_fullStr ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER QUESTÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
title_full_unstemmed ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER QUESTÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
title_sort ANÁLISE DE ERROS COMETIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MÉDIO AO RESOLVER QUESTÕES DE MATEMÁTICA FINANCEIRA
author da Fonseca, Simone de Jesus
author_facet da Fonseca, Simone de Jesus
Amorim, Marta Élid
author_role author
author2 Amorim, Marta Élid
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Fonseca, Simone de Jesus
Amorim, Marta Élid
description Este artigo é resultado de uma dissertação de mestrado que teve o propósito de identificar as dificuldades dos alunos na resolução de problemas em Matemática Financeira bem como, analisar os erros cometidos por eles. O estudo envolveu 39 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de um colégio estadual do Alto Sertão Sergipano. A coleta de dados contou com a aplicação de dois questionários, ambos envolvendo os mesmos assuntos de Matemática Financeira. No entanto, este trabalho visa apenas fazer uma análise dos erros cometidos no primeiro questionário, cujas questões apresentam os dados explícitos no enunciado. Para tanto, foi utilizada a Análise de Erros (Cury 1994) e o Modelo de Movshovitz-Hadar, Zaslavsky e Inbar (1986, 1987) citado por Cury (2007), com a finalidade de conhecer e categorizar os tipos de erros cometidos na resolução das questões. Nessa análise, detectamos que a maior dificuldade enfrentada está relacionada a erros técnicos, que envolvem erros de cálculos e manipulações algébricas. Isso nos mostrou como o déficit nas operações reflete na aprendizagem dos demais conteúdos matemáticos, o que nos faz acreditar que é necessário preparar o aluno para interpretar suas estratégias de resoluções, identificar seus próprios erros e superar suas dificuldades para não persistir usando estratégias erradas.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7430
10.34179/revisem.v2i1.7430
url https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7430
identifier_str_mv 10.34179/revisem.v2i1.7430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7430/6083
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Sergipe
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; v. 2 n. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 34-50
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 2 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 34-50
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 2 Núm. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 34-50
Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; Vol. 2 No. 1 (2017): Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática; 34-50
2525-5444
reponame:Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
collection Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática
repository.name.fl_str_mv Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1754644460595052544